Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Para resolução das questões de números 35 e 36, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 23 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 15, 16 e 17 com lesões extensas de cárie, requerendo restaurações Classe II de amálgama.
Se a escolha recair sobre uma liga constituída por partículas esféricas ou esferoidais, para obter boa adaptação marginal, é necessário
empregar uma fita matriz de menor espessura.
usar condensadores de pequeno diâmetro.
utilizar alta pressão de condensação.
evitar a utilização de cunhas de madeira.
utilizar maior proporção de mercúrio.
Instruções: Para resolução das questões de números 35 e 36, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 23 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 15, 16 e 17 com lesões extensas de cárie, requerendo restaurações Classe II de amálgama.
Ao optar por uma liga constituída por partículas irregulares (limalhas) deve-se considerar, na manipulação, que esta liga:
I. necessita de menos mercúrio para a amalgamação.
II. necessita de mais mercúrio para a amalgamação.
III. oferece menor resistência à condensação.
IV. apresenta condensabilidade de compactação positiva durante a inserção na cavidade.
V. tem características granulosas durante a escultura.
VI. é mais fácil de esculpir, brunir e polir.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e VI.
IV, V e VI.
Em relação à limpeza da cavidade para remoção de partículas remanescentes do preparo cavitário, é correto afirmar:
o peróxido de hidrogênio a 10% tem ação germicida e remove microfragmentos da camada superficial externa, bem como a smear plug.
o ácido poliacrílico remove a smear on, oferecendo menor quantidade de íons cálcio e fosfato para o processo de adesão.
o ácido fosfórico a 37% promove o fechamento dos canalículos dentinários, possibilitando a penetração do adesivo.
o hipoclorito de sódio usado alternadamente com a água oxigenada atua como agente clareador das estruturas dentárias, não necessitando ser neutralizado após o uso.
as substâncias à base de hidróxido de cálcio são usadas em preparo com qualquer profundidade, limpando mecanicamente a cavidade e neutralizando sua acidez.
Na execução de um preparo cavitário de dente permanente com extensa lesão de cárie, deve-se levar em consideração a forma de conveniência, de modo que a saúde dos tecidos periodontais circundantes seja preservada, o que pode ser feito por meio de alguns procedimentos, EXCETO:
gengivoplastia para cavidade Classe V.
gengivectomia para cavidade Classe III.
cunha proximal para cavidade Classe II.
gengivoplastia para cavidade Classe I.
aumento de coroa clínica.
Instruções: Para resolução das questões de números 30 e 31, considere o enunciado a seguir:
O tratamento deve ser iniciado com os procedimentos de
remoção imediata de tecido cariado e restauração com amálgama e restauração das manchas brancas com cimento de ionômero de vidro.
adequação do meio com cimento de ionômero de vidro e restauração das manchas com resina composta.
remoção imediata de tecido cariado e restauração com amálgama e remineralização das manchas brancas.
adequação do meio com cimento de ionômero de vidro e remineralização das manchas brancas.
tratamento expectante dos molares e restauração das manchas brancas com resina composta.
Com relação ao preparo cavitário de um dente com lesão de cárie, considere as afirmativas a seguir:
I. A remoção da dentina cariada associada à preservação de estrutura dentária é um binômio indispensável.
II. A manutenção de cristas marginais e vertentes cuspídeas não favorece a resistência da restauração.
III. O preparo de superfícies proximais deve obedecer a princípios biomecânicos conservadores.
IV. A limpeza da cavidade é dispensável quando o material restaurador for o amálgama.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Assinale a opção incorreta acerca de facetas estéticas.
A ocorrência em pacientes jovens que têm polpa volumosa de defeitos de desenvolvimento dentário, de alterações de cor e de traumatismos em dentes anteriores é significativo na clínica odontológica. A técnica de faceta estética direta ou indireta tem grande resolutividade para a maioria desses casos.
Além da resolutividade estética, as facetas podem ser indicadas para restabelecer função oclusal ou, ainda, mudar o contorno de dentes para suporte de próteses parciais removíveis.
É necessário que pelo menos 50% da superfície dentária preparada para receber a faceta esteja coberta por esmalte, principalmente nas margens cavitárias.
A faceta estética é indicada para pacientes com bruxismo, hábito de apertar os dentes ou mesmo morder objetos como lápis ou cachimbo.
Os amálgamas pré-capsulados
I garantem a proporção correta da liga de prata-mercúrio.
II asseguram a pureza do mercúrio.
III diminuem o risco da contaminação do ambiente do consultório.
Assinale a opção correta.
As restaurações estéticas diretas têm como vantagens a adesividade conferida pelo emprego de sistemas adesivos cada vez mais desenvolvidos. Acerca desses materiais e de suas técnicas operatórias, assinale a opção correta.
Os sistemas adesivos têm como mecanismo de união a hibridização obtida por meio do condicionamento ácido, o qual, ao remover minerais, expõe as fibrilas colágenas da matriz dentinária, que são infiltradas por monômeros adesivos, criando um embricamento entre os polímeros e a matriz biológica.
O sistema adesivo autocondicionante de um passo tornou possível a simplificação da técnica adesiva sem perda de propriedades a curto e longo prazo.
A hibridização, por selar a cavidade, pode substituir adequadamente outros protetores pulpares, mesmo em cavidades muito profundas a serem restauradas com material resinoso.
Quando aplicada sobre esmalte, a técnica do condicionamento ácido o transforma em estrutura irregular e permeável por meio da dissolução dos cristais de hidroxiapatita. Quando aplicada sobre a dentina, seus efeitos são diversos: ação desmineralizadora, causando a coagulação de parte orgânica; ação de desnaturação do colágeno; e também ação hipertônica.
Em relação à proteção do complexo dentinopulpar e à terapia pulpar, assinale a opção incorreta.
As pulpotomias são contra-indicadas em dentes com dor espontânea e contínua, que não cessa com uso de analgésicos comuns, ou em casos de ausência de respostas a estímulos térmicos.
A curetagem pulpar envolve a excisão de uma pequena quantidade de tecido conjuntivo pulpar, expondo um tecido subjacente livre de inflamação e aumentando a área de contato com o material de proteção.
A utilização do cimento ionomérico como material protetor se deve a algumas propriedades, como menor potencial de irritação do complexo dentinopulpar, adesividade às estruturas dentárias, ação antimicrobiana e coeficiente térmico linear bem menor que o da estrutura dentária.
As propriedades biológicas do agregado de trióxido mineral (MTA) são, praticamente, as mesmas do hidróxido de cálcio. As partículas hidrofílicas de fosfato de cálcio e óxido de cálcio, em presença de água, transformam-se em hidróxido de cálcio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...