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O modo de ser da linguagem musical tem como matériasprimas:
Instrumentos musicais bem afinados.
Os elementos da notação musical.
A combinação específica de instrumentos musicais.
Sons e silêncios articulados em pensamentos musicais.
Considerando-se o DÓ central como DÓ3 (de acordo com os manuais brasileiros de teoria musical), escolha a alternativa que corresponde à seqüência correta dos sons produzidos pelas notas escritas no pentagrama abaixo, onde estão indicados os respectivos instrumentos que irão executálas.
sol2 - si3 - lá4 - ré1 - mi3.
sol3 - lá4 - sol4 - ré2 - lá2.
dó3 - mi3 - lá3 - sol2 - mi2.
sol2 - lá3 - sol3 - sol1 - lá1.
dó3 - mi4 - sol2 - sol3 - mi1.
Os instrumentos musicais kalimba, harpa de boca, shofar, dobro e realejo pertencem respectivamente às seguintes categorias:
sopro de metal - corda - teclado - percussão - sopro de madeira;
percussão - sopro de madeira - sopro de metal - teclado - corda;
percussão - sopro de madeira - sopro de metal - teclado - corda;
percussão - sopro de madeira - teclado - sopro de metal - corda;
percussão - sopro de madeira - sopro de metal - corda - teclado.
Dos instrumentos abaixo, assinale aquele que NÃO é um aerofone:
sheng
shofar
duduk
djembe
cromorne
Um artefato criado pelo homem, capaz, quando estimulado, de gerar vibrações musicais e lançá-las no ar, é chamado de:
pele
tubo
corda
metrônomo
instrumento musical
Embora existam alguns padrões preestabelecidos usados em épocas passadas e atualmente para a formação de conjuntos musicais vocais e/ou instrumentais, a história nos mostra que esses grupos, em muitos casos, eram formados em consonância com a disponibilidade de recursos (humanos e/ou financeiros) do patrão ou entidade patrocinadora, cabendo ao regente a tarefa de adequar o contingente disponível, de forma a equilibrar a sonoridade da peça a ser executada. Dentro desta perspectiva, indique a alternativa ERRADA sobre os deveres do regente no momento de compor um agrupamento instrumental e/ou vocal, de forma que este desempenhe uma atividade musical condizente com o repertório a ser executado.
Distribuir adequadamente o contingente disponível para conseguir o equilíbrio sonoro.
Ter noções de arranjo e orquestração para ajustar a música ao conjunto de músicos disponível.
Deixar as partes mais difíceis a cargo dos músicos mais habilidosos, de forma que não haja prejuízo no fluxo da música.
Procurar sempre um repertório que agrade ao público, independentemente de este ser fácil ou difícil para os executantes.
Saber escolher o repertório condizente com o agrupamento disponível, de forma que este execute-o com segurança e êxito.
De acordo com Torres, Schmelin, Teixeira e Souza (2003, p. 62), "o professor de música, assim como o regente escolar, é essencialmente um selecionador de repertório". Neste contexto, os autores acima citados estão querendo dizer que:
I Propor conteúdos de forma didática implica escolher não necessariamente aquilo que se julga digno de ser apresentado.
II Nessas escolhas, não estão embutidas as maneiras de ser de cada professor ou regente, com suas histórias, trajetórias e memórias biográficas musicais.
III A articulação regente-professor-aluno tem que ser muito bem trabalhada no sentido de que este último sinta-se estimulado a buscar crescimento em seu instrumento.
IV Tanto professores como regentes selecionam, dentre as incontáveis manifestações musicais, aquelas que julguem ser as mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem musical.
Marque a alternativa correta em termos de assertivas:
Apenas I está correta.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Escreva verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:
( ) O instrumento de registro mais grave numa orquestra é o contrabaixo.
( ) A extensão das vozes dos(as) cantores(as) depende de treino e de sua constituição física.
( ) Os instrumentos de madeira são assim nomeados porque originalmente eles eram feitos de madeira.
( ) A técnica de tocar as cordas de um instrumento de cordas friccionadas com os dedos, ao invés do arco, é conhecida por dedilhado.
( ) A diferença básica entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica reside no fato de que a primeira não possui o naipe das cordas.
F-V-F-V-V
F-V-F-F-V
F-V-F-V-F
F-V-V-F-V
F-F-V-V-V
Multiplique o número de alterações da armadura da tonalidade homônima de Ré menor pelo número de alterações da armadura de fá menor (___ x ___=___). Divida o resultado pelo número que representa o grau da subdominante (___ : ___=___). Agora, adicione o número de graus da escala contidos numa escala diatônica maior (___+___=___). Por último, subtraia do resultado o número de alterações contidas na armadura da relativa menor de Si Maior (___-___=___). Sua resposta deverá ser um número igual à divisão do número de sonatas para piano escritas por Ludwig van Beethoven, dividido pelo número de sinfonias escritas por Johannes Brahms menos o número da sinfonia de Gustav Mahler que antecede a sua sinfonia que se tornou mais conhecida pela presença do famoso Adagietto no quarto movimento (___ : ___=___ - ___ = ___). A alternativa correta é:
1
2
3
4
6
Analise as afirmações abaixo:
- No século XIII era um tipo de composição vocal (normalmente a três vozes), feita a partir de um cantochão preexistente (escrito na voz inferior) em que se adicionavam textos independentes (às vezes em idiomas diferentes) nas duas vozes superiores;
- No renascimento, de 1450 a 1600, tornou-se uma refinada peça polifônica, composta a partir de um texto religioso latino cuja preocupação fundamental era a relação entre texto e música;
- No século XVII esse tipo composicional aparece também na forma de uma obra solo com acompanhamento em composições de Alessandro Grandi e outros;
- Foi bastante utilizado por compositores da primeira metade do século XVIII (incluindo J. S. Bach), tornando-se a partir de 1750 um tipo composicional menos frequente na literatura musical posterior.
Ao longo da história, os músicos utilizaram com frequência uma mesma palavra para designar novas coisas. Segundo Burkholder e Palisca (2006, p. xiii) e Randel (2009, p. 748-751), tais características identificam o seguinte tipo de composição:
lied
moteto
cantata
chanson
madrigal
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