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Considere o trecho abaixo.
Está escrito na escala deSib maior.
Mib maior.
Sol menor harmônica.
Sol menor melódica.
Sib menor.
Considere o seguinte trecho.
No segundo tempo do compasso acima, pode-se usar os seguintes sinais de staccato no lugar das semicolcheias com pausa:As regras de grafia favorecem a leitura do texto musical facilitando sua compreensão. Em relação a essas regras, é correto afirmar:
O uso do ponto de aumento para alterar o valor da pausa é considerado errado.
É desnecessário o uso do pentagrama na grafia de textos de instrumentos de percussão (triângulo, pandeiro, castanhola).
Nas partituras de música sacra é costume escrever as hastes das notas para cima, mesmo as mais agudas.
Os recursos oitava acima (8a) e oitava abaixo (8a) só são usados em partituras para piano.
Nos compassos quaternários evita-se usar ligaduras do primeiro para o segundo tempo.
Grupo que indica diferentes tipos de staccato:
As síncopas são características na Música Popular Brasileira. O prolongamento da parte fraca à parte forte do tempo provoca um deslocamento do pulso muito usado pelos compositores brasileiros.
No trecho acima, extraído da música "O Barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, as síncopas aparecem nos compassos1 - 2 - 5 - 6
2-3-4-7
1 - 2 - 3 - 4
3 - 4 - 7 - 8
1 - 5 - 7 - 8
Considere o trecho abaixo.
O trecho foi composto para dois instrumentos de sopro e está apresentado sem barras de divisão de compasso, as quais indicariam a fórmula de compasso. A fórmula de compasso deste trecho é:{TITLE}
{CONTENT}
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