Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
composição.
improvisação.
orquestração.
interpretação.
V, V, F, V, F
V, V, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, V, V, V
O compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência em 2012. Ele alcançou grande sucesso nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil e exterior, com a estilização de um gênero musical muito tocado em festas dançantes e bailes de forró, assim como o xote e o xaxado. Este gênero denomina-se
axé.
coco.
baião.
vanerão.
a cidade do Rio de Janeiro, uma das principais usinas musicais, teve um papel central na construção e ampliação da tradição da música brasileira. Forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, boa parte das formas musicais urbanas no país.
até os anos 50 do século XX, Salvador foi o ponto de encontro de materiais e estilos musicais diversos, além de sediar boa parte das agências econômicas responsáveis pela formatação e distribuição do produto musical brasileiro (casas de edição, gravadoras e empresas de radiofonia).
a música urbana no Brasil teve a sua gênese em fins do século XVIII e início do século XIX, capitaneada por duas formas musicais básicas: a modinha, de origem italiana e o lundu (ou lundum), de origem francesa. Seus principais representantes foram Emilinha Borba e Nara Leão.
na segunda metade do século XIX surgiu o choro ou chorinho: magnífico ritmo brasileiro que teve suas origens no samba e na música religiosa. Este estilo exige do instrumentista um grande virtuosismo musical.
Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.
O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.
O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.
O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.
O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas
pelas diferenças tecnológicas, que importavam em discrepâncias temporais entre o Brasil e o exterior.
pela falta de escolas de música cearenses, fato que impactava na perda de talentos em todo o Brasil.
pela desconsideração política com a modernização das tecnologias de transporte entre Brasil e Itália.
pelo intercâmbio de informações sobre a cena musical brasileira, que extrapolava o território nacional.
pelo tempo cronológico e simbólico, diferenciados entre as periferias e a capital da República.
Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta outras contribuições de Alberto Nepomuceno para a música brasileira, além de sua participação no concurso do Hino Nacional.
Criou o primeiro cancioneiro erudito brasileiro fazendo uso sistemático da língua falada no Brasil.
Difundiu elementos do folclore, considerando-os caminho para a aceitação da música erudita no Brasil.
Empreendeu esforços, com o grupo da Escola de Recife, para criar um cancioneiro folclórico.
Incorporou poucos elementos da música estrangeira na criação do cancioneiro nordestino.
Adaptou a música brasileira aos moldes clássicos europeus, difundindo-a em suas viagens a Roma.
Quais notas estão escritas no terceiro compasso?
No segundo compasso, qual clave está sendo utilizada?
Quantos tons tem o intervalo melódico descendente no primeiro compasso do trecho acima?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...