Lista completa de Questões de Nutrição da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta.
Gorduras são substâncias orgânicas, solúveis em água e em solventes orgânicos.
Os lipídeos participam da absorção das vitaminas A, D, E e K por elas serem hidrossolúveis.
Os lipídeos são formados somente por ácidos graxos insaturados.
São lipídeos compostos: fosfolipídios, ceras e glicolipídeos.
Os lipídeos estão distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e células do tecido adiposo.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
O ponto de corte proposto pela Organização Mundial de Saúde para nível de hemoglobina indicativo de anemia em crianças de 6 a 60 meses e em gestantes é abaixo de 11,0 g/dl.
Deficiência de ferro em crianças está associada ao retardo do crescimento, comprometimento da capacidade de aprendizagem, sem relação com a resistência a infecções.
Nas grávidas, a anemia é raramente associada ao baixo peso ao nascer e a um incremento na mortalidade perinatal.
O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células brancas do sangue e por isso não se envolve com o transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
A fortificação de alimentos não tem se mostrado uma ação de sustentabilidade para o controle da anemia por carência de ferro e por isso não deve ser incentivada.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta sobre gravidez na adolescência.
A gravidez na adolescência tem sido associada à elevação do risco de baixo peso ao nascer, parto pós-termo e mortalidade infantil.
Os fatores socioeconômicos têm também contribuição relevante na determinação do risco de nascimento de crianças com alto peso, dependendo do efeito da idade materna.
Alguns autores se referem a uma possível competição de nutrientes entre a mãe adolescente e o feto, podendo levar ao nascimento de crianças com elevado peso, principalmente entre as mais jovens que ainda estão em fase de crescimento acelerado.
Durante a gestação há um incremento das necessidades nutricionais, e na gestante adolescente este aumento é ainda maior por que se superpõem as demandas referentes ao crescimento da mãe e aquelas relacionadas com o desenvolvimento do feto.
Os distúrbios nutricionais identificados como expressivos na adolescência e na gestação referem-se, somente, ao consumo de energia, proteína, ferro, folato, cálcio e selênio.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação à Terapia Nutricional (TN), assinale a alternativa correta.
Terapia Nutricional (TN): conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral ou Enteral.
Nutrição Enteral (NE): alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso exclusivo por sondas.
Nutrição Enteral em Sistema Aberto: Nutrição Enteral industrializada, estéril, acondicionada em recipiente hermeticamente fechado e apropriado para conexão ao equipo de administração.
Nutrição Enteral em Sistema Fechado: Nutrição Enteral que requer manipulação prévia à sua administração, para uso imediato ou atendendo à orientação do fabricante.
Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN): grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta e psicólogo, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com base na legislação do RIISPOA, Decreto 30.691/1952, o sistema de abate de animais é realizado em abatedouros que contemplam uma área limpa e uma área suja.
No abate de suínos, a área suja é o local onde são realizadas as tarefas de:
sangria, escaldagem, depilação, flambagem, toalete e evisceração.
insensibilização, sangria, esfola e toalete.
insensibilização, sangria, esfola, depilação, flambagem e toalete.
insensibilização, sangria, escaldagem, depilação, flambagem e toalete.
insensibilização, sangria, escaldagem, flambagem, toalete, evisceração e inspeção das vísceras.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No momento do abate de animais, o aporte de oxigênio deixa de chegar à musculatura. Nesse momento, o músculo passa a utilizar a via anaeróbia, ocorrendo uma transformação de glicogênio em glicose, e se verifica a queda do pH, o que ocorre nas primeiras horas após o abate.
Esse período é denominado:
glicólise.
dieta hídrica.
rigor mortis.
período de cuidados post mortem.
período de falência múltipla dos órgãos.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre oxidação de lipídios, é correto afirmar:
A oxidação de carnes inicia imediatamente após o término do rigor mortis.
A presença de oxigênio e a ausência de luz contribuem significativamente para o desencadeamento das reações oxidativas em derivados cárneos.
A interação do ferro cataliticamente ativo, com ácidos graxos polinsaturados, resulta na geração de radicais livres e na propagação de reações oxidativas em derivados cárneos.
Embalagens com atmosfera modificada contribuem para aumentar a exposição à luz e, consequentemente, aceleram as reações oxidativas em alimentos.
Antioxidantes primários atuam no alimento como redutores, dosando átomos de hidrogênio e potencializando os radicais livres.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre oxidação de lipídios em alimentos, é correto afirmar:
Os lipídeos, mesmo raramente oxidáveis, são responsáveis pela suculência dos produtos cárneos.
A oxidação de lipídios em produtos cárneos é responsável pelo sabor de ranço, sendo que, se controlada a oxidação, pode-se potencializar a produção de cetonas, aldeídos, alcoóis, ácidos e hidrocarbonetos que conferem sabor agradável ao alimento.
O esverdeamento observado na cor da linguiça frescal, quando exposta à oxidação, é causado pela reação com nitratos/ nitritos (óxido nítrico + heme, formando Nitrosomioglobina de cor esverdeada estável).
A oxidação observada visualmente em carnes, pela alteração de cor, é devida à presença do átomo de ferro, existente somente na forma reduzida, localizado no centro do anel porfirínico da proteína globulina com a molécula de mioglobina.
A oxidação lipídica e a oxidação do pigmento de cor são consideradas importantes causas da deterioração de alimentos cárneos.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O nitrato de sódio adicionado a embutidos cárneos é classificado pela legislação brasileira como:
acidulante.
conservante.
estabilizante.
edulcorante.
emulsificante
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A diminuição do pH da carne de frango ao valor de 5,7 no tempo de 15 minutos post mortem, enquanto a carcaça ainda se encontra quente, causa a desnaturação de proteínas e pode acarretar:
PSE.
DFD.
rigor mortis.
oxidação dos lipídios da carne.
transformação de músculo em carne.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...