Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O amálgama dental tem sido utilizado na prática odontológica há mais de 100 anos. Atualmente, seu uso vem declinando por diversas razões. Acerca da utilização do amálgama em relação a outros materiais de uso direto, assinale a opção correta.
O amálgama é indicado em dentes posteriores, em que a estética não é primordial, e constitui um material de escolha para uso direto quando a escolha se baseia no critério da longevidade.
Em dentes pré-molares com tratamento endodôntico prévio, a indicação do amálgama se deve às suas melhores propriedades mecânicas em relação aos outros materiais diretos.
Em algumas situações, a utilização do amálgama requer menor desgaste de estrutura dentária no que diz respeito à profundidade da cavidade.
A razão principal para o declínio da utilização do amálgama é a contaminação ambiental.
Considerando-se que o clareamento dental tem sido bastante difundido e freqüentemente utilizado nas mais diversas situações, assinale a opção incorreta.
A técnica termo catalítica para clareamento em dentes com defeitos cervicais na junção amelocementária constitui fator de risco para o desenvolvimento de reabsorção cervical.
O clareamento intracoronário com peróxido de hidrogênio a 30% produz uma reação química que aumenta a microdureza da dentina e do esmalte, mas enfraquece as propriedades mecânicas da dentina.
A utilização das minociclinas indicadas comumente para tratamento de acne pode causar alterações de cor em dentes e ossos em alguns pacientes.
O uso de ciprofloxacin para tratamento de infecções com klebsiela na primeira infância tem sido associado com alterações de cor dos dentes em tons esverdeados que não são removidos com técnicas de clareamento.
Considerando-se que a erosão/abrasão tem sido muito freqüentemente encontrada, mesmo em adultos jovens, julgue os itens abaixo.
I As lesões cervicais não-cariosas denominadas abfração se localizam na vestibular dos dentes, têm forma de V ou cunha, término nítido e superfície irregular e rugosa.
II As lesões denominadas erosão se diferenciam da abfração apenas por apresentarem superfície em esmalte lisa e polida.
III As lesões denominadas abrasão se localizam na região vestibular ou lingual, apresentam forma de U ou pires, são rasas em profundidade, têm término imperceptível e superfície lisa e sem brilho.
IV O tratamento clínico da erosão por abrasão consiste na remoção ou controle do fator etiológico. Nos caso em que a perda de estrutura for discreta ou quase imperceptível, clinicamente não há necessidade de tratamento restaurador das lesões.
Estão certos apenas os itens
Texto para as questões 31 a 33
Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.
Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia. Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal. Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores. No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.Com relação ao tratamento restaurador indicado para o caso apresentado no texto, assinale a opção correta.
Os dentes 36 e 46 devem ser tratados por meio do resselamento das margens, pois, radiograficamente, não apresentam imagem compatível com recidiva de lesão cariosa.
Para se restaurar todos os pré-molares superiores direito e esquerdo, devem ser feitos preparos cavitários do tipo slots verticais.
A lesão cariosa do dente 47 é muito profunda, o que torna obrigatório o tratamento expectante.
O dente 45 pode ser restaurado com resina composta.
As ligas de fase dispersa diferem das ligas convencionais na sua composição e nas propriedades físicas. Com relação às ligas de fase dispersa, assinale a opção incorreta.
Elas apresentam resultado inferior no que diz respeito à adaptação marginal por não estarem sujeitas ao fenômeno da corrosão, que, com seus produtos, veda a interface dente/restauração.
O conteúdo total de cobre utilizado nelas varia de 9% a 20%.
As partículas prata-cobre conferem rigidez à matriz de amálgama.
O amálgama rico em cobre é catódico em relação ao amálgama convencional.
Uma das maiores dificuldades para a realização de restauração de resina composta em dentes posteriores está na obtenção de ponto de contato adequado em cavidades de classe II. Assinale a opção incorreta acerca da colocação de matriz e obtenção de ponto de contato adequado em cavidades da referida classe.
O uso de matriz transparente sem pré-cunhamento pode resultar em ponto de contato deficiente.
É indispensável o pré-cunhamento para restabelecimento do ponto de contato.
A utilização de cunha excessivamente alta pode resultar em ausência de contato.
A utilização de matriz de aço sem pré-contorno pode resultar em ausência de contato.
Os cimentos de ionômero de vidro surgiram da associação do ácido proveniente do cimento de policarboxilato com o pó do cimento de silicato. Suas propriedades físicas e biológicas possibilitam sua ampla aplicação clínica em Odontologia. A respeito desses cimentos, assinale a opção incorreta.
Os cimentos ionoméricos apresentam adesão à estrutura dental por meio dos radicais carboxílicos que se unem ao cálcio da dentina e do esmalte.
O cimento ionomérico apresenta, durante o primeiro estágio de presa, alta suscetibilidade ao ganho (sinérese) e perda de líquido (embebição).
As propriedades mecânicas dos cimentos ionoméricos dependem da sua proporção pó-líquido. Um aumento na quantidade de pó reduz a adesividade e a translucidez do material.
Entre as principais indicações dos cimentos ionoméricos, incluem-se o selamento de cicatrículas e fissuras, as restaurações atraumáticas (ART), a dessensibilização dentinária e a cimentação de próteses.
O sucesso do tratamento restaurador depende, entre outros fatores, do conhecimento integral das propriedades, da estrutura e da função do CDP, o que constitui a base biológica necessária para a tomada de decisões clínicas. Com relação ao conhecimento sobre o CDP e suas reações, assinale a opção incorreta.
A dentina terciária ou reacional localizada é formada por uma nova geração de odontoblastos, enquanto a dentina reparadora forma-se às expensas dos odontoblastos primários.
Os túbulos dentinários encontram-se dispostos radialmente, com seu maior diâmetro direcionado para a câmara pulpar.
A resposta imediata e o declínio rápido da dor à estimulação térmica com frio indicam que a polpa se encontra em estado potencialmente reversível.
O efeito dos procedimentos cortantes, como o de preparo cavitário, é maior em áreas de exposição dentinária recente.
Por muito tempo, acreditou-se que a dentística restauradora tradicional, assim como a visita regular ao dentista, resultava em saúde oral. Em muitas partes do mundo, desenvolveu-se uma maneira mecânica para solucionar problemas relacionados a doenças bacteriológicas, porém essa abordagem não promoveu um tratamento efetivo da doença cárie. Ao contrário, o processo bacteriológico prosseguia e surgiam novas lesões de cárie ou cárie secundária, o que criava um novo problema: a manutenção e a rerestauração do dente restaurado, o chamado ciclo restaurador repetitivo. Chegou a hora de corrigir esse equívoco e se estabelecer um novo patamar de conhecimento, para se avançar na direção de um modelo de promoção de saúde.
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
I As restaurações não são duráveis e não curam a cárie.
II Sob a ótica do tratamento tradicional, ressalta a urgência em produzir restaurações e em intervir invasivamente no dente.
III A cada retratamento, os dentes tornam-se inevitavelmente menos resistentes e a complexidade das restaurações aumenta.
IV As restaurações estão fadadas ao fracasso, a menos que se observem os fatores etiológicos prevalentes.
A quantidade de itens certos é igual a
Para o preparo cavitário, são necessários instrumentos que proporcionem acesso à lesão que afeta a estrutura dentária. Entre os instrumentos operatórios disponíveis, os instrumentos cortantes manuais e rotatórios são muito utilizados na prática odontológica. Com relação a esses instrumentos, assinale a opção incorreta.
As enxadas têm seu uso indicado principalmente para acabamento final das paredes internas das cavidades.
As brocas esféricas são indicadas principalmente para remoção de tecido cariado, confecção de retenções e acesso a cavidades de dentes anteriores, ao passo que as de cone invertido são utilizadas para determinar sulcos e canaletas em cavidades para restaurações metálicas fundidas.
Quando o instrumento rotatório gira a mais de 4.000 rpm, ele deve ser refrigerado com spray água-ar lançados sobre a parte ativa da broca, a fim de serem evitados danos pulpares.
As vibrações provocadas por instrumentos rotatórios podem produzir lesões pulpares na região correspondente ao preparo cavitário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...