Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente gestante 21 semanas, em 2ª consulta pré-natal, com queixas de dores lombares e cefaleia episódicas, porta exames realizados na 9ª semana de gestação, Glicemia 83 mg/dl, PA= 110x60, Ht 12,1 g/dl, Hb 37%, EAS= 4 leucócitos P/C, O+, CMV igg + e igm -, rubéola igg + e igm -, toxo igg igm +, HIV -, Ultrassom de 14ª semana, com vitalidade fetal preservada, sem sinais de hemorragia, placenta anterior e translucência nucal medindo 72mm.
A conduta correta do medico neste caso é:
Sulfato Ferroso 2x ao dia com controle mensal de Ht e Hb.
AINS para lombalgia e analgésicos para cefaleia.
Dopplervelocimetria para avaliação de insuficiência placentária.
Iniciar espiramicina e solicitar aminiocentese ou cordocentese.
Solicitar VDRL para descartar sífilis.
Após duas décadas do processo de institucionalização do SUS, a sua implantação e implementação evoluíram muito, especialmente em relação aos processos de descentralização e municipalização das ações e serviços de saúde. Nessa evolução o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), pactuaram responsabilidades entre os três gestores do SUS, no campo da gestão do Sistema e da atenção à saúde. A implantação deste Pacto, nas suas três dimensões Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão , possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e, ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social (Ministério da Saúde, 2006). A respeito das prioridades do Pacto pela vida é incorreto afirmar:
Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o SUS como política pública.
Controle do câncer do colo do útero e da mama.
Redução da mortalidade infantil e materna.
Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
Promoção da Saúde e Fortalecimento da Atenção Básica.
Paciente 21 anos com queixa de palpitações apresentando ao ECG ritmo regular normocárdico, com intervalo PR de 100ms, QRS de 140ms e alteração d repolarização do tipo repolarização precoce. Qual o diagnóstico mais provável?
Infarto agudo do Miocárdio.
BAV de 1º Grau.
Pré-excitação ventricular.
Flutter Atrial.
Normal, deve possuir uma causa extracardiaca para queixa como ansiedade.
Mulher, de 55 anos, refere dor protocinética nas articulações interfalangianas proximais e distais das mãos, apresentando rigidez matinal de curta duração, sensação palpável de crepitação e deformidade anatômica das mãos. Ao examinar as mãos o medico identifica nódulos endurecidos na face lateral das articulações dos dedos (nódulos de Heberden) a presença desses nódulos caracteriza qual das doenças a baixo:
Osteoartrose.
Artrite Reumatoide.
Gota
Espondiloartrite.
NDA.
Paciente, 32 anos, sem comorbidade e previamente saudável, em consulta refere tosse pouco produtiva, discreto desconforto respiratório, dor a inspiração profunda, inapetência e febre de media 39º nos últimos 3 dias. Na avaliação radiológica existe aparente consolidação com broncogramas aéreos em lobo inferior direito.
Esse padrão radiológico mostra pneumonia atípica.
Paciente deve ser encaminhado para internação para antibioticoterapia.
O antibiótico de escolha para o tratamento inicial deve cobrir Gram negativos.
Deve solicitar prova do escarro e dosagem de crioglutininas para diagnóstico.
Iniciar macrolídeo, amoxilina ou quinolonas.
Adolescente, 16 anos, gravida, GIP0A0, é trazida para o posto de saúde com episódio de perda de consciência. Pela carteira de gestante, a ultima consulta foi há 20 dias, estava com 32 semanas e PA 150x90, ganho ponderal de 1,5kg. No exame físico paciente encontrava-se torporosa, icterícia 3+/6+, PA 160x110, altura de fundo uterina de +/- 30 cm e BCF +, útero sem contrações. A conduta inicial mais correta para essa paciente é:
Hidratação venosa e lavagem gástrica.
Hidralazina ev e monitorização rigorosa de PA.
Iniciar Sulfato de Magnésio e Hidralazina.
Metildopa 500mg de 12/12h VO.
Cesária Imediata.
Mãe, agitada, dá entrada no posto de saúde com criança de 09 anos nos braços, apresentando prurido corporal intenso, angioedema e tosse espástica, em breve anamnese mãe relata que criança estava apresentando febre e fez uso de AAS infantil. A medida inicial que efetivamente reverterá o quadro dessa criança:
Prometazina IM.
Prometazina EV.
Hidrocortizona EV.
Adrenalina IM.
Dexametasona IM.
Jovem, 25 anos, sexo feminino, procura o posto de saúde, dor pélvica, dispareunia e constante sangramento após relação sexual, ao exame físico apresenta defesa muscular ou dor à descompressão de região pélvica, tax 38,5º, ao exame ginecológico, dor a palpação do colo, observado secreção purulenta, mas sem lesões aparente de alteração celular. A respeito do quadro clinico acima assinale o provável diagnóstico:
Apendicite
Endometriose.
Doença inflamatória pélvica.
Miomatose Uterina.
Colecistite.
Gestante no segundo trimestre, em consulta no posto para regularização de suas vacinas apresentou teste tuberculínico (PPD) positivo, o medico foi avisado, este solicitou um raio x de tórax, com achados negativos. Diante desses resultados a conduta do medico deve ser:
Esquema S5ELZT/4S3ELZT/12ELT, (Estreptomicina, Etambutol, Levofloxacina, Pirazinamida e terizidona).
Esquema 2RHZE/7RH (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol).
Esquema 2RHZE/4RH (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol).
Esquema 3 SEO/9EO (Estreptomicina, etambutol e Ofloxacina).
Adulto, sexo feminino, 29 anos, procura o ambulatório referindo diarreia já há 1 mês, perda de peso importante, episódios recorrentes de febre, apresenta ainda aumento das crises de sinusite nos últimos dois meses e persistente corrimento vaginal branco, espesso e aderente.
Dentre suas principais suspeitas qual o exame de escolha:
EPF 03 amostras.
Exame preventivo.
Teste Imunoenzimático.
Hemograma com hemocultura.
Biopsia retal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...