Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 21 anos de idade, é trazido ao setor de emergência depois de ser encontrado na garagem da respectiva casa, trabalhando freneticamente em um projeto que, segundo ele, resolveria a crise de combustível mundial. O jovem afirma que o pipoqueiro que trabalha na respectiva faculdade é um espião estrangeiro das grandes potências petrolíferas e que estava tentando impedir o progresso do paciente. Não consegue parar de falar sobre o projeto e não deixa ninguém mais falar. Nas últimas semanas, tem lido sobre geopolítica do petróleo até tarde da noite e dormido muito pouco. Apesar disso, parece ter muita energia e surpreende os amigos com planos detalhados de como vai salvar o mundo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A gabapentina e o topiramato possuem boa eficácia para o tratamento de episódios de mania aguda.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Se a febre persistir por mais de quatro ou cinco dias após o início do exantema, o paciente apresentar tosse ou dispneia, deve-se pensar em pneumonia bacteriana secundária, que consiste na principal causa de mortalidade em crianças com varicela nesse País.Paciente, 75 anos de idade, usa amiodarona há dois anos por apresentar fibrilação atrial. Há seis meses, vem apresentando dispneia classe III, episódios de sibilos. Seu cardiologista pede ecocardiograma que se apresenta similar ao de dois anos atrás, sendo a fração de ejeção preservada. BNP abaixo do limite da normalidade.
Considerando o caso clínico e os conhecimentos acerca de toxicidade por amiodarona, julgue os itens a seguir.
A amiodarona é um antiarrítmico que age primariamente nos canais de cálcio.Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Betabloqueador está mais bem indicado para esse paciente.Paciente de 80 anos de idade comparece à consulta e relata que, ao desembarcar de um ônibus, perdeu-se e foi levada para casa por sua vizinha. Sua filha, na consulta, refere que, às vezes, a paciente esquece os fogões da casa ligados e ainda esquece compromissos marcados, com mais facilidade. Durante a consulta, foi realizado o miniexame do estado mental, que foi compatível com demência. A escala de depressão geriátrica não demonstrou depressão. Exames laboratoriais foram normais, bem como uma tomografia de crânio adequada para a faixa etária. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. É contraindicado realizar diagnóstico de Alzheimer em pessoas acima de 90 anos de idade.
Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, chega à sala de emergência do hospital por apresentar, nas últimas 24 horas, perda total da força nos membros inferiores, com parestesia desde o nível distal até o abdômen e incontinência urinária. Na semana anterior, tinha começado com instabilidade na marcha e perda progressiva da força no membro inferior esquerdo. É acompanhado por omalgia esquerda muito intensa, o que interfere no sono e provoca limitação funcional em atividade diária, em razão da astenia generalizada, assim como a perda de 10 kg nos últimos três meses. O exame neurológico revelou perda de força no membro inferior direito 0/5 e membro inferior esquerdo 1/5. ROT bicipital e rotulianos presentes. Diante de suspeita neurológica aguda, pratica-se RMN urgente, com evidência de numerosas lesões ocupando espaço na maioria dos corpos vertebrais compatíveis com metástases ósseas (C2, C5, C7, D1, D3, D4, D5, D7, D8, D9, D10, D11, D12, L4, L5 e arco posterior S1 e S2), a maioria delas de pequeno tamanho e nodulares, e outras ocupando a maior parte dos corpos vertebrais. Marcado aplastamento tumoral de vértebra D3 com morfologia plana, que apresenta uma grande massa de partes moles tanto anterior como epidural, estende-se em direção ao arco lateral esquerdo e arco posterior, afetando também a terceira costela esquerda, com compressão do cordão medular e obliteração dos buracos de conjunção D2-D3 e D4-D3 esquerdos. A medula apresenta uma pequena área hiperintensa em T2 sugestiva de mielopatia compressiva.
De acordo com esse caso hipotético, e considerando os conhecimentos clínicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A compressão medular é a principal complicação neurológica em oncologia.Quanto às rinossinusites na infância, assinale a alternativa correta.
Acerca das arritmias cardíacas na infância, assinale a alternativa correta.
Paciente apresenta tumor de laringe em que a videolaringoscopia mostra fixação de prega vocal direita. A tomografia computadorizada demonstra lesão subglótica limitada à direita, que invade a cartilagem tireoide, e um nódulo metastático de aproximadamente 2,8 cm em nível IV à esquerda. Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o estadiamento é
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia que se baseia na amplificação exponencial seletiva de uma quantidade reduzida de DNA de uma única célula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...