Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.
A música Chega de Saudade é considerada marco inicial do movimento musical brasileiro da Bossa Nova. Essa música, juntamente a Desafinado e Samba de uma nota só, deram os parâmetros estéticos do movimento. Os compositores de Chega de Saudade são
João Gilberto e Vinicius de Morais.
João Gilberto e Tom Jobim.
Tom Jobim e Newton Mendonça.
Tom Jobim e Vinícius de Morais.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.
É correto afirmar que o maior intervalo entre notas do trecho musical acima é uma
sexta maior.
sexta menor.
sexta diminuta.
quinta diminuta.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.
O compasso apresentado no trecho musical acima é
binário simples.
binário composto.
quaternário simples.
quaternário composto.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sabendo que a Organologia na música é a área que estuda a descrição e classificação de instrumentos musicais, bem como a forma, o material em que é fabricado, o som, o timbre, dentre outros aspectos dos instrumentos, relacione a coluna da esquerda com a direita.
Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é
II, I, IV, III.
IV, I, III, II.
IV, III, II, I.
III, II, I, IV.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considerando as orientações dos PCN+ expressas no parágrafo acima, a seleção e a organização de conteúdos de Arte-Música para o Ensino Médio devem privilegiar conteúdos que
I favoreçam o desenvolvimento e o exercício das competências musicais visando à formação de músicos profissionais;
II possam colaborar na produção musical dos estudantes, aproximando-os dos modos de produção e apreciação musical de distintas culturas e épocas;
III promovam o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos;
IV representem a produção musical ocidental, valorizando-a como legítima representante da música de qualidade;
V favoreçam a compreensão da produção social e histórica da música, identificando produtores, compositores, intérpretes e público como partícipes de ações socioculturais.
Considerando as afirmações anteriores, é correto afirmar que são verdadeiras
I e V.
II e V.
I, III e V.
I, II e IV.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Originalmente, o texto acima cita o nome de dois músicos-compositores de banda da região do Seridó (RN), muito importantes na história da música potiguar, os quais são, respectivamente, compositores das músicas Dobrado 11 de Dezembro e Royal Cinema. É correto afirmar que esses músicos são
Edson Rodrigues e Urbano Medeiros.
Duda e Felinto Lúcio.
Felinto Lúcio e Tonheca Dantas.
Urbano Medeiros e Tonheca Dantas.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Acerca do perfil do professor de arte-música para o Ensino Médio na atualidade, é correto afirmar que este profissional precisa possuir as seguintes características:
I ter formação pedagógica e conhecer a linguagem musical;
II ter o domínio de todas as linguagens artísticas (artes visuais, dança, teatro e música);
III ser um mediador do processo de aprendizagem musical e estimulador da pesquisa e da produção musical;
IV ser afinado, tocar ao menos um instrumento musical, conhecer e apreciar música erudita;
Em relação às características do perfil do professor de arte-música anteriormente apresentadas, estão corretas
I e III.
II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considerando o texto acima, podemos afirmar que o ensino de arte-música no Ensino Médio deve
promover e aprofundar os conhecimentos musicais dos estudantes de modo a prepará-los para novas possibilidades de trabalho.
aprofundar os conhecimentos trabalhados no Ensino Fundamental, sendo essencial, para isso, que o professor aproprie-se dos conceitos estudados por seus alunos nos anos anteriores.
possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes culturais e estéticos que garantam o seu desenvolvimento pleno.
possibilitar, por meio de atividades diversificadas, a compreensão da música como linguagem socialmente construída, dotada de valores históricos e culturais.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A abordagem triangular do ensino da arte, formulada e defendida por Ana Mae Barbosa, está ancorada no tripé
produção, apreciação e contextualização.
fazer artístico, pesquisa e socialização.
fruição, apreciação e reflexão.
produção, pesquisa e contextualização.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em uma escala diatônica menor, os intervalos de semitom encontram-se entre os graus
I - II e V - VI.
II - III e V - VI.
III IV e V VI.
III - IV e VII VIII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...