Lista completa de Questões de Música da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das afirmativas abaixo se relaciona corretamente à idéia da música como um produto cultural e histórico?
As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia na história da música estão relacionadas às transformações históricas da sociedade em que se situa o compositor que utiliza tais ferramentas.
As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia da música determinam as transformações naturais da sociedade.
Músicos são pessoas dotadas de genialidade e, por isso, sua produção independe do tempo e do espaço geográfico em que se situam.
As obras musicais são resultados do esforço individual do compositor
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Escuta, envolvimento e compreensão são domínios de uma apreciação significativa, porque:
1) favorecem a percepção e a identificação de elementos da linguagem musical.
2) oportunizam a discussão sobre os elementos da linguagem musical, de instrumentos e materiais sonoros.
3) restringem as relações, a reflexão e explicitação de reações sensoriais e emocionais relacionadas à obra musical.
O correto está em:
1 e 2, somente.
1 e 3, somente.
1, 2 e 3.
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Interpretar, improvisar e compor situam-se como atividades de comunicação e expressão em música quando permitem:
tanto a execução instrumental/vocal criativa de idéias pessoais e/ou grupais, quanto a sua percepção por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
a manifestação de idéias pessoais e/ou grupais.
a repetição de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
a leitura de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar as características da educação musical de seu público. Em geral, essas características correspondem a duas categorias de realidade educacional: (I) formal e (II) informal, que podem ser compreendidas, respectivamente, como:
(I) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.
(I) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente.
(I) não institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.
(I) institucionalizada, cronologicamente gradual, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) não institucional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em qual das situações abaixo a pesquisa está sendo aplicada como fonte de instrução e de comunicação em música?
Apresentação musical pública.
Experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias em arranjos, improvisações e composições.
Execução instrumental de arranjos de obras dos próprios alunos.
Execução vocal de músicas existentes dentro e fora da escola.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das quatro ações abaixo está relacionada à criação?
Percepção de elementos da linguagem musical.
Utilização da notação tradicional na escrita musical.
Elaboração de estratégias pessoais em processos de produção.
Análise de estratégias pessoais em processos de produção
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação musical, numa perspectiva que considere a música como discurso, o discurso musical do aluno e a fluência musical, aplica estes três princípios quando:
sons são ouvidos como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.
sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e outras próprias do público.
sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.
sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No trabalho musical educativo, o Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar que a aprendizagem musical de seu público envolve quatro camadas: (I) materiais, (II) expressão, (III) forma e (IV) valor. São exemplos de cada camada, respectivamente:
(I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.
(I) atmosfera e gesto, (II) níveis de intensidade, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.
(I) níveis de intensidade, (II) relações estruturais, (III) atmosfera e gesto e (IV) compromisso pessoal.
(I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) compromisso pessoal e (IV) relações estruturais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Situar historicamente, no tempo e no espaço geográfico, compositores e suas obras, estabelecendo relações entre o homem, sua criação e seus espaços temporais e físicos significa:
expressar.
contextualizar.
comunicar.
descrever.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Identificar, descrever e analisar elementos da linguagem musical em uma obra significa:
escrever.
escutar.
apreciar.
ler.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...