Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Música da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O branco, o índio e o negro, como habitantes do Brasil-Colônia, influenciaram na formação da música brasileira. Em relação à música nessa época, é correto afirmar que

  • A. o índio aderiu de imediato à música dos colonizadores.
  • B. os negros praticavam suas canções, ritos e língua sem oposições.
  • C. o lundu foi um ritmo musical trazido ao Brasil pelos colonizadores.
  • D. as atividades artísticas eram dirigidas, principalmente, pela igreja e para a igreja.
  • E. a igreja aderiu às músicas indígena e negra em suas celebrações, criando o sincretismo.

  • A.

    É mau procedimento atribuir à criança responsabilidades que competem inteiramente aos adultos. Os adultos, incapazes de ajudar as crianças a se desembaraçarem de seus "entraves", facilmente as acusam de insuficiência congênita em determinada atividade.

  • B.

    Fala-se de falta de dons, tanto nas crianças quanto nos adultos, o que na maioria das vezes é simplesmente a dificuldade de se familiarizar com as condições do jogo instrumental, as atitudes, os gestos, os movimentos de que eles necessitam. É esta dificuldade, a obsessão que ela suscita, os esforços que provoca, que obscurecem os dons para a música.

  • C.

    Mesmo as crianças e os adultos habilidosos, que facilmente aprendem a manejar ferramentas complicadas, podem se tornar bruscamente rígidos e desajeitados na presença de um instrumento musical, cuja construção e estrutura lhes parecem como irremediavelmente misteriosa e caótica.

  • D.

    Apesar da diferença cognitiva de uma criança para outra, o tempo para o aprendizado musical e as técnicas utilizadas devem ser únicos para todas as crianças, pois o doutrinamento através da disciplina é preponderante para o desenvolvimento musical.

Os tons relativos são aqueles que têm a mesma armadura de clave, porém possuem a tônica diferente. Apesar da similaridade, são tons distintos. Fá sustenido menor e Si bemol maior são, respectivamente, tons relativos de

  • A.

    Lá maior e Sol menor.

  • B.

    Mi maior e Dó maior.

  • C.

    Ré menor e Fá maior.

  • D.

    Sol maior e Mi bemol menor.

A linguagem da música tem estado sempre presente na vida das pessoas, adquirindo funções específicas nos diversos níveis e grupos sociais e há muito tempo vem fazendo parte da educação de crianças e adultos. Sob uma retrospectiva histórica, quando se deu oficialmente o início da educação musical nas escolas regulares brasileiras?

  • A.

    Em 1971, com a Lei nº 5.692, que institucionalizou a prática pedagógica musical desenvolvida nos anos 60.

  • B.

    Em 1931, com o Decreto nº 18.890, que tornava obrigatório o ensino do Canto Orfeônico nas escolas da Prefeitura do Distrito Federal.

  • C.

    Em 1851, quando D. Pedro II aprovou a Lei nº 630, que estabelecia o conteúdo da educação musical nas escolas primárias e secundárias.

  • D.

    Em 1549, com a vinda dos jesuítas para o Brasil, que usavam a música para comunicar suas mensagens de fé.

A diversidade dos instrumentos musicais criados pelo homem sempre foi um fator importante para a evolução da história da música em todos os seus períodos. Quais os instrumentos musicais mais usados no período Barroco?

  • A.

    flauta – tambor – trombetas – gongos – chocalhos

  • B.

    harpa – lira – saltério – viela – flauta – charamelas – rabeca

  • C.

    órgão – violino – cravo – oboé – trompa – família das cordas

  • D.

    piano – saxofone – xilofone – celesta – metais com pistões – tuba – metalafone

A palavra "música" nasceu na Grécia, onde "mousikê", significa "a arte das musas", abrangendo também a poesia e a dança. Há vestígios de que já havia atividades rítmicas com pés e mãos, realizadas pelo homem das cavernas e algumas tribos, apesar de não se ter registros sonoros das primeiras manifestações musicais na Préhistória. O que caracteriza a música nos primórdios da civilização é a sua função

  • A.

    religiosa e ritual.

  • B.

    de integração social.

  • C.

    comemorativa e festiva.

  • D.

    sentimental e romântica.

Sinais de notação musical utilizados na Idade Média, que representam tipos específicos de movimentos melódicos e de modos de execução, estão associados principalmente à música vocal, em especial ao canto gregoriano. Estes sinais são os primeiros passos na transcrição da música da tradição oral para a tradição escrita e denominam-se

  • A.

    pantomimas.

  • B.

    ritmografias.

  • C.

    partituras.

  • D.

    neumas.

  • A.

    Teoria do poder, de Foucault.

  • B.

    Teoria psicanalítica, de Erikson.

  • C.

    Teoria de aprendizagem, de Sears.

  • D.

    Teoria cognitivista, de Piaget.

  • A.

    4, 1, 3, 2

  • B.

    1, 3, 2, 4

  • C.

    3, 1, 4, 2

  • D.

    2, 4, 1, 3

  • A.

    4, 1, 3, 2

  • B.

    3, 4, 2, 1

  • C.

    1, 3, 4, 2

  • D.

    3, 1, 2, 4

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...