Lista completa de Questões sobre Avaliação Nutricional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo transteórico, também denominado modelo de estágios de mudança de comportamento, representado na figura precedente, explora o nível intraindividual de mudança de comportamento e objetiva avaliar se uma pessoa se encontra preparada ou não para seguir um plano dietético ou fazer exercícios físicos. Considerando esse modelo, julgue os itens a seguir.
Se um adolescente obeso declarar ao nutricionista não estar disposto a fazer dieta e optar por manter seu peso, é correto afirmar que, de acordo com o modelo transteórico, esse indivíduo se encontra na fase de manutenção.O modelo transteórico, também denominado modelo de estágios de mudança de comportamento, representado na figura precedente, explora o nível intraindividual de mudança de comportamento e objetiva avaliar se uma pessoa se encontra preparada ou não para seguir um plano dietético ou fazer exercícios físicos. Considerando esse modelo, julgue os itens a seguir.
Se um adulto com sobrepeso informar ao nutricionista que não seguiu a dieta, embora tenha feito exercícios físicos durante seus quinze dias de férias, é correto afirmar que o relapso provocou o retorno desse paciente provavelmente ao estágio de preparo, pois as férias foram curtas.Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) escolar com serviço de autogestão, que conta, em seu quadro de pessoal, com um nutricionista em regime de quarenta e quatro horas semanais e com cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, copeiros e auxiliares de almoxarifado em escala de plantão 12/72 horas, a equipe de trabalho foi distribuída de acordo com a função e com o número de funcionários, de forma igualitária, entre plantão A, plantão B e atividades relacionadas à elaboração de cardápios quinzenais. No plantão A há, frequentemente, restos e sobras em proporção muito superior à do plantão B, além de diversas reclamações dos comensais em relação à apresentação e ao sabor das preparações. No plantão B, os restos e as sobras conformam-se às previsões, mas verificam-se frequentes atrasos no momento de servir. Por falta de matéria-prima, em geral, observam-se as modificações do cardápio dos dois plantões.
Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.
Os procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos escolares incluem a aplicação de testes de aceitabilidade, nas seguintes circunstâncias: sempre que ocorrer a introdução de alimento atípico ao hábito alimentar local no cardápio; sempre que houver alterações inovadoras no que diz respeito ao preparo; e no caso de ser necessário avaliar, frequentemente, a aceitação dos cardápios praticados.O modelo transteórico, também denominado modelo de estágios de mudança de comportamento, representado na figura precedente, explora o nível intraindividual de mudança de comportamento e objetiva avaliar se uma pessoa se encontra preparada ou não para seguir um plano dietético ou fazer exercícios físicos. Considerando esse modelo, julgue os itens a seguir.
Caso um adulto com sobrepeso informe ao nutricionista estar satisfeita por conseguir fazer dieta e caminhadas há trinta dias, com perda de peso, embora nos dias chuvosos tenha vontade de não sair de casa, é correto afirmar que, apesar da tentação de retornar ao comportamento prévio, ela provavelmente se encontra no estágio de ação e necessita de apoio para a resolução de problemas.Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.
Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá
considerar a massa corporal, que deve ser medida antes da sessão de hemodiálise, e a albumina sérica como melhores marcadores do estado nutricional.Nutrição - Avaliação Nutricional - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Antropometria representa a medida das variações das dimensões físicas corporais. Por meio dos indicadores antropométricos, é possível estudar e acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento de acordo com a faixa etária e/ou sexo, avaliar a massa corporal total, a distribuição de gordura e a composição corporal, permitindo, assim, identificar indivíduos com problemas de saúde/nutricionais e em risco de doenças. Mesmo com todas essas vantagens, devemos considerar algumas situações em que os indicadores antropométricos tornam-se limitantes.
Sobre a antropometria, suas vantagens e desvantagens, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Necessita de profissionais treinados e instrumentos calibrados.
( ) Independe do estado de hidratação, ao contrário de outros métodos.
( ) Permite detectar alterações recentes na composição e distribuição corporal.
( ) Pontos de cortes e padrões de referência para a população brasileira são escassos, sendo comumente utilizados estudos populacionais americanos e europeus como base.
( ) Medidas isoladas, normalmente, não têm valor, são necessários índices (combinações de uma ou mais medidas associadas ao sexo e/ou idade) e indicadores para sua avaliação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Nutrição - Avaliação Nutricional - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes.
Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.
( ) O uso do IG é controverso uma vez que nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.
( ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parabolizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.
( ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.
( ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Com relação ao paciente oncológico pediátrico em tratamento com quimioterapia e radioterapia, julgue os seguintes itens. Na avaliação antropométrica de crianças abaixo de dois anos de idade, devem ser usados os seguintes parâmetros: índice de massa corporal/idade (IMC/I); estatura/idade (E/I); e peso/idade (P/I).
Paciente feminina, 53 anos, apresenta os seguintes sintomas: rachaduras na pele, vômitos, diarreia e perda de memória. Os exames laboratoriais apontaram deficiência de niacina. Qual o diagnóstico da paciente?
Acerca da obesidade e da desnutrição, julgue os itens subsequentes. No caso de idosos, a medida da circunferência da panturrilha inferior a 31 cm é um indicativo de sarcopenia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...