Lista completa de Questões de Nutrição da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A nutrição parenteral pode ser utilizada em pacientes que estejam ou venham a se tornar desnutridos mesmo que tenham função gastrintestinal suficiente.
( ) A nutrição enteral é utilizada quando o paciente apresenta incompetência gastrintestinal, já a nutrição parenteral na incapacidade do consumo de nutrição oral adequada do paciente.
( ) Se o paciente possui risco de aspiração a posição da sonda deve ser intragástrica.
( ) Para nutrição enteral de curto prazo é adequado o uso de sonda nasográstrica.
( ) O ferro não é normalmente parte de infusões parenterais porque não é compatível com lipídeos.
( ) Em geral as sondas nasais devem ser indicadas pois são mais fáceis de gerenciar e não entopem com facilidade.
V,F,V,F,F,V
F,V,F,V,F,F
F,F,V,F,V,V
V,F,V,F,F,F
F,F,F,V,V,F
Assinale a alternativa correta em relação às UANS.
A altura da cozinha é uma dimensão que requer atenção em função, sobretudo de dutos de exaustão / ventilação sobre o forro que apontam para pé direito mais baixo.
As paredes devem ter revestimentos impermeáveis porque recebem eventualmente água e gordura, devem ser ainda resistentes a impactos e protegidas nas áreas de menor incidência de impacto de carrinhos.
A circulação do ar na cozinha deve ser feita com equipamentos de exaustão devidamente dimensionados, nas áreas de preparo de alimentos a direção do fluxo de ar deve ser direcionada da área suja para a área limpa.
Segundo Teixeira deve-se calcular a área do refeitório de acordo com a quantidade média dos funcionários por turno de trabalho e esta deve ter 1m2 por usuário.
Segundo o Ministério da Saúde uma UAN hospitalar deve ter 1,2m2 por leito quando o hospital possui de 51 a 150 leitos, porém deve possuir uma área mínima de 75m2.
Os processos de conservação de alimentos baseiam-se na destruição total ou parcial dos microrganismos capazes de alterar o alimento ou na modificação/eliminação de um ou mais fatores que são essenciais para sua multiplicação.
Com base na conservação de alimentos coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Na utilização do calor sempre ocorre eliminação total dos microrganismos independente do tratamento térmico adequado.
( ) Para calcular o tratamento necessário para esterilizar um produto é preciso conhecer a resistência do microrganismo alvo, através do seu valor D e Z e determinar a curva de penetração de calor no produto.
( ) Na refrigeração utilizam-se temperaturas superiores às do ponto de congelamento, este método de conservação é usado como conservação básica/ temporária complementar.
( ) O processo de liofilização elimina a água do alimento por evaporação.
( ) Bactérias Gram- aeróbias estritas são as que mais reduzem seu nº durante o congelamento.
( ) A conservação pelo uso do açúcar provoca apenas a diminuição da atividade de água dos alimentos.
F,V,V,F,V,F
V,F,V,F,V,V
F,F,V,V,V,F
V,V,F,V,V,F
V,F,V,F,V,V
Hormônio envolvido na síntese e armazenamento de lipídeos. A redução da atividade deste hormônio pode levar ao impedimento da termogênese.
Leptina.
Insulina.
Hormônios da tireoide.
Glucagon.
Colecistocinina.
O diabetes mellitus decorre de uma deficiência absoluta ou relativa da insulina ou da capacidade deste hormônio exercer suas funções. Em relação ao diabetes mellitus assinale a alternativa ERRADA.
A insulina atua através da ativação de um receptor que aumenta a permeabilidade da membrana da célula.
O diabetes mellitus tipo 1 é comum ter inicio na infância ou adolescência.
A insulina permite a entrada de glicose e o transporte de aminoácidos para fora da célula.
Polidipsia, prurido, poliúria, perda de peso e cansaço são sintomas do diabetes.
Etnia, idade e estilo de vida são alguns dos fatores que influenciam a prevalência do diabetes mellitus.
Infrações sanitárias serão punidas alternativa ou cumulativamente, com as penalidades, EXCETO:
Deturpação do produto.
Multa.
Proibição de propaganda.
Cancelamento de registro do produto.
Suspensão de vendas e/ou fabricação do produto.
Relacione as colunas e marque a sequência correta.
( A ) Indicador higiênico
( B ) Indicador fecal
( C ) Indicador processamento/manipulação inadequada
( D ) Indicador de risco
( ) São microrganismos que podem produzir e liberar toxinas no alimento. São considerados os de maior prevalência e incidência de casos de DTA.
( ) Indicadores importantes para a maioria das classes de alimentos, para as quais existem tolerâncias legais, em função do grupo de alimentos. Os Streptococcus pertencem a este grupo.
( ) Baseia-se em determinação analítica de contagem total de bactérias.
( ) Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, e coliformes termotolerantes.
A,B,C,D
D,B,A,C
B,D,C,A
D,B,C,A
C,A,B,D
Assinale a alternativa correta a respeito da recuperação da criança com desnutrição grave.
Considera-se que tem hipoglicemia a criança com desnutrição grave cujo nível de glicose sanguínea é inferior a 70mg/dL e deve ser tratada imediatamente com solução de glicose ou sacarose a 10%.
O soro de reidratação oral para crianças com desnutrição grave (RESOMAL) tem mais sódio e menos potássio que a solução padrão de reidratação oral.
Os preparos alimentares oferecidos na fase de estabilização da desnutrição grave deve fornecer no máximo 100 Kcal/kg de peso /dia e o mínimo aceitável é de 80kcal/kg de peso/dia.
A suplementação com ferro é recomendada na fase de estabilização inicial do tratamento da criança com desnutrição grave, porque melhora a infecção que ocorre neste período.
Na fase de reabilitação a criança deve receber um total de calorias na faixa de 130 a 150kcal/kg de peso/dia e um total de proteínas na faixa de 4 a 5g/kg de peso/dia.
A terapia nutricional para o paciente portador de diabetes tem por objetivo atingir e manter um perfil metabólico ótimo, o que inclui assegurar, EXCETO:
Níveis de pressão arterial, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Perfil lipídico e lipoproteico que reduzam o risco de doença macrovascular.
Níveis de glicemia na faixa da normalidade.
Integração da insulinoterapia aos hábitos alimentares e atividade física para indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.
A prevenção de hipoglicemia, doenças agudas e problemas glicêmicos relacionados à atividade física para indivíduos com insulinoterapia.
Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
agro estênico caracteriza o indivíduo com redução de peso e de tecido adiposo, já o magro astênico caracteriza o indivíduo com inapetência, podendo evoluir para problemas neurológicos.
A recomendação de lipídeos para pessoas com diabetes mellitus é de até 30% do VCT.
Na magreza a dieta deve ser normoglicídica, normolipídica e normoprotéica.
Para indivíduos com síndrome metabólica o sal é limitado para 2g/dia.
Abordagem terapêutica das dislipidemias leva em consideração o tipo de prevenção cardiológica, o nível de LDLc e de triglicerídeos e a presença de fatores de risco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...