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Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a altura dos sons, a escala geral se divide em 06 regiões: 1) região subgrave; 2) região grave; 3) região média; 4) região aguda; 5) região super-aguda; 6) região hiper-aguda.
A região central da escala geral é formada por 02 regiões, a saber: região grave e região média.
O dó 3 é chamado dó central por ser a nota que se acha exatamente no meio da escala geral.
Não existe um único instrumento musical capaz de percorrer todas as notas da escala geral.
Assinale a alternativa CORRETA:
Chama-se diapasão normal a nota lá que se escreve no 2º espaço da pauta (lida com a clave de sol) e que funciona como base de afinação para os instrumentos da orquestra.
A escala geral compreende 97 sons, sendo o mais grave o 5º dó abaixo do diapasão normal e o mais agudo o 7º dó acima do mesmo diapasão.
Dá-se um número a cada nota da escala geral, assim o 5º dó abaixo do diapasão normal (o som mais grave da escala) é designado da seguinte forma: dó 1.
Cada uma das 07 oitavas da escala geral recebe um número correspondente aos graus da escala.
Assinale a alternativa CORRETA:
Na execução em uníssono, os sons devem guardar exatamente a mesma altura, portanto, se as melodias são executadas por vozes ou instrumentos simultaneamente usando as mesmas notas em oitavas diferentes, não podemos considerar esse tipo de execução uníssono.
Chama-se tocar ou cantar em uníssono quando dois ou mais instrumentos, ou duas ou mais vozes, tocam ou cantam, simultaneamente, a mesma melodia.
O uníssono nas claves consiste em escrever o mesmo trecho de música em claves diferentes, efetuando as transposições que a melodia exigir.
A palavra uníssono significa mesmo tom.
Assinale a alternativa CORRETA:
O trecho no qual se encontram modulações chama-se de modulante, o trecho escrito num só tom, isto é sem modulações, chama-se uníssono.
Quanto à modulações deve-se observar o seguinte: o trecho deve começar e terminar no mesmo modo, contudo, pode começar em um tom e terminar em outro.
As modulações somente poderão ser efetuadas para tons vizinhos.
A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho da música.
Sobre escalas cromáticas, é CORRETO afirmar que:
Escalas cromáticas são aquelas formadas exclusivamente por intervalos de semitons, diatônicos e enarmônicos.
As escalas cromáticas por serem formadas de semitons, não permitem que se faça a distinção entre modo maior e modo menor.
As escalas cromáticas por serem formadas de semitons, não permitem que se faça a distinção entre modo maior e modo menor.
Entram na constituição das escalas cromáticas 13 notas (07 naturais e 06 alteradas), formando 13 semitons (08 cromáticos e 05 diatônicos).
Quanto à escolha de acordes para bons encadeamentos, é CORRETO afirmar que:
A cifragem do baixo depende da escolha dos acordes que melhor prestam a bons encadeamentos.
Podem ser considerados bons encadeamentos aqueles cujas fundamentais procedem por 2ª e 7ª ascendente ou descendente.
O encadeamento III_I produz bom efeito e exemplifica bem a escolha de acordes para bons encadeamentos.
São bons encadeamentos aqueles cujos graus são encontrados por 3ª ascendente, quando formados por graus ímpares.
Sobre cadências harmônicas, é CORRETO afirmar que:
A cadência perfeita é o repouso sobre o encadeamento V_I, com ambos os acordes na primeira inversão.
As cadências harmônicas são caracterizadas pelo baixo e denominadas de acordo com os graus sobre os quais se dá o repouso da frase ou membro de frase ou período.
Assim como ocorre na cadência perfeita, o efeito conclusivo da cadência imperfeita é amplamente preservado pois, o repouso se dá na cadência imperfeita sobre os mesmos graus da cadência perfeita.
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos acordes de 4ª e 6ª.
Prolongar uma nota significa alterar a voz na qual esta foi ouvida no acorde anterior.
Chama-se bordadura o seguinte movimento melódico: determinado som sobe ou desce um grau e permanece por prolongamento nessa posição.
Nos acordes de 4ª e 6ª uma das duas notas que formam o intervalo de 4ª, isto é o baixo ou a 4ª, deve vir preparada, preparar uma nota significa fazer ouvir esta nota na mesma parte no acorde anterior.
Se a bordadura vier no baixo, a 4ª do acorde de 4ª e 6ª jamais poderá ser preparada ou prolongada.
Sobre a realização do baixo dado é CORRETO afirmar que:
Quando o baixo dado é cifrado, a escolha dos acordes será conforme o gosto de quem o realizar.
Na realização do baixo dado, é desnecessário verificar o tom, pois por se tratar de baixo dado, este já está implícito.
A alteração da cifragem do baixo dado é uma alternativa que garante sua boa realização.
Realizar um baixo dado significa acomodar sobre o baixo dado os acordes convenientes à construção das melodias correspondentes às demais vozes do coro.
Sobre notas atrativas é CORRETO afirmar que:
O acorde do V grau que é um perfeito maior, ou seja, consonante, não pede resolução obrigatória sobre determinado grau, contudo quando o V grau vem seguido do I grau ou do VI grau, a sensível dispensa resolução e deixa de ser nota atrativa.
O No encadeamento V_I, a sensível só poderá ser resolvida subindo à tônica se passar antes pela supertônica.
O acorde de 5ª diminuta do VII grau (dissonante) tem 02 (duas) notas atrativas, a sensível que resolve subindo para a tônica e a 5ª que resolve descendo por grau conjunto.
O encadeamento V_VI só é viável se a sensível for suprimida.
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