Questões de Música da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Música da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinalar a alternativa CORRETA quanto a ornamentos:

  • A.

    Ornamentos são as notas reais do desenho melódico e servem para adornar as notas estranhas da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

  • B.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas menores da melodia, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • C.

    Ornamentos são as notas reais da melodia e servem para adornar as notas menores do desenho melódico, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • D.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas reais da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

Quanto à enarmonia é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes e modos diferentes e mesma entoação.

  • B.

    No Só é possível enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de ambas as notas desse intervalo.

  • C.

    No sistema temperado, passam a chamar-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual nos instrumentos de som fixo, porém, com nomes diferentes.

  • D.

    Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas de seu conjunto, porém, tal procedimento sempre acarretará a mudança de classificação desse acorde.

Marque a alternativa CORRETA. Qual é a correta ordem dos harmônicos:

  • A.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª menor / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • B.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 4ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 5ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • C.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 2ª menor.

  • D.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª menor.

Sobre série harmônica é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O número de harmônicos de um som gerador é determinado pela reverberação.

  • B.

    Quanto mais os harmônicos se afastam do som gerador, mais imprecisos e dissonantes eles se tornam.

  • C.

    O acorde perfeito maior (consonante) é formado pelos harmônicos 3, 4 e 5.

  • D.

    São chamadas dissonâncias naturais as combinações dos seis primeiros sons da série harmônica.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A nota mais grave do acorde seja ela qual for sempre será chamada de fundamental.

  • B.

    Os acordes de três sons têm, por conseguinte, três inversões.

  • C.

    Num acorde, podemos repetir qualquer uma de suas notas, uma ou mais vezes, porém, para classificar o acorde como sendo de três, quatro ou cinco sons, contam-se apenas os sons diferentes.

  • D.

    A característica dos acordes de cinco sons é o intervalo de 5ª que se encontra entre a fundamental e a última nota.

Com relação aos tons vizinhos, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Se o tom principal for do modo menor, os vizinhos diretos têm três notas características, com exceção do tom relativo que tem apenas uma.

  • B.

    Quando entre dois tons há mais de uma nota característica, uma delas é a característica principal ou tônica e as outras são secundárias, sendo uma delas a sensível e a outra a supertônica respectivamente.

  • C.

    O tom relativo do tom principal não pode ser considerado tom vizinho porque possui mais de duas alterações na armadura de clave em relação a ele.

  • D.

    Cada tom tem por conseguinte 06 (seis) vizinhos, sendo 03 (três) diretos e 03 (três) indiretos.

Considere a notação abaixo.

A armadura da clave indica as tonalidades de

  • A.  maior ou si  menor.
  • B.

     maior ou ré  menor.

  • C. Sol  maior ou sol  menor.
  • D. Sol   maior ou lá  menor.
  • E.  maior ou sol  menor.

Considere a notação abaixo.

O tetracórdio pertence à escala de

  • A.

    LÁ maior.

  • B.

    FÁ maior.

  • C.

    RÉ menor.

  • D.

    FÁ menor.

  • E.

    LAB maior.

Considere o trecho abaixo.

A maneira correta de executar os mordentes encontrados no trecho é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para que o Mi e o Fá dobrado sustenido soem naturais no quarto tempo, os sinais corretos de alteração estão apresentados no seguinte compasso:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...