Questões de Música

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O trompista da orquestra foi alocado para executar a parte do sax tenor em Sib no tom de Sol maior. A trompa tem aposto ao seu nome a escala de fá (ao tocar um Dó escrito, estará soando um Fá uma quinta justa abaixo). Analise as seguintes asserções:

Para que o trompista executante da trompa em fá toque a parte do sax tenor Sib no tom de Sol maior (escrita na clave de sol empregando a leitura por claves), deverá, portanto, empregar a clave de Dó na segunda linha com armadura de clave de uma tonalidade uma quarta abaixo da parte original

porque

quando um sax tenor lê um Dó escrito, estará soando um Sib uma segunda composta (nona maior abaixo). Para a trompa tocar um Sib,deverá estar lendo um Fá escrito uma quinta justa acima do Sib de efeito, com armadura de clave de uma tonalidade uma quinta justa abaixo da parte original.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A.

    Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

  • B.

    A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

  • C.

    A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

  • D.

    As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • E.

    As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Dos aerofones listados abaixo, indique os instrumentos que compõem família completa (com sete elementos):

  • A.

    Flauta transversal e sacabuxa.

  • B.

    Oficleide, clarinete e saxofone.

  • C.

    Flauta doce, clarinete, saxofone e saxhorne.

  • D.

    Sarrusofone, serpentão, trompete e flauta doce.

  • E.

    Saxhorne, sacabuxa, oficleide e flauta transversal.

"Ser um regente coral é como ser, ao mesmo tempo, organista e construtor de órgãos - o regente deve construir o instrumento coral com a mesma competência que o toca" (BRANDVIK, 1993, p. 148). Com base no texto acima apresentado, analise as afirmações a respeito da função do regente na formação de grupos vocais na atualidade:

I O regente deve trabalhar a homogeneidade coral como uma proposta timbrística única, de afinação refinada e unificada da produção dos sons vocálicos, da precisão rítmica e do equilíbrio sonoro.

II Uma vez que o resultado sonoro do coral depende do desenvolvimento técnico dos cantores, é preciso que o regente assuma a função de pianista e preparador vocal, instruindo, sobretudo, os vários fundamentos da técnica vocal.

III Será necessário que o regente conscientize os cantores a respeito de uma produção vocal adequada e saudável, orientando também o desenvolvimento da habilidade de "transitar" de um registro vocal para outro sem que haja perda da qualidade sonora.

IV A precisão rítmica deve ser desenvolvida pelo regente através de um senso comum de ritmo interno e do trabalho com a dicção, uma vez que muitos problemas rítmicos estão relacionados à articulação consonantal deficiente, à duração incorreta dos sons vocálicos e à precipitação dos ditongos.

V Um grupo vocal que se propõe a executar obras de estilos diferentes deve evitar ter um som único. Com conhecimento técnico eficiente, regente e cantores podem desenvolver um trabalho de exploração de sonoridades vocais diversas, apropriadas para a execução de repertório de diferentes estilos.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, III, IV e V.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:

  • A.

    O trabalho de co-repetição realizado por um pianista (e não necessariamente o regente) é garantia total de que os cantores irão decorar suas partes mais rapidamente.

  • B.

    Vocalizes realizados em grupo auxiliam na composição do "som básico para o coral" (CARRINGTON, 2003) e isto só será possível se o exercício for realizado com o acompanhamento do piano.

  • C.

    É preciso um domínio técnico do instrumento não somente por parte do regente, mas também pelos cantores solistas e chefes de naipe, pois a preparação do coral não dependerá exclusivamente do regente.

  • D.

    O regente poderá utilizar o piano para que os cantores aprendam as partes musicais e para auxiliá-los no que diz respeito à afinação, mesmo sabendo que outros fatores também podem influenciar, como, por exemplo, a respiração, a emissão de sons vocálicos, etc.

  • E.

    Oakley (1999, p. 117) afirma que "pouquíssimos [regentes] possuem domínio pessoal de ritmo interno, segurança quanto ao tempo e sensibilidade rítmica". Assim, pode-se afirmar que é condição "sine qua non" para uma performance ritmicamente estável que o regente seja também um pianista ou tenha domínio de um instrumento harmônico.

Os métodos de ensino de piano propostos por Leila Fletcher, Alice Botelho, James Bastien e Robert Pace buscam aproximar o código musical ao estudante logo nas lições iniciais. Entretanto, o código utilizado para representar a notação musical dita ‘tradicional’ poderá adaptar-se aos interesses pedagógicos de cada autor. Assim, podemos afirmar que esta transformação do código musical está orientada por critérios presentes em cada método.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:

  • A.

    Bastien e Fletcher optam por uma notação com pautas e claves logo no início, pois ambos os métodos acompanham um caderno de teoria intitulado “pré-iniciante”.

  • B.

    Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e James Bastien, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Botelho e Pace são métodos voltados ao público adulto.

  • C.

    Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e Alice Botelho, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Bastien e Pace são métodos voltados ao público infantil.

  • D.

    Botelho e Pace valorizam o uso de exercícios de técnica e repertório, priorizando as teclas brancas do piano, pois, nos estágios iniciais, seria muito complexo explicar, codificar e decodificar notas artificiais.

  • E.

    Pace utiliza o desenho do teclado para demonstrar qual digitação se deve utilizar e figuras geométricas, como quadrados dispostos em ordem crescente e/ou decrescente, para representar o sentido ascendente e/ou descendente das notas.

Considere as Assertivas abaixo:

I O regente é um artista músico, de sólida formação em estudos musicais, chefe, dirigente ou diretor, coordenador, líder que tem a capacidade de assumir a responsabilidade total pela execução musical frente a disposições corais e ∕ ou orquestrais.

II O regente deve estudar a partitura, conceberlhe o plano geral, examinar as partes diferentes dos instrumentos, decompondo-os, frase por frase, evitando que os músicos tenham de estudar as partes cavadas. Sempre que possível, deve aprender de cor, mesmo que, durante a execução pública, ele mantenha, por precaução, a partitura aberta, disponível diante de si.

III O regente marca as nuances de duas maneiras diferentes: tanto com a mão direita (da batuta) quanto com a esquerda (expressiva). A independência das duas mãos é recomendada. A direita se reserva mais à rítmica, enquanto que a esquerda, em princípio, mais ao fraseado e a expressão.

IV O regente não somente marca o ritmo, garantindo a unidade de todos os executantes (início, permanência e conclusão), o andamento, equilíbrio de tensão e fraseado dos diversos grupos, assegurando, com gestuação apropriada, a entrada de solistas ou de grupos nos momentos devidos, como também disciplina, orienta e elabora o conjunto vocal e ∕ ou instrumental, interpreta a obra de acordo com o autor, estilo e época.

 Está(tão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a maneira de produção de som, é correta a classificação dos seguintes instrumentos musicais:

  • A.

    Aerofones: saxhorne, requinta, guitarra e órgão de tubos.

  • B.

    Aerofones: tuba contralto, saxhorne em Mib, cornetas em Sib e flautim.

  • C.

    Cordofones: bandolim, cravo, órgão de tubos, berimbau e trompa em Fá.

  • D.

    Cordofone: violão, piano, carrilhão, trompa em Fá, sax em Sib e alaúde.

  • E.

    Aerofones: flauta transversa, flautim, trombone de vara, timbaleta, xilofone e clarineta em Sib.

A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:

  • A.

    Isto é possível apenas em coros infantis.

  • B.

    O processo de musicalização é específico da prática coral.

  • C.

    O instrumento de expressão musical a que se refere o texto é o cantor.

  • D.

    O canto orfeônico foi decisivo para a implantação, no século XIX, de uma mentalidade musical no Brasil.

  • E.

    Cada parte do coro constrói a sua musicalidade através das relações existentes neste grupo, contribuindo para a sonoridade do todo.

Godoy (2005) informa que uma breve revisão de literatura mostra que vários autores sugerem que a atividade coral envolve aprendizagem musical, sendo os regentes, de alguma maneira, responsáveis por essa formação. Sobre este processo, podemos afirmar:

  • A.

    A autora desconhece outras maneiras de aprendizado musical.

  • B.

    A construção do conhecimento musical ocorre apenas em ensaios.

  • C.

    O ensaio é um momento de aprendizagem e o regente tem o papel de educador musical.

  • D.

    O regente não é responsável pela formação musical, mas sim unicamente pela condução do grupo.

  • E.

    Esta afirmação é válida apenas para coros, não se aplicando aos grupos instrumentais.

Brandvik (1993, p. 149) afirma que 95% dos cantores corais de todo o mundo “não estudam canto com um professor particular”, podendo-se concluir que o preparo vocal desses milhões de cantores está nas mãos de seus regentes. Sendo assim, está correta a seguinte assertiva:

  • A.

    O canto deve ser aprendido através do ensino individual e particular.

  • B.

    Esta afirmação reflete a realidade econômica dos coralistas e demais cantores.

  • C.

    O regente não precisa de conhecimentos de técnica vocal para o trabalho do coro.

  • D.

    O preparo vocal é destinado apenas aos cantores com intenção de solistas.

  • E.

    O regente necessita de um bom conhecimento de técnica vocal para a construção da sonoridade do coro.

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