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Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
O custo da refeição pode ser alterado por vários fatores, entre eles podemos citar:
I. Licença Gestante.
II. Mão de obra e controle das operações durante a preparação.
III. Método de recepção e armazenamento de mercadorias.
Quais estão corretas?
Sabendo que para o cálculo de pessoal fixo em uma Unidade de Alimentação e Nutrição são necessárias as seguintes variáveis: número de refeições servidas, o tempo médio para produzir cada refeição e a jornada média de trabalho em minutos. Pergunta-se, qual o número de pessoal fixo necessário para produzir 1000 refeições/dia, com uma jornada de 530 minutos/dia, sabendo que necessitam 10 minutos para produzir cada refeição?
Em relação à Doença Arterial Coronariana (DAC) podemos afirmar que:
I. As dietas com alto teor de gorduras aumentam a lipemia pós-prandial e os remanescentes de quilomícrons, ambos associados a maior risco de DAC.
II. Quando ocorre a redução de gorduras da dieta e o carboidrato torna-se maior fonte de reposição calórica, os níveis de triglicerídeos são reduzidos.
III. As dietas com baixo teor de gordura (<25% das calorias totais de gordura) diminuem os níveis de glicose, HDL, LDL e VLDL.
Quais estão corretas?
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
O Fator de Correção é utilizado para determinar a quantidade certa de compra do alimento. Em alguns alimentos este valor é igual a um. Quais são estes alimentos?
Marque V, para verdadeiro, ou F para falso, nas afirmações a seguir, em relação ao custo e produtividade no Serviço de Alimentação (SA):
( ) Vários fatores estão relacionados ao custo do atendimento no SA, dentre eles o investimento em equipamentos e instalações e sua operacionalização.
( ) A implantação de critérios técnicos para aquisição, compra e armazenamento de gêneros alimentícios evita o desperdício e o custo elevado.
( ) Os restos e as sobras decorrentes da não aceitação do cardápio, não influenciam no custo final dos serviços.
( ) A elaboração de cardápios que respeitem a sazonalidade dos gêneros alimentícios evita a aquisição de alimentos de alto custo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando o cálcio, analise as seguintes assertivas:
I. Nas fases do curso de vida quando os ossos estão sendo formados infância e adolescência , a fixação do cálcio é maior do que a sua reabsorção.
II. Crianças de 3 e de 4 a 8 anos necessitam, respectivamente, de 500mg e 800mg de cálcio por dia (Institute of Medicine, 2000).
III. As necessidades de cálcio para gestantes também são maiores: adolescentes grávidas, 1.800mg/dia; e gestantes adultas, 1.500mg/dia.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Qual a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde para os índices antropométricos adotados pela Vigilância Alimentar e Nutricional nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de adolescentes?
Peso/Idade.
Altura/Idade.
IMC percentilar.
IMC.
IMC e relação cintura-quadril.
Na gestão de UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), o nutricionista deve observar os seguintes aspectos:
I. As lâmpadas devem estar protegidas contra quebras para evitar a contaminação dos alimentos por matérias físicas prejudiciais à saúde.
II. As caixas de esgoto devem estar localizadas fora da área de preparo e armazenamento de alimentos.
III. A caixa de gordura deve estar localizada dentro da área de trabalho para maior controle da limpeza e prevenção de acesso de insetos ou outros animais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
O ácido fólico ou folato, junto com vitamina B12, participa da formação das hemácias e denomina-se vitamina
B1.
B2
B6.
B9.
K.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os substratos presentes nos alimentos com as respectivas enzimas e produtos ou indicações de uso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 3 4 2.
3 2 1 4.
2 4 3 1.
1 2 4 3.
3 4 2 1.
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