Lista completa de Questões sobre Métodos e técnicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade e sexo permite classificar o estado nutricional de adolescentes. Um nutricionista mediu o IMC de três pacientes adolescentes para diagnóstico do estado nutricional de cada um e encontrou os seguintes valores de percentis:
Paciente X Percentil 84 Paciente Y Percentil 87 Paciente Z Percentil 93 Apresenta(m) diagnóstico de sobrepeso APENAS o(s) paciente(s)O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador de escolha para o diagnóstico nutricional de adultos. O IMC, conhecido como Índice de Quetelet, é calculado pela divisão do peso (massa corporal em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). Esse indicador tem como vantagens, EXCETO:
Os diferentes métodos de avaliação nutricional devem estar de acordo com os objetivos do Programa de Saúde da Família e classificam-se em diretos e indiretos. São métodos de avaliação indiretos, EXCETO:
Texto para as questões 65 e 66
Uma criança de seis anos de idade foi internada com suspeita de leucemia, por apresentar, havia quatro semanas, palidez, cansaço físico e manchas roxas no corpo. Com o resultado do hemograma foi possível identificar leucopenia e plaquetopenia, confirmando a leucemia.Com base na situação apresentada acima, assinale a opção correta, a respeito dos parâmetros que indicam a presença de risco nutricional na avaliação nutricional de pacientes oncológicos.
Em relação a parâmetros antropométricos, a perda de peso em mais de 3% do peso usual é considerado risco nutricional.
Na classificação antropométrica, deve-se considerar risco nutricional quando os parâmetros como peso/idade, estatura/idade e peso/estatura forem classificados entre os percentis 3 e 10.
Na classificação antropométrica, além dos parâmetros peso, idade e estatura, também deve-se considerar o perímetro cefálico e o perímetro torácico abaixo dos valores de P10 como indicadores do risco nutricional.
Em relação aos parâmetros alimentares, é considerado risco nutricional quando verifica-se que o paciente consome aproximadamente 90% do que foi ofertado por 3 a 5 dias consecutivos.
Em relação a parâmetros bioquímicos, considera-se risco nutricional quando o valor de albumina sérica for inferior a 4,0 g/dL.
O diagnóstico seria de eutrofia, caso a adolescente tivesse 16 anos de idade.
Um aumento de 10% na massa corporal da adolescente não provocaria nenhuma alteração no diagnóstico nutricional em questão.
O diagnóstico é de baixo peso, pois o resultado se encontra abaixo do percentil 5 de classificação do IMC.
O diagnóstico será de baixo peso, apenas se o resultado estiver abaixo do percentil 3 de classificação do IMC, não apresentado na tabela.
O diagnóstico pode ser de eutrofia, uma vez que a estatura indica provavelmente alta compleição corporal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, será classificado com obesidade classe III, também conhecida como obesidade mórbida, o indivíduo adulto que apresentar índice de massa corporal (IMC)
igual ou superior a 40 kg/m2, independentemente de outros parâmetros clínicos ou antropométricos.
igual ou superior a 40 kg/m2, com comorbidades clínicas.
superior a 40 kg/m2, e razão de cintura quadril superior a 1,0 para homens e maior que 0,85 para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e circunferência da cintura superior a 102 cm para homens e superior a 88 cm para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e percentual de gordura corporal superior a 45% para ambos os sexos.
Com referência a parâmetros e diagnósticos da avaliação nutricional subjetiva global, assinale a opção correta.
Um indivíduo com desnutrição grave geralmente refere perda ponderal voluntária acima de 10% nos últimos seis meses.
A ingestão dietética deverá ser avaliada por meio do questionário de frequência alimentar ou recordatório de 24 horas, a critério do nutricionista.
A desnutrição leve ou moderada será diagnosticada quando todos os parâmetros de avaliação forem classificados como B, ou seja, em nível intermediário de gravidade.
A perda de tecido adiposo subcutâneo poderá ser avaliada clinicamente, sem a necessidade de aferição da prega cutânea tricipital ou bicipital.
Um indivíduo bem nutrido deverá apresentar índice de massa corporal acima de 20 kg/m2 e não referir sintomas gastrointestinais.
Nutrição - Métodos e técnicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A avaliação nutricional do indivíduo adulto tem como objetivo a identificação de situações de risco ou distúrbios nutricionais já estabelecidos. Na avaliação da composição corporal,
as dobras cutâneas refletem a disposição da gordura subcutânea e visceral. Em adultos, as dobras cutâneas bicipital e da coxa são de grande importância.
a medida da circunferência do braço deve ser realizada no braço direito, no ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
a dobra cutânea subescapular deve ser medida 3 cm abaixo e inferior ao ângulo da escápula esquerda.
a circunferência do braço e a dobra cutânea do bíceps permitem o cálculo da área muscular do braço.
a atrofia muscular, a obesidade e a desidratação diminuem os valores de resistência na utilização do método de bioimpedância elétrica.
Técnicas mais práticas, como bioimpedância elétrica, têm surgido devido à necessidade da análise adequada da composição corpórea. Essa técnica não invasiva, de fácil e rápida realização, é utilizada para analisar os compartimentos corpóreos por meio da passagem de corrente elétrica. Com relação à bioimpedância elétrica, é correto afirmar que
ela se baseia no princípio da condutividade, e a corrente elétrica é de alta intensidade e de baixa frequência.
o tecido gorduroso é excelente condutor elétrico, tem menor resistência elétrica e, por isso, sua determinação pela bioimpedância é precisa.
é uma técnica de relevante valor para estimar gordura corporal, sendo, portanto, uma importante ferramenta para tratamento da obesidade.
a quantidade de água corporal é medida por exclusão, uma vez que o tecido gorduroso é estimado.
os tecidos magros são pobres condutores de corrente elétrica e, por tal motivo, não podem ser detectados pela bioimpedância.
A respeito da calorimetria indireta, assinale a opção correta.
A calorimetria pode ser realizada em pacientes com respiração espontânea e também em pacientes sob ventilação mecânica, com FiO2 de até 60%.
A calorimetria mede o gasto energético total com resultados iguais aos obtidos quando se utiliza a equação de Ireton-Jones, sendo, portanto, absolutamente desnecessária.
A calorimetria indireta é um método caro e cada vez menos utilizado na prática clínica diária. Além disso, os resultados obtidos por esse método são duvidosos.
A calorimetria indireta é um método preciso de medida do gasto calórico, realizado somente em ambulatório, mas inapropriado para aferir pacientes críticos sob ventilação mecânica.
A calorimetria indireta é altamente precisa e pode ser realizada em pacientes ambulatoriais e em pacientes críticos, sem sedação e com FiO2 de 100%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...