Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
analise as sentenças abaixo e assinale V(verdadeiro) e F(falso)
( ) No raquitismo, as alterações patológicas, incluem incapacidade de mineralização da matriz óssea, ao contrário da osteomalácia cuja alterações patológicas são determinadas pelo aumento da reabsorção osteoclástica do osso. ( ) Todas as mucopolissacaridoses (MPS) têm herança autossômica recessiva, exceto a síndrome de Hunter(MPS II) em que a herança é ligada ao cromossomo X. ( ) O depósito de mucopolissacarídeos nas estruturas periarticulares expressa-se clinicamente pela rigidez articular, exceto na mucopolissacaridose tipo IV (MPS IV) em que predomina a frouxidão ligamentar. ( ) A osteoartrite primária de mão, com frequência, acomete mulheres, com aumento de volume gradual das articulações interfalângicas distais e muito raramente acometem as articulações metacarpofalangianas. a sequência correta, de cima para baixo, é:f,V,V,V.
V,V,V,V.
f,f,f,f
V,f,f,f.
Pela escala de Frankel modificada pela aSIa (associação americana do Trauma Raquimedular), a lesão medular incompleta com preservação da função motora abaixo do nível neurológico e maioria dos músculos chaves abaixo do nível neurológico com força muscular menor ou igual a 3, é classificada como grau:
b.
C.
D.
E.
Em relação às fraturas expostas, assinale a alternativa correta:
fraturas expostas tipo I de Gustilo e Anderson devem ser fechadas primariamente.
O debridamento cirúrgico precoce reduz a incidência de infecção quando realizado nas primeiras 4-6 horas após o acidente.
O uso de antibioticoterapia profilática reduz a taxa de infecção das feridas, com exceção nas fraturas expostas tipo I de Gustilo e Anderson.
A utilização haste intramedular nas fraturas expostas é associada com alto índice de infecção e consequente retardo de consolidação.
de acordo com a classificação de OBrien, o tratamento inicial das fraturas do colo e da cabeça do radio em crianças é:
Tipo I (fraturas com angulação menor que 15 graus): simples imobilização.
Tipo III (fraturas com angulação entre 45 e 60 graus): redução incruenta.
Tipo III (fraturas com angulação entre 30 e 60 graus): redução incruenta.
Tipo I (fraturas com angulação menor que 30 graus): simples imobilização.
a fratura-luxação transescafoperissemilunar do carpo ocorre quando:
Na fratura do escafoide, o fragmento proximal, articulado com o semilunar, permanece no seu local, enquanto o fragmento distal e os outros ossos do carpo deslocamse dorsalmente.
Na fratura do escafoide, o fragmento distal, articulado com o semilunar, permanece no seu local, enquanto o fragmento proximal e os outros ossos do carpo deslocamse ventralmente.
Na fratura do semilunar, o fragmento proximal, articulado com o escafoide, permanece no seu local, enquanto o fragmento distal e os outros ossos do carpo deslocamse dorsalmente.
Na fratura do semilunar, o fragmento distal, articulado com o escafoide, permanece no seu local, enquanto o fragmento proximal e os outros ossos do carpo deslocamse ventralmente.
Pela classificação de fraturas da coluna toracolombar definida por Magerl, a fratura de Chance é fratura tipo:
A3.
b1.
b2.
C2.
Pela classificação proposta por Rockwood, a luxação acromioclavicular que apresenta ruptura dos ligamentos acromioclaviculares e dos coracoclaviculares, com a extremidade distal da clavícula deslocada posteriormente é do tipo:
III.
IV.
V.
VI.
Em relação à divisão da mão em zonas conforme a Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão assinale a alternativa correta.
A Zona V corresponde a região distal à inserção do flexor superficial. O prognóstico das lesões é geralmente bom, pois apenas o flexor profundo é lesado.
A Zona IV ou Zona de Ninguém corresponde à zona do túnel osteofibroso dos tendões. Nesta zona a irrigação sanguínea pobre, presença do túnel osteofibroso e proximidade de estruturas anatômicas fixas podem determinar os piores resultados.
Zona III, região da palma da mão compreendida entre o limite distal do ligamento transverso do carpo e a prega de flexão palmar distal. Nesta região o suprimento sanguíneo é abundante e o prognóstico da lesão normalmente é bom.
Zona II é a zona do túnel do carpo. Nesta região o suprimento sanguíneo dos tendões está diminuído. O prognóstico não é bom como na zona III, mas não tão ruim como na II.
Em relação aos tumores ósseos, assinale a alternativa incorreta:
O osteoma osteoide e o osteoblastoma têm estrutura histológica semelhantes, e se diferenciam pelo tamanho, aparência radiológica e curso clínico.
A doença de Ollier é caracterizada pela presença de múltiplos osteocondromas que afetam as regiões metafisária e diafisária de um ou vários ossos.
O condroblastoma é lesão tumoral de origem cartilaginosa caracterizada pela apresentação nas epífises dos ossos longos e em geral acomete indivíduos que ainda apresentam a placa de crescimento aberta.
O tumor de células gigantes é lesão benigna agressiva, intensamente vascularizada que geralmente se desenvolve nas epífises dos ossos longos em indivíduos com as placas de crescimento fechadas.
Em relação à artrite séptica, assinale a alternativa incorreta:
Em recém-nascidos, a artrite séptica aguda pode se desenvolver com poucas manifestações clínicas.
Sequelas tardias do tratamento inadequado da artrite séptica incluem doença articular degenerativa, anquilose fibrosa e anquilose óssea.
O intervalo de tempo entre o início da infecção e a instituição do tratamento é fator determinante de prognóstico articular.
Durante a infância, os locais mais frequentemente acometidos são aqueles em que a metáfise do osso é inteiramente intracapsular, isto é, quadril e ombro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...