Lista completa de Questões sobre Administração dos Serviços de Alimentação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Conforme cita Teixeira e colaboradores: "Os princípios gerais relacionados com a tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização". Com base nos princípios da Administração, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
A seqüência correta é:
2, 5, 3, 1, 4
1, 2, 3, 4, 5.
3, 2, 5, 4, 1.
4, 3, 1 , 2, 5.
4, 2, 5, 1, 3.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Em relação ao Programa de Alimentação do Trabalhador, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Aumenta a produtividade.
Diminui o absenteísmo.
Os trabalhadores cobrem 50% do custo direto da refeição.
Permite a formação de novos hábitos alimentares.
A existência de refeitório é obrigatória nas empresas em que trabalhem mais de 300 funcionários, segundo a NR 24. O refeitório deve apresentar uma área de 1 m² por usuário, abrigando, de cada vez, 1/3 do total de empregados por turno de trabalho. Os percentuais dessa área que devem corresponder à cozinha e ao depósito de gêneros alimentícios, respectivamente, são:
25 e 20%
30 e 25%
35 e 20%
40 e 15%
45 e 10%
O programa de controle médico da saúde ocupacional torna obrigatória a realização, pelos trabalhadores, de exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais. O funcionário X, 35 anos, não portador de doença crônica e que não é exposto a risco ou situação de trabalho que implique o desencadeamento de doenças ocupacionais, deve realizar os exames periódicos a cada:
6 meses.
1 ano.
2 anos.
3 anos.
5 anos.
Os movimentos trabalhistas reivindicando melhores condições de trabalho, incluindo a alimentação subsidiada, concomitantemente à maciça conscientização empresarial acerca dos benefícios decorrentes de uma alimentação equilibrada, levaram as empresas a incluir, em suas estruturas funcionais, as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). De acordo com as exigências legais vigentes, é necessária a existência de um responsável técnico em serviços de alimentação que, em UAN, deve ser:
qualquer profissional de nível superior.
qualquer funcionário capacitado que trabalhe no local.
funcionário com formação em nível técnico em Nutrição.
profissional graduado em Nutrição.
profissional com pós-graduação em controle de qualidade.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, a respeito de unidades de alimentação e nutrição (UAN).
Considere que, em uma UAN, o cardápio do almoço inclui a preparação de carne bovina. Nesse caso, de acordo com as possíveis perdas de vitamina do complexo B e C, indica-se, para a preservação de nutrientes, o uso de forno microondas, convencional e combinado como 1.ª, 2.ª e 3.ª opções, respectivamente.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes quanto a higiene, segurança e ergonomia no trabalho.
Os detergentes orgânicos são feitos a partir de subprodutos da indústria do óleo, sendo considerados de boa qualidade por poderem ser utilizados associados ao cloro, combinando propriedades limpadoras e desinfetantes.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à alimentação institucional, julgue os itens que se seguem.
A departamentalização não é recomendada em unidades de alimentação e nutrição (UANs), porque a autoridade deliberativa é exercida por conselhos, dificultando a tomada de decisões técnicoadministrativas.
O fator de correção é um fator que prevê as perdas inevitáveis ocorridas durante a etapa de pré-preparo dos alimentos. Cada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) deve estabelecer os seus fatores de correção dos alimentos utilizados. O nutricionista de uma UAN previu quibebe no cardápio do jantar, para 150 comensais. Considerou-se o per capita de 100 g de abóbora para a preparação, sendo feito o pedido de 19,5 kg desse vegetal pelo setor de compras. Para essa UAN, o fator de correção da abóbora é:
Restaurantes populares são equipamentos públicos de promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN). É dever do nutricionista, enquanto responsável técnico, aplicar a abordagem da SAN em suas várias dimensões, visando à promoção da saúde de usuários e funcionários do serviço, na perspectiva da integralidade da assistência, envolvendo os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde. São ações de vigilância alimentar e nutricional a serem desenvolvidas pelo nutricionista:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...