Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 2006 a Funarte criou o projeto Brasil Memória das Artes, com o objetivo de salvaguardar os acervos da instituição bem como torná-los disponíveis para o público. Constitui um desses acervos:
É mau procedimento atribuir à criança responsabilidades que competem inteiramente aos adultos. Os adultos, incapazes de ajudar as crianças a se desembaraçarem de seus "entraves", facilmente as acusam de insuficiência congênita em determinada atividade.
Fala-se de falta de dons, tanto nas crianças quanto nos adultos, o que na maioria das vezes é simplesmente a dificuldade de se familiarizar com as condições do jogo instrumental, as atitudes, os gestos, os movimentos de que eles necessitam. É esta dificuldade, a obsessão que ela suscita, os esforços que provoca, que obscurecem os dons para a música.
Mesmo as crianças e os adultos habilidosos, que facilmente aprendem a manejar ferramentas complicadas, podem se tornar bruscamente rígidos e desajeitados na presença de um instrumento musical, cuja construção e estrutura lhes parecem como irremediavelmente misteriosa e caótica.
Apesar da diferença cognitiva de uma criança para outra, o tempo para o aprendizado musical e as técnicas utilizadas devem ser únicos para todas as crianças, pois o doutrinamento através da disciplina é preponderante para o desenvolvimento musical.
Os tons relativos são aqueles que têm a mesma armadura de clave, porém possuem a tônica diferente. Apesar da similaridade, são tons distintos. Fá sustenido menor e Si bemol maior são, respectivamente, tons relativos de
Lá maior e Sol menor.
Mi maior e Dó maior.
Ré menor e Fá maior.
Sol maior e Mi bemol menor.
A linguagem da música tem estado sempre presente na vida das pessoas, adquirindo funções específicas nos diversos níveis e grupos sociais e há muito tempo vem fazendo parte da educação de crianças e adultos. Sob uma retrospectiva histórica, quando se deu oficialmente o início da educação musical nas escolas regulares brasileiras?
Em 1971, com a Lei nº 5.692, que institucionalizou a prática pedagógica musical desenvolvida nos anos 60.
Em 1931, com o Decreto nº 18.890, que tornava obrigatório o ensino do Canto Orfeônico nas escolas da Prefeitura do Distrito Federal.
Em 1851, quando D. Pedro II aprovou a Lei nº 630, que estabelecia o conteúdo da educação musical nas escolas primárias e secundárias.
Em 1549, com a vinda dos jesuítas para o Brasil, que usavam a música para comunicar suas mensagens de fé.
A diversidade dos instrumentos musicais criados pelo homem sempre foi um fator importante para a evolução da história da música em todos os seus períodos. Quais os instrumentos musicais mais usados no período Barroco?
flauta tambor trombetas gongos chocalhos
harpa lira saltério viela flauta charamelas rabeca
órgão violino cravo oboé trompa família das cordas
piano saxofone xilofone celesta metais com pistões tuba metalafone
A palavra "música" nasceu na Grécia, onde "mousikê", significa "a arte das musas", abrangendo também a poesia e a dança. Há vestígios de que já havia atividades rítmicas com pés e mãos, realizadas pelo homem das cavernas e algumas tribos, apesar de não se ter registros sonoros das primeiras manifestações musicais na Préhistória. O que caracteriza a música nos primórdios da civilização é a sua função
religiosa e ritual.
de integração social.
comemorativa e festiva.
sentimental e romântica.
Sinais de notação musical utilizados na Idade Média, que representam tipos específicos de movimentos melódicos e de modos de execução, estão associados principalmente à música vocal, em especial ao canto gregoriano. Estes sinais são os primeiros passos na transcrição da música da tradição oral para a tradição escrita e denominam-se
pantomimas.
ritmografias.
partituras.
neumas.
Teoria do poder, de Foucault.
Teoria psicanalítica, de Erikson.
Teoria de aprendizagem, de Sears.
Teoria cognitivista, de Piaget.
4, 1, 3, 2
1, 3, 2, 4
3, 1, 4, 2
2, 4, 1, 3
4, 1, 3, 2
3, 4, 2, 1
1, 3, 4, 2
3, 1, 2, 4
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...