Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
um aumento da proporção de dentes cariados em relação aos restaurados.
uma melhoria das condições de saúde bucal em todas as regiões.
o fenômeno da polarização da cárie dentária na região Norte.
uma redução acentuada do índice de cárie dentária na região Sudeste.
uma redução do acesso à água tratada e fluoretada.
A abordagem da saúde como fenômeno coletivo constitui o foco da epidemiologia, que tem como objeto
os saberes constituídos sobre a dimensão biológica que afetam os fenômenos relativos ao processo saúde- doença.
a compreensão que doenças são eventos que ocorrem ao acaso, ainda que tenham relação com uma rede de eventos identificáveis.
o estudo de sadios e doentes sob a perspectiva biológica de cada indivíduo, considerando aspectos fisiopatológicos e clínicos.
o pressuposto que a noção de população é periférica e o estudo das características das doenças ocupa lugar central.
a relação entre o subconjunto de doentes e o conjunto população ao qual ele pertence, incluindo os determinantes desta relação.
Considere as assertivas a seguir:
Para explicar os fenômenos relativos ao processo saúdedoença é preciso utilizar saberes que não vão além da dimensão social desses fenômenos
porque
a epidemiologia constitui um campo de conhecimentos e práticas que transcende a própria área da saúde, abrangendo conhecimentos produzidos no âmbito da economia, sociologia, antropologia e história.
É correto afirmar:
as duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
as duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
a primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
a primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma proposição falsa.
tanto a primeira quanto a segunda assertivas são proposições falsas.
O conhecimento da situação epidemiológica da população é essencial, tanto para o nível do planejamento quanto para o de execução de serviços odontológicos. Ele constitui-se no caminho correto do equacionamento dos problemas de saúde/doença de cada comunidade. O levantamento mais recente em saúde bucal, realizado no Brasil, ocorreu em 2002/2003, sendo denominado SB Brasil - Condições de Saúde Bucal na População Brasileira. Com relação a esse levantamento epidemiológico, afirma-se que
a população brasileira de 12 anos foi toda examinada, com o objetivo de conferir representatividade do conjunto.
a má-oclusão aos 5 anos foi avaliada pelo Índice de Estética Dental DAI, revelando que 7% das crianças apresentavam cálculo.
a tendência de crescimento na prevalência em função da idade foi observada, evidenciando-se o caráter cumulativo do CPO-D/ceo-d.
o processo de amostragem dos indivíduos permitiu a eliminação ou minimização das discordâncias.
as regiões Norte e Nordeste possuíam uma menor necessidade de algum tipo de prótese dentária quando comparadas às regiões Sul e Sudeste.
Representa um objetivo do levantamento epidemiológico.
Realizar procedimentos restauradores.
Conhecer as condições de saúde bucal da população.
Realizar somente cirurgias orais menores.
Realizar cirurgias de pacientes fissurados.
Identificar cirurgiões-dentistas afastados do mercado de trabalho.
Um paciente chega à Unidade Básica de Saúde apresentando um quadro de dor espontânea no dente 24. Marque a alternativa que indica a melhor conduta nesse caso, após avaliação da condição pulpar.
A polpa está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, logo está indicada a realização de um tratamento expectante utilizando Hidróxido de Cálcio para proteção indireta.
A cavidade é profunda e apresenta tecido de aspecto amolecido; a polpa não está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa logo a melhor indicação de tratamento é a pulpotomia.
A polpa não está exposta, mas a cavidade apresenta tecido amolecido; o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa. O tratamento mais adequado é a completa remoção do tecido cariado e proteção indireta da polpa e restauração temporária do dente até remissão da dor.
A polpa não está exposta e o dente não responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, sendo a pulpotomia o tratamento mais indicado.
A polpa está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, dessa forma indica-se a biopulpectomia.
Uma paciente foi atendida no serviço de odontologia, queixando-se de dor na região do incisivo lateral superior direito. Na história clínica, referiu que, desde os nove anos de idade, realizava cirurgias para a remoção de um cisto na região. No exame intrabucal, foram constatadas a ausência do referido dente e uma fístula no local. Por meio da radiografia periapical, foi possível observar uma zona radiolúcida circunscrita que provocava afastamento dos dentes vizinhos e se estendia até o rebordo alveolar. Diante desse quadro, foram realizados o tratamento endodôntico dos dentes vizinhos e a enucleação da lesão. Nos pósoperatórios de um e de três anos, foi constatado que a lesão persistiu.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
O teste de vitalidade pulpar é positivo em dentes cujas lesões apicais apresentam o diagnóstico sugestivo de cisto radicular.
Uma paciente de quatorze anos de idade procurou atendimento médico após sofrer fratura na face mesiolingual do dente 36, tendo o resultado do exame clínico e radiográfico evidenciado o seguinte quadro: lesão de cárie mesioclusal profunda, com limite cervical na altura da crista óssea alveolar; teste de vitalidade pulpar positivo.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os próximos itens.
Podem ser necessários o capeamento pulpar indireto e a restauração provisória com cimento ionomérico.
A respeito de displasia cemento óssea periapical, julgue os itens a seguir.
O tratamento endodôntico deve ser priorizado antes da realização da biópsia incisional com trefina.
A respeito de displasia cemento óssea periapical, julgue os itens a seguir.
O cementoblastoma é uma neoplasia benigna intimamente ligada a um dente vital e pode causar dor intermitente de baixa intensidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...