Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    composição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    orquestração.

  • D.

    interpretação.

  • A.

    V, V, F, V, F

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

O compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência em 2012. Ele alcançou grande sucesso nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil e exterior, com a estilização de um gênero musical muito tocado em festas dançantes e bailes de forró, assim como o xote e o xaxado. Este gênero denomina-se

  • A.

    axé.

  • B.

    coco.

  • C.

    baião.

  • D.

    vanerão.

  • A.

    a cidade do Rio de Janeiro, uma das principais usinas musicais, teve um papel central na construção e ampliação da tradição da música brasileira. Forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, boa parte das formas musicais urbanas no país.

  • B.

    até os anos 50 do século XX, Salvador foi o ponto de encontro de materiais e estilos musicais diversos, além de sediar boa parte das agências econômicas responsáveis pela formatação e distribuição do produto musical brasileiro (casas de edição, gravadoras e empresas de radiofonia).

  • C.

    a música urbana no Brasil teve a sua gênese em fins do século XVIII e início do século XIX, capitaneada por duas formas musicais básicas: a modinha, de origem italiana e o lundu (ou lundum), de origem francesa. Seus principais representantes foram Emilinha Borba e Nara Leão.

  • D.

    na segunda metade do século XIX surgiu o choro ou chorinho: magnífico ritmo brasileiro que teve suas origens no samba e na música religiosa. Este estilo exige do instrumentista um grande virtuosismo musical.

“É a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando, com isso, uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.” A descrição se refere ao

  • A.

    movimento.

  • B.

    ritmo.

  • C.

    fluir.

  • D.

    saltitar.

  • E.

    deslocar.

Associe as colunas relacionando os fatores que determinam a variação do ritmo com suas respectivas denominações. (Verderi, 1998)

.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 1, 3

  • B.

    3, 1, 2

  • C.

    1, 2, 3

  • D.

    3, 2, 1

  • E.

    2, 3, 1

É correto afirmar sobre o jazz, EXCETO:

  • A.

    Essa forma de manifestação corporal-artística é conhecida atualmente sob várias denominações, como por exemplo, Jazz Dance, Soul Jazz, Free Style e, ainda, simplesmente por jazz.

  • B.

    As diferentes técnicas do jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna.

  • C.

    A evolução natural do jazz veio paralela aos ritmos musicais surgidos nos Estados Unidos, no final do século XIX, advindos, diretamente da cultura negra.

  • D.

    O jazz é composto por passos curtos e tensos; enfim, trata-se de uma dança rápida e abrupta.

  • E.

    Na técnica do jazz se tem um movimento deslizado da ponta dos pés e passo marcado com o calcanhar.

Considere os princípios básicos das qualidades do movimento na estruturação coreográficas na dança.

I. Espaço: é o ambiente espacial onde o movimento de dança se processa. Os movimentos podem ser realizados sem deslocamentos (onde as explorações espaciais estão restritas ao espaço individual); através de deslocamentos (onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço); utilizando o espaço aéreo, por meio de saltos e suspensões; ou ainda, o espaço relativo ao solo, através da queda e rolamentos.

II. Forma: é a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.

III. Tempo: pode ser entendido como a duração de um movimento em relação à lentidão ou rapidez a cada indivíduo (seu próprio tempo ou tempo interno) e referente às fontes sonoras provenientes do ambiente externo (música, cachoeira, pássaros, transito, etc.). Subtende o tempo referente ao ritmo inerente a todas as coisas do universo e está ligado ao tempo musical.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II, III

  • B.

    I, II

  • C.

    II, III

  • D.

    I, III

  • E.

    III

Associe as colunas relacionando os elementos básicos da música que influenciam a montagem da coreografia de uma apresentação de jazz, com suas respectivas denominações.

 

A sequência está correta em

  • A.

    4, 2, 1, 3, 5

  • B.

    1, 2, 3, 4, 5

  • C.

    2, 3, 5, 1, 4

  • D.

    3, 1, 2, 5, 4

  • E.

    5, 4, 3, 2, 1

“Uma forma de se expressar através da dança é ________________, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, quando uma grande onda de desemprego entre dançarinos levou-os a fazer shows nas ruas. Numa manifestação social, representantes da cultura ________________ são os principais componentes dessa dança, com grande potencial de reinvindicação e transformação.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmações anteriores.

  • A.

    o Jazz / funk

  • B.

    a dança de rua / hip hop

  • C.

    o maxixe / folclorista

  • D.

    a dança de rua / funkeira

  • E.

    o balé / clássica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...