Lista completa de Questões sobre Rotulagem de Alimentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das informações acima, julgue os itens subseqüentes.
A denominação light deve ser utilizada quando houver uma diferença relativa mínima de 25%, para mais ou para menos, no valor energético ou conteúdo de nutrientes dos alimentos comparados.
A partir das informações acima, julgue os itens subseqüentes.
Os dizeres de rotulagem devem informar denominação de venda do alimento, lista de ingredientes, identificação de origem, nome ou razão social e endereço do importador (no caso de alimentos importados), identificação do lote, prazo de validade, instruções quanto ao preparo e uso do alimento, quando necessário.
São edulcorantes naturais:
sorbitol e manitol.
aspartame e ciclamato.
esteviosídeo e acesulfame K.
sucralose e sacarina.
acesulfame L e aspartame.
Julgue os itens a seguir, acerca da composição dos alimentos.
Considerando que uma porção de 200 g de determinado iogurte possua valor calórico de 250 kcal, de acordo com a legislação brasileira, para que esse iogurte seja caracterizado como light, seu valor calórico deve ser reduzido em 50 kcal.
Uma porção de 15 g (medida caseira) de manteiga com sal tem a seguinte composição nutricional: valor calórico: 105 kcal; carboidratos: 0 g; proteínas: 0 g; gorduras totais: 11 g; gordura saturada: 7 g; colesterol: 33 mg; sódio: 120 mg.
Considerando as informações acima e que uma das funções da bromatologia é a análise dos alimentos, julgue os itens a seguir.
De acordo com a legislação brasileira, se as informações apresentadas constassem de um rótulo, deveria ser usado o valor de 1.500 kcal como valor de referência diário.
Considerando o exemplo da rotulagem de um leite ilustrado acima, julgue os itens que se seguem, relativos à nutrição normal e aos grupos de alimentos.
Se o leite fosse light, a redução calórica seria de até 20 kcal em comparação ao valor calórico mostrado acima.
Considerando o exemplo da rotulagem de um leite ilustrado acima, julgue os itens que se seguem, relativos à nutrição normal e aos grupos de alimentos.
Os valores de 150 mg de colesterol, 800 mg de cálcio e 50 mg de ferro correspondem à recomendação de ingestão diária para adultos.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), homologada em 1999, tem como um dos objetivos a promoção de práticas alimentares saudáveis. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A rotulagem nutricional obrigatória privilegia o guia da pirâmide alimentar, porque as empresas devem colocar as infomações nutricionais por porção.
Considerando os processos de seleção, armazenamento, pré-preparo, preparo e conservação dos alimentos, julgue os itens subseqüentes.
Os fabricantes devem colocar obrigatoriamente, nos rótulos dos produtos embalados, as informações de valor calórico, macronutrientes, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras e sódio, previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas. O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001. Segundo a legislação vigente, é obrigatória a informação nutricional contendo valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...