Lista completa de Questões sobre Ficha técnica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Ficha técnica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
As receitas e as fichas técnicas padronizadas servem como base para o cálculo de custo das preparações, além de facilitar o trabalho de compras e o controle de desperdícios e, ainda, possibilitar um aumento da produtividade. As receitas padronizadas devem apresentar, EXCETO:
Para o planejamento de cardápios, sejam eles no âmbito escolar, institucional ou comercial, o nutricionista deve inicialmente conhecer a clientela que frequenta sua Unidade de alimentação e nutrição (UAN) para poder adequar os cardápios às necessidades nutricionais e determinar porções de consumo, bem como estratégias de educação nutricional. Considerando as etapas e ferramentas envolvidas no planejamento de cardápios em UANs, julgue os itens subsequentes. A partir das fichas técnicas de preparação, é possível: padronizar o modo de preparo dos alimentos; adequar o cardápio aos equipamentos disponíveis; elaborar lista de compras; e avaliar nutricionalmente a clientela.
Para o planejamento de cardápios, sejam eles no âmbito escolar, institucional ou comercial, o nutricionista deve inicialmente conhecer a clientela que frequenta sua Unidade de alimentação e nutrição (UAN) para poder adequar os cardápios às necessidades nutricionais e determinar porções de consumo, bem como estratégias de educação nutricional. Considerando as etapas e ferramentas envolvidas no planejamento de cardápios em UANs, julgue os itens subsequentes. A ficha técnica de preparação é uma ferramenta operacional que auxilia na combinação de preparações para que o cardápio possa atender às necessidades da clientela determinadas pelo nutricionista.
O total de alimentos servidos em uma UAN é de 300 kg e o total de restos deixados pelos comensais é de 120 kg, determine o resto-ingestão em kg.
60 kg.
36 kg.
40 kg.
38 kg.
50 Kg.
A elaboração de receituário, fichas de preparação ou fichas técnicas em Unidades de Alimentação e Nutrição deve permitir a execução de preparações de forma compreensiva, assim como a sua reprodutibilidade (repetição com resultados semelhantes) todas as vezes em que a preparação for executada. Sobre o que é recomendado para a elaboração do receituário, analise as afirmativas abaixo.
I. Listagem detalhada dos ingredientes, que permita a separação prévia de todos os alimentos a serem utilizados.
II. Descrição das quantidades, em medidas caseiras ou padronizadas e em gramas, para facilitar a mensuração dos ingredientes.
III. Informações sobre custo (total e por porção) e valor nutritivo da preparação são opcionais.
IV. O modo de preparo deve ser descrito de forma a permitir modificações ocasionais em função de problemas operacionais, tais como falta de ingredientes, equipamentos ou pessoal.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
A técnica dietética baseia-se nas transformações químicas, físicas, sensoriais, higiênico-sanitárias, microbiológicas sofridas pelos alimentos durante os processos culinários. Essa técnica permite ao nutricionista desenvolver preparações alimentares seguras e nutricionalmente apropriadas ao grupo de comensais pelo qual é responsável. A associação entre alimentos, nutrientes e saúde pode ser analisada por métodos quantitativos e qualitativos e vários são os índices utilizados com tal propósito. Em relação a esse assunto, e considerando que é de responsabilidade do nutricionista a decisão sobre o que deve ser priorizado nas escolhas e preparações dos alimentos, julgue os itens subsequentes.
A ficha técnica de preparo é um instrumento gerencial que permite obter informações acerca de fator de correção e cocção, composição centesimal, em macro e micronutrientes da preparação, rendimento e número de porções (porcionamentos).
Um nutricionista utiliza o indicador da provisão quantitativa (IPQ) de gêneros para calcular a quantidade de cada produto a ser aprovisionado em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN). As informações abaixo são necessárias para calcular o IPQ de patinho, indicado no mapa de previsão de compras da UAN.
O IPQ desse gênero, em quilogramas, é
inferior a 395.
superior a 395 e inferior a 410.
superior a 410 e inferior a 425.
superior a 425.
O nutricionista de um restaurante comercial previu no cardápio do almoço bife de coxão mole acebolado. Esse restaurante é freqüentado por 150 clientes diariamente, e o profissional considera o consumo per capita de 100 g de carne. Nessa situação hipotética, sabendo que o fator de correção da carne do tipo coxão mole é de 1,3, a quantidade de carne que deve ser adquirida para realizar o almoço é de
18 kg.
18,5 kg.
19,5 kg.
20 kg.
No planejamento de cardápios em uma UAN, é fundamental o conhecimento do fator de correção (FC), do índice de conversão (IC) e do indicador de reidratação (IR) dos alimentos, para se evitar compra insuficiente ou desperdício de matéria-prima. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O IR aplica-se a cereais e leguminosas que são deixados de remolho, como trigo e grão-de-bico.
No planejamento de cardápios em uma UAN, é fundamental o conhecimento do fator de correção (FC), do índice de conversão (IC) e do indicador de reidratação (IR) dos alimentos, para se evitar compra insuficiente ou desperdício de matéria-prima. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O IC e o IR não se aplicam a alimentos que são consumidos crus, como frutas e algumas hortaliças. A previsão de compras, nesse caso, deve ser baseada no FC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...