Lista completa de Questões de Medicina da MSConcursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cessação da ingestão crônica de álcool ou sua redução pode levar ao aparecimento de um conjunto de sinais e sintomas de desconforto definidos como Síndrome de Abstinência do Álcool. Qual é o sintoma de abstinência alcoólica mais comum?
Em um caso de diarreia aguda, qual das alternativas abaixo apresenta alimentos que devem ser evitados?
A dermatite de contato é causada por agentes externos que, em contato com a pele, desencadeiam uma reação inflamatória, clinicamente caracterizada por se apresentar como um eczema. Em relação ao seu diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
Um paciente de 42 anos, etilista crônico, foi trazido ao Pronto Atendimento com confusão mental aguda, hiperatividade autonômica e desidratação. Tem histórico de interrupção do consumo de álcool há cerca de 36 horas, por apresentar dor abdominal e epigastralgia. Apresentou uma crise convulsiva hádois minutos; não tem antecedentes pessoais de epilepsia ou crise convulsiva. Qual o medicamento indicado?
Hidantalização EV.
Lorazepam VO.
Diazepam EV.
Haloperidol IM.
Fenobarbital VO.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. As DST abaixo relacionadas são de notificação compulsória, EXCETO:
Um jovem de 20 anos teve uma crise súbita, de falta de ar e taquicardia intensas, sem situação prodrômica de preocupação (ou de ansiedade), associada a sintomas autonômicos, como rubor facial e parestesia. Diz que, durante a crise, teria tido muito medo, sensação de enlouquecer e despersonalização. Qual a conduta investigatória mais adequada, visando o diagnóstico do caso e seu tratamento etiológico?
Diagnóstico de crise de somatização; prescrever benzodiazepínico.
Solicitar eletroencefalograma (EEG), para investigar epilepsia com foco em lobo temporal.
Diagnóstico de crise de pânico com agorafobia, prescrever diazepan.
Diagnóstico de crise dissociativa; prescrever benzodiazepínico.
Diagnóstico de depressão ansiosa, prescrever paroxetina.
A mortalidade materna é um bom indicador para avaliar as condições de saúde de uma população. A partir de análises das condições em que e como morrem as mulheres, podese avaliar o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade. As principais causas da mortalidade materna no Brasil são, EXCETO:
Um garoto de 10 anos foi trazido para avaliação pela mãe porque havia um longo histórico de reclamações escolares: não presta atenção ; metese em tudo, sem ser chamado , não adianta elogiar nem criticar; ele não muda! . Tinha movimentos impulsivos e pouca destreza, e acabava tendo fama de estabanado , desastrado ou descoordenado porque quebrava objetos, sem querer. Depois ficava mal e sem graça . A mãe ficava incomodada porque ele tinha umas crises de birra , em público. O médico prescreveu metilfenidato 20mg ao dia. Após cerca de 06 dias de uso da medicação, o paciente ficou mais agitado, com auto e heteroagressividade, dizia coisas sem nexo, o pensamento ora era acelerado, ora tinha períodos de confusão mental (que variava ao longo do dia); não comia, nem dormia mais. Foi levado ao Pronto Atendimento no meio da noite. Qual é a hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada?
Delirium por causa tóxica exógena, retirada do metilfenidato.
Transtorno psicótico induzido por metilfenidato, internar em hospitaldia.
Transtorno afetivo bipolar, fase maníaca associar carbonato de lítio.
Episódio hipomaníaco, associar neuroléptico.
Primeiro surto de esquizofrenia paranóide.
As pessoas com mais de 60 anos de idade, devem receber a vacina Dupla tipo adulto (DT), contra difteria e tétano, a cada:
Uma paciente de 80 anos tem diagnóstico de demência há 05 anos. Há 06 meses, passou a recusar alimentos, com suspeita de que estaria sendo envenenada pela enfermagem. Gradualmente passou a ficar hostil e agressiva. À noite, passou a referir vultos ameaçadores no quarto. O médico assistente prescreveu haloperidol 01mg ao dia, aumentando gradualmente, até chegar a 03 mg ao dia, há 02 meses. A paciente melhorou dos sintomas descritos, mas há 15 dias, não consegue mais engolir nem água, apresenta sialorréia, inquietação psicomotora, marcha em bloco e festinante, com tremores de extremidades. Qual é a conduta mais adequada?
Associar anticolinéricos.
Associar prometazina.
Associar carbidopalevodopa.
Reduzir a dose de haloperidol.
Corrigir a desidratação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...