Lista completa de Questões sobre Nutrição Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a nutrição parenteral periférica (NPP) e nutrição parenteral total (NPT), julgue os próximos itens. A formulação que combina a emulsão lipídica com a solução de dextrose e aminoácidos é chamada de mistura total, embora, nesse caso, os eletrólitos, as vitaminas e os elementos-traço não sejam acrescentados na solução parenteral.
No que se refere a nutrição parenteral periférica (NPP) e nutrição parenteral total (NPT), julgue os próximos itens. Para indivíduos que pesam 60 kg, a prescrição de carboidrato da NPT deve estar entre 300 e 600 mg/min, sob o risco de não se fornecer energia suficiente ao indivíduo ou ocasionar-lhe hiperglicemia, anormalidades hepáticas e aumento do esforço ventilatório.
No que se refere a nutrição parenteral periférica (NPP) e nutrição parenteral total (NPT), julgue os próximos itens. Na NPT, 500 mL de uma solução com 10% de aminoácidos cristalinos essenciais e não essenciais fornecem 50 g de proteínas, aproximadamente 200 kcal e osmolaridade de 500mOsm.
No que se refere a nutrição parenteral periférica (NPP) e nutrição parenteral total (NPT), julgue os próximos itens. A pacientes com insuficiência cardiopulmonar, renal ou hepática recomenda-se a NPP, uma vez que, por essa via, as soluções prescritas são menos concentradas.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A redução do IMC pode chegar a níveis de desnutrição, o que está associado ao mau prognóstico da doença em razão da maior predisposição do paciente às infecções e à diminuição da força dos músculos expiratórios.Acerca da interpretação de exames laboratoriais de interesse na avaliação do estado nutricional, julgue os itens subsequentes. O índice de creatinina e altura (ICA) se correlaciona à massa muscular, sendo que um ICA menor que 60% do padrão sugere desnutrição leve a moderada, além de maior risco de septicemia e morte.
Acerca da interpretação de exames laboratoriais de interesse na avaliação do estado nutricional, julgue os itens subsequentes. Quando a avaliação hematimétrica evidencia células macrocíticas e normocrômicas, sob o ponto de vista nutricional, esse resultado é compatível com deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.
A síndrome metabólica (SM) é caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares, usualmente relacionados à deposição central de gordura e resistência à insulina. Acerca da SM, seus componentes e o tratamento, julgue os itens subsequentes.
Indivíduos que apresentem simultaneamente hipertrigliceridemia, diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial são necessariamente portadores de SM, cujo tratamento deve incluir adequação da dieta e atividade física, mesmo que sejam prescritas medicações específicas.
No que concerne à prática do trabalho do profissional nutricionista, julgue os seguintes itens.
Em uma unidade hospitalar de nível terciário que possui 10 clínicas, cada uma com 30 pacientes, o quantitativo de 1 nutricionista com carga horária de 30 horas para cada clínica atende às recomendações do Conselho Federal de Nutrição.
Um paciente com cinquenta anos de idade procurou assistência ambulatorial nutricional, apresentando índice de massa corporal de 37,4 kg/m2 e diagnóstico de hipertensão arterial e intolerância à glicose.
Considerando o diagnóstico nutricional e as recomendações dietéticas aplicáveis ao caso clínico acima, julgue os próximos itens de acordo com o guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.
A avaliação do balanço energético deve ser realizada diariamente, uma vez que alterações desse balanço ao longo do dia e de um dia para outro impedem a ocorrência de perda de peso significativa e sustentada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...