Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Podem-se construir tríades sobre todas as notas da escala, porém, devem ser empregadas unicamente as notas da escala. Sabe-se que escala é uma sucessão (ascendente ou descendente) de notas diferentes consecutivas, logo, o intervalo de 4ª aumentada pode formar-se entre quais graus da escala?

  • A. 1º e 7º de uma escala maior.
  • B. 2º e 6º de uma escala no modo menor.
  • C. 3º e 6º de uma escala menor melódica.
  • D. 3º e 7º de uma escala menor harmônica.
  • E. 4º e 6º de uma escala maior. R: 3ª maior.

Analise as seguintes afirmativas.

I. A duração das figuras de ritmo não é absoluta. O que é absoluto é a proporção entre as mesmas. Para cada figura representativa do som, há uma correspondente, representante do silêncio.

II. Compassos compostos são aqueles cujos tempos não são preenchidos por figuras pontuadas.

III. A figura pontuada tem divisão ternária, seus tempos são denominados tempos ternários, já os de compassos simples recebem a denominação de tempos binários por serem preenchidos por figuras simples, portanto, de divisão binária.

IV. A tônica de uma escala relativa menor fica uma 3ª acima da tônica da relativa maior.

V. Os compassos mistos constituem uma das manifestações da polirritmia. Chamam-se compassos mistos quando há superposições de compassos diferentes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes e outras fracas. Essas acentuações constituem o acento métrico. No ritmo normal, o 1º tempo de qualquer compasso é forte. Os tempos, por sua vez, se subdividem em partes fortes e fracas. Sobre o tema, analise.

1. ________________: é quando uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca do tempo for prolongada ao tempo forte, ou parte forte. 2. ________________: produz o efeito de deslocamento das acentuações naturais.

3. ________________: notas executadas no tempo fraco, ou parte fraca do tempo, ficando o tempo forte ou parte forte do tempo preenchido por pausas.

4. ________________: quando o início do 1º compasso é ocupado por uma pausa.

5. ________________: figura(s) que precede(m) o 1º compasso, ajustando-se (ou não) no último compasso.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Síncope / Síncope / Contratempo / Acéfalo / Anacruse
  • B. Contratempo / Síncope / Anacruse / Síncope / Acéfalo
  • C. Acéfalo / Contratempo / Síncope / Síncope / Anacruse
  • D. Síncope / Contratempo / Síncope / Acéfalo / Anacruse
  • E. Anacruse / Síncope / Contratempo / Anacruse / Síncope

Tons vizinhos são aqueles que possuem a mesma armadura ou se diferem por um a mais ou a menos do tom principal. Sendo o tom da melodia escrita no tom de Lá maior, os seus vizinhos diretos e indiretos serão

  • A. Lá menor, Si menor, Sol Maior, Ré Maior e Dó Maior.
  • B. Lá menor, Sol Maior, Fá Maior, Mi menor e Ré menor.
  • C. Mi menor, Lá maior, Sol maior, Si menor e Fá# menor.
  • D. Fá# menor, Ré maior, Mi maior, Si menor e Dó #menor.
  • E. Dó menor, Láb maior, Mi b maior, Ré b Maior e Si b menor.

Compasso é a divisão de um trecho musical em séries regulares de tempo. O numerador indica quantas figuras entram no compasso e o denominador, a sua espécie. Com base no exposto, relacione adequadamente as colunas.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2, 5
  • B. 5, 1, 2, 4, 3
  • C. 3, 2, 1, 4, 5
  • D. 4, 5, 1, 3, 2
  • E. 1, 2, 4, 3, 5

Acorde é a sonoridade produzida por três ou mais sons simultâneos. A tríade representada a seguir pertence ao grau

  • A. V de Ré maior.
  • B. III de Fá maior.
  • C. I de Sol menor.
  • D. III de Mi Maior.
  • E. VII de Lá menor natural.

Três ou mais notas tocadas, simultaneamente, formam um acorde. A nota sobre a qual o acorde é formado denomina-se fundamental. As outras notas são definidas pelo grau em relação à fundamental, respeitando a respectiva escala.

Os acordes apresentados são, respectivamente,

  • A. Ebm/C, G/Eb, F# e Abm.
  • B. Cm, Ebm, F#m e Ab dim.
  • C. C dim, Eb(#5), Bm/F# e Ab.
  • D. Gb/C, Eb m, Bb/F# e Eb/Ab.
  • E. Cm (b5), Eb, F# m e Abm(#5).

A divisão do tempo em três partes gera o compasso composto. Analise o seguinte trecho e indique qual figura de ritmo (apenas uma) poderá ser usada para completar o último compasso.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Intervalo é a distância entre dois sons. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O intervalo entre a subdominante e a dominante é uma 2ª M.

( ) O intervalo de um semitom aparece entre a sensível e a tônica.

( ) A inversão de uma segunda maior é uma sétima maior.

( ) O intervalo entre a dominante e a sensível de uma escala maior é uma 3ª menor.

( ) O intervalo harmônico tem os sons sucessivos (intervalo melódico).

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F, F
  • B. F, V, V, F, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, V, F, F, V
  • E. V, V, V, F, V

A sequência das notas consecutivas denomina-se escala.

As escalas musicais apresentadas anteriormente classificam-se, respectivamente, em

  • A. Maior, Cromática e Menor melódica.
  • B. Maior, Menor natural e Menor melódica.
  • C. Menor harmônica, Menor melódica e Maior.
  • D. Maior, Menor melódica e Menor harmônica.
  • E. Menor melódica, Menor harmônica e Pentatônica maior.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...