Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Constituição de 1988, objetivando capacitar a população para a participação ativa na preservação do meio ambiente, assimila a legislação ordinária e estabelece, em seu art. 225, § 1º, VI, que é incumbência do poder público promover a educação ambiental.
em nível de ensino médio e superior, objetivando a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
em todos os níveis de ensino profissional e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a degradação do meio ambiente.
em todos os níveis de ensino e o incentivo às práticas predatórias globalizadas do meio ambiente.
A discussão sobre a preservação do meio ambiente tem como pauta a educação ambiental. Sobre essa educação, é incorreto afirmar que:
é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos sobre o meio ambiente.
busca desenvolver técnicas de extração competitivas, com a degradação sistemática dos recursos naturais.
objetiva o desenvolvimento das habilidades e atitudes em relação ao meio ambiente.
deseja entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
está relacionada com a prática e a ética, que conduzem para a melhoria de vida.
As questões ambientais têm estado cada vez mais presentes nos veículos de comunicação e no dia-a-dia dos cidadãos. Escolha a opção que indica corretamente quais os problemas brasileiros relativos ao meio ambiente, focados no ano de 2004.
Escassez de água, imposto verde e uso de fertilizantes.
Imposto verde, desativação da economia e educação verde.
Licenciamento ambiental, escassez da água e ações de educação ambiental.
Escassez de água, consumo consciente, desativação da economia.
Uso de fertilizantes, licenciamento ambiental e educação verde.
Das afirmativas a seguir, indique a opção correta com relação aos documentos técnicos necessários ao Licenciamento Ambiental.
O Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) deve ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto.
O Relatório de Controle Ambiental é exigido na hipótese de dispensa do EIA/RIMA para a obtenção de licença prévia de atividade de extração mineral.
Os custos referentes à realização do EIA/RIMA ficarão a cargo do proponente.Sim, não, não
Não, não, não
Sim, sim, sim
Não, sim, sim
Sim, não, sim
Avalie as informações abaixo e assinale a opção correta.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável: tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, executandose as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
Estação Ecológica: é uma área em geral de pequena extensão, com pouco ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
Parque Nacional: tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.Não, Não, Sim
Sim, Não, Sim
Não, Sim, Sim
Não, Não, Não
Sim, Sim, Sim
Avalie as afirmativas abaixo, sobre a gestão ambiental e assinale a opção correta.
Sim, não, não
Sim, sim, sim
Não, não, não
Não, sim, sim
Sim, não, sim
A Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho na construção civil. À luz dessa legislação, responda às questões 57, 58 e 59.
A Resolução 307 do CONAMA, de 5 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Considere uma empresa de construção civil que tem um canteiro de obras com uma geração de 5 toneladas de entulho por semana. Quanto a essa situação, assinale a opção incorreta.Os geradores de resíduos deverão ter como objetivo prioritário a reutilização, a reciclagem e a destinação final dos resíduos gerados
O Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, dos empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, deve ser analisado dentro do processo de licenciamento, junto ao órgão ambiental competente
É proibida a disposição de resíduos da construção civil em aterros de resíduos domiciliares
Tintas, solventes e óleos são considerados resíduos da classe D - perigosos
Nenhuma parcela do entulho pode ser queimada dentro do canteiro de obras.
Uma fábrica que utiliza um processo industrial que emite gases e vapores poluentes para a atmosfera está instalada em uma região com condições topográficas e climáticas favoráveis à dispersão dos poluentes na atmosfera. Com relação ao controle da poluição atmosférica advinda dessa fábrica, é incorreto afirmar, que,
se constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, deve-se aconselhar o emprego de equipamentos de tratamento das emissões poluentes, como as torres de recheio, os lavadores Venturi, as colunas de adsorção, e os incineradores, cuja escolha depende, entre outros fatores, do tipo dos poluentes presentes e do custo do equipamento, associados ou não a outros métodos de controle.
no caso em que ainda não houver ocupação de terrenos nos arredores da indústria, e constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, recomenda-se evitar a ocupação urbana do solo a sotavento do local ocupado pela indústria, considerando-se a direção dominante dos ventos na região.
recomenda-se estudar o processo industrial, para tentar eliminar ou minimizar as fontes emissoras dos gases e vapores, propondo as ações que forem possíveis, como a melhoria da manutenção e operação do processo industrial, mudanças de matérias-primas e combustíveis, modificações no processo industrial ou no projeto das unidades e equipamentos.
recomenda-se estudar o emprego para tratamento da emissão, associado ou não a outros métodos de controle de poluição, de equipamentos antipoluição de baixo custo e simplicidade operacional, como filtros de mangas e ciclones, se constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor.
constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, recomenda-se estudar a possibilidade de utilização, associada ou não a outros meios de controle de poluição, de uma chaminé, cuja altura deve ser dimensionada.
Em relação aos métodos para avaliação de impacto ambiental, é incorreto afirmar que
uma classe de métodos para avaliação de impacto ambiental é a das matrizes de interação. Uma dessas matrizes mais utilizadas é conhecida como matriz de Leopold.
na matriz de Leopold é possível avaliar o grau de impacto e se ele é positivo (benéfico) ou negativo (adverso).
o método da matriz de Leopold possui a vantagem de possibilitar a avaliação adicional do risco ambiental.
os métodos para avaliação de impacto ambiental baseados em listagens de ponderações, como o método de avaliação ambiental de Battelle, são uma evolução dos métodos baseados em listagens comparativas.
o método de avaliação ambiental de Battelle é constituído por um conjunto de parâmetros representativos de componentes ambientais, e a cada um deles é associado um peso previamente definido que estabelece a sua importância relativa em face dos demais na constituição dos impactos, e corresponde um índice de qualidade ambiental normalizado em uma escala que varia de zero a um.
É correto afirmar que
um dos problemas dos aterros sanitários é a proliferação de vetores, como ratos, moscas, mosquitos e baratas.
a desvantagem dos aterros sanitários em relação a algumas outras alternativas de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos é que não é possível o aproveitamento ou recuperação da energia contida nos resíduos.
assume-se conceitualmente que ocorre nos aterros sanitários a degradação anaeróbia do material orgânico bruto, com geração de gás.
normalmente a produção de gases nos aterros sanitários é tão pequena que não há necessidade de construção de sistemas de drenagem dos gases.
os líquidos provenientes dos aterros sanitários são produzidos em pequena quantidade e não contêm altas concentrações de poluentes, de forma que não se necessita prover seu tratamento.
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