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Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
Conhecer o período crítico da competição entre planta infestante e lavoura é de grande valor para a avaliação da viabilidade dos tratos culturais e para a escolha adequada do herbicida.
A base legal das políticas públicas de cultura advém dos Artigos 215 e 216 da Constituição Federal. De acordo com o Artigo 216 do texto constitucional, não constituem patrimônio cultural brasileiro
as formas de expressão.
as criações científicas, artísticas e tecnológicas.
os modos de criar, fazer e viver.
as formas de comunicação destinadas à valorização da cultura nacional.
as edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
As plantas infestantes causam perdas pela competição com a lavoura que variam principalmente em função da intensidade de infestação, espécie vegetal e duração de sua fase de crescimento.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I O anteprojeto de lei do Sphan foi elaborado por Mario de Andrade. Algumas propostas do anteprojeto, no entanto, não foram recepcionadas quando da instituição do Decreto-Lei n.° 25, de 1937. Uma das inovações deste texto legal foi o estabelecimento da figura do tombamento, que se configurou, a partir de então, como medida de proteção legal de bens móveis e imóveis, capaz de conter as demolições de edifícios públicos considerados referências para a memória nacional.
II Evidências da intervenção do Estado na área cultural na década de 30 do século XX podem ser observadas por meio do decreto de criação do Curso de Museus (1932), do decreto que elevou Ouro Preto à categoria de Monumento Nacional (1933), da lei que criou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes (1937) e do Decreto-Lei n.° 25, que organizou a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional (1937).
III Em maio de 2003, o Ministério da Cultura, após amplo debate com a comunidade museológica, lançou as bases da política do Governo Federal para o setor, com a apresentação do caderno Bases para a Política Nacional de Museus Memória e Cidadania. A Política Nacional de Museus apresenta cinco eixos programáticos: gestão e configuração do campo museológico; democratização e acesso aos bens culturais; formação e capacitação de recursos humanos; modernização de infraestruturas museológicas; e financiamento e fomento para museus.
IV Recentemente, por meio da Emenda à Constituição n.° 48, de 10 de agosto de 2005, que acrescentou o §3.° ao artigo 215, foi instituída a obrigatoriedade de implantação do Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual.
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Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
As plantas infestantes não podem ser controladas com o uso de sistemas agroflorestais (SAFs), que são sistemas de plantio em que, associada à cultura principal, cultivase, nas entrelinhas, outra cultura de ciclo mais curto.
Quanto ao papel educacional como uma das funções centrais dos museus, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Todos os museus oferecem oportunidades para aprendizagem e entretenimento. O gerenciamento eficaz das atividades educativas em museus poderá aumentar e aprimorar essas oportunidades.
II Os tipos de programas educativos a serem implantados dependem do tamanho dos museus, dos recursos financeiros, do quadro de pessoal, do tipo de acervo e dos públicos potenciais.
III Em termos da política educacional do museu, é imprescindível decidir o que deve ser feito a curto prazo e o que precisa ser planejado a longo prazo. Isso será útil para converter a política em um plano de trabalho que deverá especificar metas, cronograma e recursos necessários.
IV Os museus, apesar de concebidos com a função de educar o povo desde a Revolução Francesa, mantiveram-se por longo tempo como uma espécie de lugar sagrado, alheio à realidade das sociedades nas quais estavam inseridos, pouco atraentes para o público em geral.
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Para o sucesso no manejo das plantas infestantes em agroecossistemas, são necessários correta identificação botânica, controle dessas plantas e viabilização de práticas culturais que favoreçam o estabelecimento e desenvolvimento da espécie cultivada, de forma a evitar, o máximo possível, os efeitos prejudiciais da competição com outras espécies. Com relação às plantas infestantes, julgue os itens de 101 a 109.
O efeito da cobertura morta permite diminuir a infestação de plantas invasoras, a ponto de se poder reduzir ou suprimir o uso de herbicidas nas lavouras cultivadas no sistema de plantio direto.
Acerca de procedimentos técnicos museográficos, assinale a alternativa incorreta.
Acervo é um conjunto de objetos ou itens adquiridos juntamente com informações coligidas, cuja guarda é mantida pela organização colecionadora; ou os itens mantidos por um colecionador.
Conservação refere-se às técnicas de intervenção aplicadas aos aspectos físicos de objetos de museus, arquivos e bibliotecas com o intuito de se obter estabilidade química e física, de maneira a prolongar sua vida útil e assegurar sua disponibilidade contínua.
Conservador é o indivíduo com formação e experiência específicas em conservação no nível requerido pelos órgãos profissionais de conservação para a atuação profissional.
Preservação refere-se à condição de quem está preparado para implementar práticas que agilizam as fases de socorro e recuperação durante e após um desastre ou uma emergência. De maneira geral, referese a todo o processo de planejamento e aparelhamento contra um potencial desastre.
Normas técnicas são documentos que contêm especificações técnicas ou critérios precisos a serem usados como regras, diretrizes ou definições de características, para assegurar que materiais, produtos, processos e serviços estejam de acordo com propósitos previamente definidos.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, as energias renováveis, compostas por biomassa (lenha e produtos da cana-de-açúcar) e energia hidráulica, têm participação significativa no balanço energético nacional.
A documentação museológica diz respeito a toda informação referente ao acervo do museu. É composta por: aquisição, arrolamento, registro ou inventário, classificação, catalogação (fichas), pesquisa. Assinale a alternativa correta quanto ao que constitui as principais formas de aquisição que geram documentação.
Coleta; doação; legado; empréstimo; compra; permuta e depósito.
Compra; doação; empréstimo; venda; aluguel; merchandising e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; permuta; empréstimo; e abandono.
Coleta; doação; compra; permuta; venda; aluguel e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; legado; empréstimo; permuta e leasing.
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