Lista completa de Questões de Nutrição da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Adequar o processamento e a manipulação dos alimentos de acordo com as normas vigentes em relação às condições higiênico-sanitárias, para evitar surtos de toxinfecções alimentares em Unidades de Alimentação e Nutrição U.A.N., é uma das atribuições do nutricionista. Assim, analise as proposições a seguir:
I. Segundo a ANVISA, Boas Práticas são procedimentos de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até o consumo e tem como objetivo evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
II. O Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
III. O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo 60°C (sessenta graus Celsius). Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento térmico desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico- sanitária dos alimentos.
IV. Procedimento Operacional Padrão POP, é um procedimento formal que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras na produção, armazenamento, transporte e distribuição de alimentos.
V. Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, podendo ser recongelados se não houver o uso.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas III, IV e V estão corretas.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Na Alimentação Saudável para Adultos com mais de 60 anos, o Ministério da Saúde propõe Dez Passos. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e uma porção de fruta na sobremesa ou lanche.
( ) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.
( ) Consuma diariamente duas porções de leite e derivados e uma porção de carne, aves, peixes e ovos. Retirar a gordura aparente da carne e a pele das aves.
( ) Coma feijão com arroz pelo menos três vezes por semana. Este prato brasileiro tem um bom aporte proteico.
( ) Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), batata ou mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
F V F F V
F V V V F
V V F F V
F V F V F
F V V F V
Nutrição - Nutrientes - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Escolha, dentre a sequência abaixo, as vitaminas e/ou os minerais que completam respectiva e corretamente as lacunas das seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:
I. As grandes refeições do lactente devem conter alimentos fontes de ferro-heme, como as carnes e ferro não heme, como as hortaliças folhosas e leguminosas, associados à utilização de alimentos ricos em _____, a fim de melhorar a biodisponibilidade do ferro da refeição.
II. O consumo aumentado de carne por crianças maiores de seis meses fornece fontes adequadas de ferro e ________ .
III. O chocolate contém ácido oxálico que, quando misturado em grandes quantidades ao leite, forma um composto insolúvel e reduz a absorção de _______ .
IV. Um dos fatores intrínsecos mais importantes relacionados com a utilização do ferro, zinco e _________ é a diminuição da capacidade digestiva e absortiva. Esta vitamina é essencial para a formação da hemoglobina, e seu estado carencial gera anemia perniciosa.
V. O indicador clínico mais utilizado para detectar a deficiência de _______________ em inquéritos populacionais é a presença de xeroftalmia.
Vitamina A, cálcio, zinco, vitamina B12, vitamina C.
Vitamina C, cálcio, zinco, vitamina A, vitamina B12.
Vitamina B12, zinco, cálcio, vitamina A, vitamina C.
Vitamina B12, cálcio, zinco, vitamina C, vitamina A.
Vitamina C, zinco, cálcio, vitamina B12, vitamina A.
Nutrição - Gestão nas UPR's - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O planejamento de um cardápio para coletividade sadia requer alguns princípios básicos. Assinale a alternativa correta:
A distribuição percentual mais recomendada de carboidratos, proteínas e lipídios no cardápio é a seguinte: 50% a 65% do VET para CHO, 5% a 10% do VET para Ptn; 40 a 45% para Lip.
Os únicos fatores que determinam o perfil do cliente são o peso, a altura, o sexo e a etnia.
Os requisitos de micronutrientes somente precisam ser levados em consideração no planejamento de dietas para enfermos.
No planejamento de um cardápio popular, o uso elevado de gorduras nas preparações é fundamental uma vez que os usuários requerem aporte energético maior.
O Programa de Alimentação do Trabalhador PATestipula, no mínimo 1400 Kcal para as refeições principais (almoço, jantar e ceia). Admite-se uma redução para 1200 Kcal no caso de atividade leve, ou acréscimo para 1600 Kcal, no caso de atividade intensa mediante justificativa técnica.
Nutrição - Nutrição Hospitalar - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A avaliação e intervenção nutricional precoce são necessárias em todos os estágios da infecção pelo HIV/AIDS. Marque a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos nutricionais:
Evitar ou reverter a desnutrição, fornecendo níveis adequados de macro e micronutrientes.
Tomar corretamente a medicação conforme prescrição médica, a fim de minimizar os sintomas da doença.
Manter a composição corporal (preservar a massa celular corpórea).
Promover melhor qualidade de vida.
Minimizar os sintomas e as intercorrências da má absorção de nutrientes.
Com o objetivo de promover práticas alimentares saudáveis para crianças menores de dois anos, o Ministério da Saúde publicou um Guia Alimentar que serve de instrumento ao nutricionista para estabelecer o plano dietético para esta faixa etária.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
Não estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, evitando oferecer sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, para não piorar o seu estado de saúde.
Após seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
Analise as proposições abaixo relacionadas às recomendações nutricionais da gestante.
- Visando obter o Valor Energético Total (VET) para alcançar o ganho ponderal gestacional recomendado, deve-se proceder, inicialmente, a avaliação nutricional antropométrica cuidadosa, levando em consideração o peso pré-gestacional, a estatura materna e o peso atual.
- O adicional energético requerido muitas vezes é compensado em parte ou totalmente pela redução na atividade física materna, principalmente na fase final da gestação.
- Durante a assistência pré-natal, a gestante diabética deve ser encorajada a não amamentar seu bebê, pois o alto índice glicêmico do leite materno pode favorecer o aparecimento do diabetes no bebê.
- A hipovitaminose A pode comprometer a gestação, pois a vitamina A é indispensável para o crescimento e desenvolvimento fetal normal, constituição da reserva hepática fetal e para o crescimento tecidual materno.
- A deficiência de cálcio durante a gestação pode afetar o resultado gestacional, com prejuízo no crescimento e desenvolvimento do feto, sem afetar a pressão sanguínea e nem as contrações uterinas prematuras.
Quantas são corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
A indicação de suplementação de vitaminas e/ou minerais para a obtenção de efeitos benéficos para a saúde, com ações funcionais variadas atribuídas a estes nutrientes, resultando em redução do risco de doenças crônicas ou melhoria da qualidade de vida, vem ocorrendo com frequência nos últimos anos. Por outro lado, o aumento da produção, comercialização e do consumo de suplementos vitamínico-minerais sem indicação precisa, ou o controle da quantidade ingerida diariamente é preocupante e deve ser questionado. Sobre o consumo excessivo de vitaminas e minerais, assinale a alternativa INCORRETA:
A suplementação com folacina mascara a anemia megaloblástica, característica da deficiência de vitamina B12.
A suplementação contínua com vitamina C interfere nos resultados de glicose sanguínea e dificulta o controle da glicemia pelos diabéticos.
Quando ingerido em excesso, o zinco gera efeitos agudos (doses acima de 20mg/dia): diarreias com sangue, náuseas, vômitos e dor epigástrica.
O efeito resultante da exposição por longos períodos de tempo a pequenas doses de flúor (1 a 2 ppm, na água potável fluoretada) é a fluorose, que provoca manchas no esmalte dos dentes, sendo o efeito mais estético do que tóxico.
O ferro em excesso promove a diminuição da concentração de radicais livres no organismo e como consequência o aumento do risco de catarata.
Nutrição - Avaliação Bioquimica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O teste de Hemoglobina Glicosilada HbA1c é utilizado na detecção do diabete e em seu monitoramento. Assinale a alternativa INCORRETA:
É um instrumento eficiente para a avaliação do manejo a longo prazo do diabete e do grau de controle.
É um teste sanguíneo para medir a média de níveis de glicose sanguínea de um indivíduo para os dois ou três meses precedentes.
É expressa como uma porcentagem da hemoglobina total que tem glicose ligada.
É um teste de glicose feito de uma a duas horas após a alimentação; em contraste também pode ser feito antes da alimentação. Fonte Krause.pg 697 e Willians pg 421.
A HbA1c é uma medida da glicação da fração c; os valores são mais baixos porque apenas uma fração é medida.
Nutrição - Estrutura da UAN - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O planejamento físico de uma Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. é fundamental para a adequação das instalações aos objetivos propostos. Através de um bom planejamento pode-se garantir uma operacionalização das refeições conforme os padrões qualitativos desejados, do ponto de vista técnico e higiênico. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
A ambiência do trabalho é considerada como o conjunto de elementos envolventes que condicionam as atividades administrativas e operacionais e determinam, em grande parte, a qualidade e quantidade de trabalho produzido.
A iluminação em U.A.N. deve ser distribuída uniformemente pelo ambiente, evitando ofuscamento, sombras, reflexos fortes e contrastes excessivos. A iluminação mais recomendada é a natural.
Temperatura de 10°C a 12°C, com umidade relativa de 20% a 30% é considerada compatível com as operações realizadas numa U.A.N.
A configuração geométrica mais indicada para U.A.N. é a retangular, desde que o comprimento não exceda de 1,5 a 2 vezes a largura. Esta forma propicia melhor disposição dos equipamentos e tem a vantagem de evitar caminhadas supérfluas, conflitos de circulação, reduzindo as fases operacionais e facilitando a supervisão dos trabalhos.
O número de refeições a ser produzidas e o padrão dos cardápios são variáveis diretamente envolvidas para determinar a área física da U.A.N..
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...