Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 25 anos de idade comparece à consulta levando o resultado do seu primeiro exame citopatológico de colo uterino, cujo resultado é o seguinte: células do epitélio pavimentoso, na maioria intermediárias, sem atipias; presença de células metaplásicas; alguns grupamentos de células colunares endocervicais; alguns leucócitos; flora bacteriana tipo Doederlein; e, ausência de células malignas no material examinado.
Com base nesse caso clínico, e considerando as diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de colo uterino, julgue os itens a seguir.
Os epitélios representados na amostra atestam uma coleta de boa qualidade do material.Paciente tabagista de 55 anos de idade, sexo masculino, está em investigação de diarreia crônica. Refere diarreia há pelos menos um ano, associada a períodos de piora e de remissão. Está em investigação de doença inflamatória intestinal e procurou a emergência em razão do quadro de tenesmo.
Em relação a esse caso clínico e com base nas informações médicas a ele relacionadas, julgue os itens a seguir.
A retocolite ulcerativa está fortemente associada ao tabagismo, sendo que a grande maioria dos pacientes portadores dessa patologia fumam.Chega à emergência um paciente de 60 anos de idade, referindo hemoptise, com expectoração de 500 mL de sangue em menos de 24 horas. É ex-fumante e fez tratamento para tuberculose há seis meses. Não tem outras doenças. Apresenta boas condições clínicas. Raios X de tórax mostram uma massa em lobo inferior direto, e a tomografia indica ser uma lesão escavada, com conteúdo denso no respectivo interior; diagnóstico compatível com bola fúngica.
No que se refere ao caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Esse paciente tem hemoptise maciça.Em uma consulta ambulatorial, lactente de 8 meses de idade é levado ao médico pelo familiar por história de conjuntivite, lesões em orofaringe, edema de mãos e pés com posterior descamação e febre. Ao exame físico, observam-se adenopatias cervicais.
Com base nesse caso clínico, e considerando a doença de Kawasaki como diagnóstico provável, julgue os itens a seguir.
O tratamento consiste em imunoglobulina endovenosa e doses elevadas de AAS.Um paciente de 26 anos de idade foi resgatado na estrada após acidente automobilístico, cinemática moderada. Era motorista de um carro, usava cinto e chocou-se contra outro carro. Não houve óbito no local. O paciente estava acordado, em ventilação espontânea, com via aérea pérvia, FC = 130 bpm, FR = 30 irpm, PA = 120 mmHg x 80 mmHg, Glasgow 14. A ausculta pulmonar mostra MV abolido em hemitórax direito.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Uma lesão esplênica grau II em pacientes bem selecionados e hemodinamicamente estáveis l pode ser tratada conservadoramente.Considere hipoteticamente que um paciente de 47 anos de idade, do sexo masculino, chega à emergência com quadro de IVAS. Raios X de tórax revelaram alargamento mediastinal. A tomografia de tórax evidencia uma massa de aproximadamente 4 cm no mediastino anterior, sem invasão de estruturas adjacentes. A punção orientada por tomografia comprova ser um timoma.
De acordo com o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pelo tamanho do tumor, nesse caso, está contraindicada ressecção por videotoracoscopia (VATS).Em uma consulta ambulatorial, lactente de 8 meses de idade é levado ao médico pelo familiar por história de conjuntivite, lesões em orofaringe, edema de mãos e pés com posterior descamação e febre. Ao exame físico, observam-se adenopatias cervicais.
Com base nesse caso clínico, e considerando a doença de Kawasaki como diagnóstico provável, julgue os itens a seguir.
As complicações mais graves se relacionam com artérias coronárias.Um paciente de 26 anos de idade foi resgatado na estrada após acidente automobilístico, cinemática moderada. Era motorista de um carro, usava cinto e chocou-se contra outro carro. Não houve óbito no local. O paciente estava acordado, em ventilação espontânea, com via aérea pérvia, FC = 130 bpm, FR = 30 irpm, PA = 120 mmHg x 80 mmHg, Glasgow 14. A ausculta pulmonar mostra MV abolido em hemitórax direito.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Lesões esplênicas grau IV são caracterizadas por laceração de vasos hilares, produzindo uma desvascularização de aproximadamente 25% do baço.Considere hipoteticamente que um paciente de 47 anos de idade, do sexo masculino, chega à emergência com quadro de IVAS. Raios X de tórax revelaram alargamento mediastinal. A tomografia de tórax evidencia uma massa de aproximadamente 4 cm no mediastino anterior, sem invasão de estruturas adjacentes. A punção orientada por tomografia comprova ser um timoma.
De acordo com o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, o histórico clínico e o exame físico devem pesquisar evidências de miastenia gravis.Em uma consulta ambulatorial, lactente de 8 meses de idade é levado ao médico pelo familiar por história de conjuntivite, lesões em orofaringe, edema de mãos e pés com posterior descamação e febre. Ao exame físico, observam-se adenopatias cervicais.
Com base nesse caso clínico, e considerando a doença de Kawasaki como diagnóstico provável, julgue os itens a seguir.
Durante pelo menos cinco dias de evolução, acompanha-se de picos febris elevados.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...