Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, é trazida ao psiquiatra pela mãe após sentir-se mal durante apresentação de um trabalho na faculdade. A paciente, que está no segundo ano do curso de jornalismo, relata que não foi a primeira vez que sentiu esse mal-estar e que esses episódios já ocorrem há anos, sempre que ela tem que falar em público ou escrever na frente de outra pessoa. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O início desse transtorno pode ocorrer no princípio da infância e pode se seguir a uma experiência estressante ou humilhante, ou pode ser insidioso, desenvolvendo-se lentamente.Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.
Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.
No caso clínico, pode-se tentar o tratamento ambulatorial com cefalosporina de terceira geração por via oral por tratar-se de lactente maior de dois meses de idade.Paciente, 39 anos de idade, vai à emergência por apresentar quadro de dor abdominal baixa de início súbito, sangramento via vaginal e histórico de uso irregular de métodos contraceptivos. Esteve internada, há seis meses, para tratamento de pelviperitonite com boa resposta aos antibióticos. Ao exame, o colo apresentava-se fechado; o sangramento era em pequena quantidade. Foram solicitados exames.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A curetagem uterina será realizada caso a ecografia demonstre gestação interrompida de 12 semanas e três dias.Homem de 55 anos de idade, tabagista, hipertenso, diabético, vem apresentando, há um mês, episódios de dor torácica que duram cerca de 10 minutos, em aperto, que aliviam com o repouso. Nega histórico familiar de doenças cardiovasculares. Faz uso de enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, e metformina 850 mg uma vez ao dia. Foi ao médico em razão de dores torácicas. Na consulta, o paciente estava sem dor, e foi realizado o seguinte ECG:
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, esse paciente tem lesão em tronco de coronária esquerda ou artéria descendente anterior e necessita de cateterismo o mais breve possível.Paciente feminina, de três anos de idade, foi atendida em consulta na unidade básica de saúde com histórico de tosse há 48 horas e febre de 38,8 ºC. Ao exame físico, apresentou ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes na base do hemitórax direito, FR = 44 irpm e SO2 = 96%. Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir. A realização de raios X de tórax é necessária para a confirmação do diagnóstico e início do tratamento.
Considere hipoteticamente que paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, vai a consulta por apresentar um nódulo duro no pescoço. Refere leve emagrecimento, rouquidão e diarreia. O médico então solicita uma ultrassonografia de pescoço, que demonstra aumento de volume do lobo direito, com contornos normais e ecotextura heterogênica, sem calcificações, apresentando cistos e um nódulo hipoecogênico próximo ao istmo, medindo 0,8 cm. O lobo esquerdo estava aumentado de volume, com contorno normal e ecotextura heterogênea, sem cistos, com microcalcificações esparsas no tecido tireoidiano e presença de nódulos calcificados no terço médio do lobo, medindo 1,6 cm x 1,0 cm. Na PAAF, foi encontrado quadro compatível com lesão folicular. Foi submetida à tireoidectomia e ao esvaziamento profilático cervical de linfonodos. No anatomopatológico, confirmou-se carcinoma medular de tireoide (CMT).
No que se refere ao caso clínico apresentado, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Idade acima de 40 anos e metástases mediastinais são considerados fatores de mau prognóstico.Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, é trazida ao psiquiatra pela mãe após sentir-se mal durante apresentação de um trabalho na faculdade. A paciente, que está no segundo ano do curso de jornalismo, relata que não foi a primeira vez que sentiu esse mal-estar e que esses episódios já ocorrem há anos, sempre que ela tem que falar em público ou escrever na frente de outra pessoa. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A característica essencial desse transtorno é um medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros.Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.
Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.
Está indicada a ultrassonografia de rins e vias urinárias mesmo se tratando de primeiro episódio de ITU.Paciente, 39 anos de idade, vai à emergência por apresentar quadro de dor abdominal baixa de início súbito, sangramento via vaginal e histórico de uso irregular de métodos contraceptivos. Esteve internada, há seis meses, para tratamento de pelviperitonite com boa resposta aos antibióticos. Ao exame, o colo apresentava-se fechado; o sangramento era em pequena quantidade. Foram solicitados exames.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A história de infecção pélvica, juntamente com a idade avançada, é fator de risco para gestação ectópica.Homem de 55 anos de idade, tabagista, hipertenso, diabético, vem apresentando, há um mês, episódios de dor torácica que duram cerca de 10 minutos, em aperto, que aliviam com o repouso. Nega histórico familiar de doenças cardiovasculares. Faz uso de enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, e metformina 850 mg uma vez ao dia. Foi ao médico em razão de dores torácicas. Na consulta, o paciente estava sem dor, e foi realizado o seguinte ECG:
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse eletrocardiograma apresenta síndrome de Wellens tipo I, que corresponde a ondas T plus minus em precordiais. O tipo I ocorre na maioria dos casos da síndrome.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...