Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação do estado nutricional de uma pessoa quanto à ingestão de ferro é fundamental tanto para detectar o risco de anemia por deficiência desse elemento-traço, quanto para evitar os problemas associados à sua ingestão excessiva. Acerca dos aspectos associados à disponibilidade, carência e toxicidade de ferro na dieta de uma pessoa, julgue os itens subsequentes.
Quimicamente, quando em excesso, o ferro é um elemento altamente reativo, que interage com o oxigênio para formar compostos intermediários com potencial de danificar as membranas celulares ou degradar o ácido desoxirribonucleico, principalmente quando o ferro está ligado às proteínas.
O trato gastrointestinal estende-se da boca ao ânus e é formado por estruturas orofaríngeas, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e intestinos. Com relação a esses órgãos e suas atividades digestivas e absortivas, julgue os itens a seguir.
A lípase gástrica é mais ativa que a lípase pancreática, que, por sua vez, é específica para hidrólise de triglicerídios compostos por ácidos graxos de cadeia longa.
Com relação aos aspectos epidemiológicos, nutricionais, sociais e econômicos da desnutrição, julgue os itens seguintes.
Segundo estudos epidemiológicos acerca da realidade brasileira, o diagnóstico de desnutrição deve ser feito a partir de valores abaixo de –2 desvios padrão para os indicadores antropométricos.
Globalmente, sabe-se que prevalência da obesidade entre crianças, adolescentes e adultos apresenta-se cada vez mais elevada. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
Com relação a crianças de até 6 anos de idade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o uso do percentil 97 do índice de massa corporal (IMC) para a idade como indicador de sobrepeso.
Acerca da atenção nutricional ao idoso, julgue os próximos itens.
Os limites de normalidade do índice de massa corporal (IMC) para o idoso são os mesmos utilizados para o indivíduo adulto.
Considere a tabela abaixo, que apresenta dados de alguns países sobre a porcentagem da população adulta com índice de massa corporal (IMC) 25 kg/m 2 .
Com relação aos dados apresentados nessa tabela, assinale a opção correta.
Menos de 10% da população africana é obesa.
Aproximadamente 40% da população brasileira é obesa.
Percentual acima de 20% de excesso de peso é observado em países com diferentes níveis de riqueza.
Mais de 50% da população mundial com excesso de peso está nos Estados Unidos da América.
A taxa metabólica basal (TMB) representa o mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso e varia de indivíduo para indivíduo. Os fatores que reduzem a TMB incluem
as doenças de consumo, como câncer e AIDS
os primeiros meses de gestação.
menor proporção de tecido muscular.
Cada uma das opções a seguir contém uma situação hipotética, acerca de parâmetros de avaliação antropométrica nos diversos grupos etários, seguida de uma assertiva que está em julgamento. Assinale a opção correta.
Uma criança de 3 anos de idade é considerada eutrófica se apresenta relação peso/idade entre os percentis 0,1 e 3.
Uma adolescente com 14 anos de idade e que esteja com índice de massa corpórea (IMC) de 29 kg/m² deve ser diagnosticada como baixo peso.
Deve ser diagnosticado como eutrófico um homem de 25 anos de idade que apresente IMC de 22 kg/m².
Uma idosa de 61 anos de idade e que esteja com IMC de 26 kg/m² encontra-se com sobrepeso.
Carla, 15 anos de idade, achando-se gorda, procurou espontaneamente assistência nutricional. Seu peso, à época da consulta, era de 72,5 kg, sua estatura de 156 cm e circunferência de sua cintura de 89 cm. Carla não apresentava ascite ou abdome gravídico. Sua dieta era baseada em lanches rápidos e hiperenergéticos, sendo o consumo de frutas e hortaliças baixo. Além disso, Carla não praticava atividades físicas.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.
Na situação descrita, o tratamento só será efetivo se for estabelecido processo de acompanhamento nutricional a longo prazo, com estratégias educacionais dirigidas, visando mudanças gradativas e sustentadas do comportamento alimentar, e prática de atividade física.
Carla, 15 anos de idade, achando-se gorda, procurou espontaneamente assistência nutricional. Seu peso, à época da consulta, era de 72,5 kg, sua estatura de 156 cm e circunferência de sua cintura de 89 cm. Carla não apresentava ascite ou abdome gravídico. Sua dieta era baseada em lanches rápidos e hiperenergéticos, sendo o consumo de frutas e hortaliças baixo. Além disso, Carla não praticava atividades físicas.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.
Para promover o emagrecimento de Carla, o nutricionista deve prescrever-lhe uma dieta hipoenergética e de consistência branda, o que facilitará a digestão dos alimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...