Lista completa de Questões sobre Rotulagem de Alimentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos rótulos dos probióticos e às propriedades desses produtos, assinale a opção correta.
As características físico-químicas das fibras alimentares, como solubilidade, viscosidade, capacidade de retenção de água, capacidade de ligação com ácidos biliares e suscetibilidade à fermentação, variam conforme a estrutura química que as compõe. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. No rótulo dos produtos que comercializam fibras alimentares isoladas sob a forma de cápsulas, tabletes, pós, comprimidos e similares, deve aparecer, em destaque e em negrito, a seguinte informação: O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.
Nutrição - Rotulagem de Alimentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
As informações nutricionais dos alimentos podem ser obtidas por meio da análise de sua composição química. O método e o solvente frequentemente utilizados para quantificação de lipídios são, respectivamente:
Nutrição - Rotulagem de Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Quanto à rotulagem nutricional obrigatória de alimentos, é correto afirmar que:
1. As informações de rotulagem devem estar descritas no idioma do país de consumo, com caracteres de tamanho adequado.
2. A informação nutricional é uma declaração obrigatória do fornecedor a ser exposta na rotulagem do alimento, quanto aos nutrientes nele existentes. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta que produtores informem também sobre o conteúdo de colesterol, cálcio e ferro.
3. Com exceção da água mineral e das águas destinadas ao uso humano, alimentos como bebidas alcoólicas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, especiarias, vinagres, sal, café, erva-mate, comida de restaurante, sobremesas, sanduíches, produtos fracionados na venda a varejo, fatiados, frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados, entre outros, precisam apresentar informações nutricionais obrigatórias no rótulo.
4. Porção especificada na informação nutricional significa a quantidade de alimento que uma pessoa saudável consome por dia, como por exemplo: 1 pãozinho (50 g) ou 1 copo de suco (300 ml) ou uma fatia de bolo (60 g).
5. O valor diário é a quantidade de nutrientes que a pessoa deve consumir diariamente para ter uma vida saudável.
6. Os elementos apresentados na informação nutricional foram estudados e escolhidos após uma longa pesquisa realizada por especialistas, e têm o objetivo de fornecer ao consumidor a informação para o consumo saudável e consciente. Dentre eles citam-se: calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, cálcio, ferro e sódio.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.
São corretas as afirmativas 1, 2, 4, 5 e 6.
Atualmente, os serviços de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica dão suporte às investigações de muitas doenças transmitidas por alimentos enquanto os laboratórios centrais de saúde pública contribuem para essa atuação com a análise de diferentes parâmetros físico-químicos e microbiológicos que afetam a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Nesse contexto, considerando a relação entre alimentação e saúde, julgue os itens de 104 a 108.
A doença celíaca no Brasil é afecção mais comum do que previamente se supunha. Pela probabilidade de aparecimento de complicações graves decorrentes da má absorção de nutrientes, as indústrias alimentícias são obrigadas a apresentar as inscrições CONTÉM GLÚTEN ou NÃO CONTÉM GLÚTEN, conforme a composição do alimento, nos rótulos de seus produtos.
Tendo em vista que a nova configuração da ordem econômica mundial e os atuais padrões mundiais na produção e circulação de mercadorias ampliaram as possibilidades de distribuição internacional de numerosos riscos difusos à saúde humana e ambiental, julgue os itens a seguir, a respeito de vigilância sanitária.
A rotulagem dos alimentos é ação demandada pela evolução do mercado internacional de alimentos e pelo reconhecimento dos direitos do consumidor, e sua aplicação está voltada para a qualidade e a quantidade dos componentes dos alimentos sob o aspecto nutricional.
São aspectos que devem ser considerados na seleção do leite para elaboração de produtos lácteos, EXCETO:
boas características organolépticas;
isenção de microrganismos patogênicos;
baixa acidez;
isenção de antibióticos;
teor de gordura de 3,2%.
A adição, de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, constitui uma:
falsificação;
alteração;
adulteração;
contaminação;
preservação.
De acordo com a legislação de Informação Nutricional Complementar, um produto que tenha, em seu conteúdo absoluto, a quantidade de 1,5 g de gordura por 100 ml, pode apresentar, corretamente, em relação à gordura, o atributo
pobre
livre
zero
sem
isento de
O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia a manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos. De acordo com a Anvisa, essa alegação somente deve ser utilizada para
ácidos graxos ômega 3, de cadeia longa, provenientes de óleos de peixe.
ácidos graxos ômega 3, de cadeia média, provenientes de óleos de peixe.
produtos que apresentem, no mínimo, 1 g de ácido eicosapentaenoico em 100 g de produto pronto para o consumo.
produtos que apresentem, no mínimo, 1 g de ácido docosahexaenoico na porção.
produtos que apresentem, no mínimo, 0,1 g de ácido docosapentaenoico em 100 g de produto pronto para o consumo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...