Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os valores mínimos aceitáveis do nível de hemoglobina para se aceitar um indivíduo como doador de sangue são:
12g/dl para mulheres e 13 g/dl para homens
12g/dl para mulheres e 12,5 g/dl para homens
12,5g/dl para mulheres e 13 g/dl para homens
11,5g/dl para mulheres e 12 g/dl para homens
Na Ressonância nuclear magnética:
A sequência de relaxamento T1, transversal, é útil para gordura, lesões tendíneas, aponeuróticas e ligamentares.
A sequência de relaxamento T2, longitudinal, é útil para músculos, abscessos, derrames articulares e tumores.
Na imagem ponderada em T1 o osso cortical e os tendões são visualizados na cor preta, o osso medular e a gordura na cor branca e a cartilagem hialina na cor cinza.
Na imagem ponderada em T2 o osso cortical e os tendões são visualizados na cor preta, o osso medular na cor cinza, a gordura na cor preta e a cartilagem hialina na cor cinza escuro.
Sobre o diagnóstico sorológico da doença de Chagas, analise as sentenças abaixo e assinale V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) A presença de anticorpos anti-T. cruzi da classe IgM no sangue periférico é considerada indicativa da fase aguda. ( ) Considera-se indivíduo infectado na fase crônica aquele que apresenta anticorpos anti-T.cruzi da classe IgG detectados por meio de dois testes sorológicos de princípios distintos ou com diferentes preparações antigênicas. ( ) Para os filhos de mães chagásicas, que tiveram sorologia negativa para pesquisa de anticorpos anti-T.cruzi da classe IgG, seis a nove meses após o nascimento, descarta-se a transmissão vertical. a sequencia correta, de cima para baixo, éV,V,V
V,f,f
f,V,f
f,V,V
a alteração congênita caracterizada por ausência do antebraço, com a mão conectada ao braço é denominada:
Amelia parcial proximal.
Amelia parcial distal.
focomelia parcial distal.
focomelia parcial proximal.
Sobre o diagnóstico sorológico da sífilis, assinale a alternativa incorreta:
A detecção de anticorpos para sífilis, em crianças com idade inferior a 18 meses, não caracteriza infecção, em virtude da transferência dos anticorpos maternos ao feto.
Os testes não treponêmicos, utilizados no fluxograma laboratorial da sífilis (Etapa I, teste 1), devem ser realizados em amostra não diluída e na amostra diluída 1/8 para evitar eventual resultado falso-negativo.
Para a amostra com resultado Indeterminado no T1 treponêmico, deverá ser realizado outro teste treponêmico diferente do já utilizado no T1.
Não é permitida a utilização de fTA-Abs como metodologia treponêmica para a pesquisa de neurossífilis.
a síndrome consequente a distúrbio hereditário do tecido conjuntivo, com traço autossômico dominante, que além de distúrbios oculares e cardiovasculares, apresenta alterações esqueléticas que podem ser na forma de escoliose, pectus escavatus, frouxidão ligamentar e mais raramente espondilolistese, é conhecida como:
Síndrome de Marfan.
Síndrome de Grisel.
Síndrome de Kocher.
Síndrome de Milch.
Sobre os testes rápidos para detecção da infecção pelo HIV, assinale a alternativa incorreta:
O diagnóstico rápido da infecção pelo HIV é feito exclusivamente com testes rápidos validados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
A amostra com resultado não reagente no teste rápido 1 (TR1) não poderá ser definida como "Amostra Não Reagente para HIV"
A amostra com resultado reagente no TR1 deverá ser submetida ao teste rápido 2 (TR2). Quando disponível no serviço de saúde, o Imunoblot rápido poderá ser utilizado como TR2.
A amostra com resultados discordantes entre TR1 e TR2 não terá seu resultado definido. Nesse caso, o laudo não será liberado.
O teste que avalia a suficiência do glúteo médio é chamado:
Teste de Ober.
Teste de apreenssão.
Teste de Patrick.
Teste de Trendelemburg.
aumento da agregação plaquetária induzida por ristocetina (RIPa) pode ser visto na doença de Von Willebrand hereditária subtipo:
2 A
2 M
2 N
2 b
após a análise de conjunto de 11 amostras de sangue foram obtidos os seguintes valores: 2, 3, 2, 4, 5, 6, 7, 2 , 8, 7, 9. deste conjunto a média, mediana e moda são, respectivamente:
5, 5, 2.
5, 6, 7.
5, 7, 7.
5, 5, 7.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...