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Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
O controle químico consiste no uso de herbicidas, compostos químicos que são aplicados em concentrações convenientes nas plantas infestantes, matando ou retardando o seu crescimento em benefício da lavoura.
Segundo o Relatório de Gestão 2003/2006 da Política Nacional de Museus, elaborado pelo Ministério da Cultura, a Política Nacional de Museus foi construída com base em uma metodologia que estimulou a participação de múltiplos atores sociais. O modelo de gestão delineado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN tratou de operar buscando superar dificuldades e ameaças e, ao mesmo tempo, corroborar os pontos fortes e as oportunidades. Nesse sentido, foi construído um modelo de gestão que envolve três instrumentos de operação.
Assinale a alternativa que indica e descreve corretamente os três instrumentos citados no texto.
Instrumentos institucionais, que se referem à organização institucional do setor museológico; instrumentos de fomento, que se vinculam aos dispositivos políticos e administrativos que foram pensados e desenvolvidos visando à revitalização dos museus; e instrumentos de democratização, que são relacionados à formação de uma rede de colaboradores nacionais e internacionais.
Instrumentos de continuidade, que buscam a manutenção das políticas públicas para museus; instrumentos de desenvolvimento, que procuram ampliar as conquistas alcançadas desde o lançamento da Política Nacional de Museus; e instrumentos normativos, que objetivam à institucionalização das ações no campo da política museal.
Instrumentos de mudança, que funcionam como um vetor de mudanças e buscam a reconfiguração institucional do setor museológico; instrumentos de ampliação, que têm como objetivo ampliar as conquistas da política museológica no Brasil; e instrumentos de participação, que atuam como uma política inclusiva e de participação de diversos setores, públicos e privados.
Instrumentos de rede, que têm como meta a formação de uma rede de colaboradores, públicos e privados, nacionais e internacionais; instrumentos de consolidação, que têm como objetivo a institucionalização e a manutenção das conquistas na área das políticas públicas para museus no Brasil; e instrumentos de gestão de mudanças, que procuram dar suporte às mudanças ocorridas e às que estão por vir, no âmbito das ações da Política Nacional de Museus.
Instrumentos de inserção, que objetivam a ampliação da inserção dos museus nas comunidades locais; instrumentos de qualidade de gestão, que se referem à qualificação das equipes, à aquisição de equipamentos modernos e ao desenvolvimento de práticas museais exemplares; e instrumentos de sinergia, que têm como objetivo a consolidação de uma rede de apoio e colaboração nacional e internacional.
Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
O preparo do solo é um método de controle mecânico das plantas infestantes que pode ser realizado com o solo seco ou úmido, utilizando implemento como a grade de discos.
Segundo Marília Xavier Cury, uma exposição pentadimensional é aquela que permite não somente a interação entre público e exposição, mas fundamentalmente a atuação criativa do visitante e significa abordar
o trajeto, que deve ser linear, sequencial, dirigido até o fim da mostra.
o design da exposição, de forma a destacar a tridimensionalidade do espaço físico e dos objetos e a escritura hipertextual por parte do público.
as dimensões do alcance do projeto educativo, com a execução de diagramas no método de avaliação.
os cinco elementos principais, que deverão ser destacados quando da fase de elaboração do plano conceitual, tendo em mente o público-alvo.
a seleção dos objetos e execução de laudo técnico do estado de conservação.
Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
A eliminação de todos os órgãos da planta infestante, incluindo as sementes, por meio da remoção ou peneiração da massa do solo a uma profundidade de até 2 m, denomina-se método de erradicação de plantas infestantes e não é recomendado para pequenas culturas como hortas e jardins.
A respeito do Museu Histórico Nacional, assinale a alternativa incorreta.
Tendo como fundador Gustavo Barroso, o Museu Histórico Nacional nasceu no seio de um evento de grande porte, a Exposição Internacional de 1922, e surgiu como um museu nacional moderno, pioneiro no campo da prática museográfica. Buscava recuperar a tradição para colocá-la a serviço da moderna nação brasileira, expondo o Brasil como um país com todo o enobrecimento, com um perfil de gigante e desejoso de mostrar ao mundo suas raízes nobres.
A exposição Colonização e Dependência, parte do circuito permanente do Museu Histórico Nacional, aborda o processo de colonização, os nexos coloniais e seus desdobramentos econômicos e culturais. Inclui peças ligadas à navegação, ao comércio colonial, à monocultura da cana de açúcar e do café, à mineração, à presença da corte portuguesa no Brasil e à imigração ocorrida na virada do século XIX.
O acervo de arte egípcia do Museu Histórico Nacional é o maior da América Latina e provavelmente o mais antigo das Américas. A maior parte dos objetos data de 1826, quando o comerciante italiano Nicolau Fiengo trouxe de Marselha uma coleção de antiguidades egípcias provenientes das escavações da Necrópole Tebana, atual Luxor, no Templo de Karnak.
O acervo que não se encontra em exposição no Museu Histórico Nacional fica nas dependências do próprio Museu, sob a guarda da Reserva Técnica, considerada exemplar no Brasil, servindo inclusive de padrão para outras instituições, e com instalações especialmente preparadas para esse fim. Os serviços de conservação e restauração também são realizados no próprio Museu.
A coleção de numismática do Museu Histórico Nacional é a maior do gênero existente na América Latina e uma das mais importantes do mundo. São mais de 127 mil peças distribuídas em diversas coleções: moedas, valores impressos, medalhas, ordens honoríficas, filatelia e sigilografia.
Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
Em geral, o método mais prático de combate às plantas infestantes é a prevenção, que consiste em impedir ou evitar que essas plantas sejam transportadas para áreas agrícolas onde ainda não existam.
Acerca da Política Nacional de Museus, assinale a alternativa incorreta.
A Política Nacional de Museus representou uma mudança de postura do Ministério da Cultura, tendo em vista que abrange todos os museus brasileiros, independentemente de sua vinculação institucional, ou se públicos ou privados.
O objetivo geral estabelecido pela Política Nacional de Museus, conforme a apresentação do caderno Bases para a Política Nacional de Museus Memória e Cidadania, é o de estabelecer e consolidar as políticas públicas no campo do patrimônio cultural, da institucionalização da memória social e dos museus, visando à democratização das instituições e do uso dos bens culturais nacionais, estaduais e municipais.
Em todo o texto da Política Nacional de Museus está premente a articulação entre os entes da Federação e da sociedade civil, assim como está evidente a preocupação com a consolidação de políticas públicas não só voltadas aos bens culturais nacionais, mas também aos estaduais e municipais.
Um dos reflexos imediatos da Política Nacional de Museus foi a mudança do escopo do Programa Museus, Memória e Cidadania, reformulado no PPA (Plano Plurianual) 2004 2007, pois anteriormente era voltado apenas para os museus federais.
Uma das metas da Política Nacional de Museus - PNM era a criação do Sistema Brasileiro de Museus SBM. Em nível nacional, a institucionalização de um sistema de museus veio atender a uma antiga demanda do setor museológico, explicitada no documento base da PNM.
Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
A eficiência da terra, o manejo das águas na irrigação e a eficiência humana são variáveis que não sofrem influência das plantas infestantes.
A respeito de parâmetros para a conservação de acervos, assinale a alternativa correta.
Restauro refere-se a procedimentos que visam à recuperação de um estado conhecido ou presumido de materiais ou objetos, normalmente com a adição de material não-original.
Manter as reservas técnicas limpas, bem organizadas, livres de pragas, protegendo as coleções com embalagens apropriadas, é o meio mais caro, porém, eficiente de reduzir danos físicos ao acervo.
Um controle efetivo, e de baixo custo, de pragas e mofo é baseado na sua detecção mesmo em estágios avançados, mas com uma intervenção enérgica.
O cuidado tomado no uso do acervo garantirá sua acessibilidade a futuros usuários. Um manuseio cuidadoso é importante, mas, considerando a questão da exposição de objetos de arte contemporânea, não pode ser tomado como o elemento-chave no cuidado dos acervos. Nem todo manuseio causa danos e um manuseio inadequado não necessariamente prejudicará a utilização do item.
As necessidades de monitoramento e controle ambientais do acervo, se bem descritas, não precisam ser revistas em intervalos regulares.
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