Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após um procedimento cirúrgico bucal em um paciente adulto, o cirurgião dentista prescreveu como anti-inflamatório o diclofenaco potássico, em comprimidos de 50 mg, por via oral.
Nesse caso, qual a dose máxima diária e a origem deste fármaco, respectivamente?
100 mg ácidos enólicos.
150 mg ácidos heteroarilacéticos.
200 mg ácidos indolacéticos.
150 mg ácidos antranílicos.
150 mg ácidos arilpropiônicos.
Assinale a alternativa que representa o antibiótico de escolha no tratamento medicamentoso da gengivite ulcerativa necrosante.
Eritromicina
Metronidazol.
Cefalexina
Roxitromicina.
Fenoximetilpenicilina.
A doença periodontal pode alterar os aspectos morfológicos do osso através de diferentes padrões de destruição óssea. Neste contexto, é correto afirmar:
A perda óssea horizontal é o padrão menos comum de destruição óssea na doença periodontal, onde o osso é reduzido em espessura.
Os defeitos ósseos angulares se caracterizam por uma depressão óssea côncava ao longo da raiz, com a base do defeito localizada apicalmente.
A principal característica do envolvimento de furca grau III é a exposição da furca à visualização direta pela associação da retração gengival ao defeito ósseo.
A periodontite agressiva é a única patologia capaz de provocar alterações ósseas no periodonto.
Em relação aos processos agudos do periodonto, analise as assertivas a seguir:
I. Abscesso pericoronário é a nova terminologia utilizada para o que se denominava pericoronarite e refere-se à inflamação da área gengival em torno da coroa de um dente em erupção parcial.
II. Os processos agudos do periodonto são caracterizados por condições clínicas de início rápido, que envolvem o periodonto, com quadro de dor, desconforto e infecção, podendo ser localizados ou generalizados e com possíveis manifestações sistêmicas.
III. Doenças sistêmicas que afetam a resistência imunológica do indivíduo estão diretamente associadas à gengivite ulcerativa necrosante, principalmente quando envolvem a função e/ou número de leucócitos e a resposta imune secundária pelos linfócitos.
IV. O abscesso periodontal representa um acúmulo localizado de pus, dentro da parede gengival de uma bolsa periodontal, resultando em destruição das fibras colágenas gengivais e perda óssea na área.
Quais estão corretas?
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Paciente F.G.F, 10 anos, gênero masculino, baixo peso corporal, e com história de escovação dentária sem supervisão, uso contínuo de dentifrício fluorado desde a primeira infância e ingestão de água de abastecimento fluoretada. Após realizada a profilaxia, e sob boa iluminação, as seguintes características clínicas foram observadas: manchas brancas, opacas, porosas nas bordas incisais de todos os dentes anteriores e nas pontas de cúspides dos primeiros molares, atingindo menos de 25% da superfície dentária vestibular. As características clínicas descritas acima são compatíveis com o quadro clínico de:
Cárie de mamadeira.
Lesão cariosa inativa.
Dentinogênese imperfeita.
fluorose.
A respeito das dores orofaciais mais comuns, assinale a opção correta.
A ocorrência de enxaquecas é mais comum em homens do que em mulheres.
Mesmo que o paciente aponte claramente que a dor ocorre na maxila, é possível que sua origem seja na mandíbula, pois a confusão sensorial é frequente nas dores orofaciais.
Fadiga da musculatura mastigatória ao acordar é sinal claro de neuropatologia do nervo facial.
A placa miorrelaxante é indicada para todos os casos de dor orofacial.
A neuralgia do nervo trigêmeo pode estar associada a um ponto de gatilho, região que, se manipulada corretamente, trará alívio à dor do paciente.
Acerca das disfunções das articulações têmporo-mandibulares (ATM), assinale a opção correta.
A técnica de imagem mais eficaz para avaliar tecidos moles das ATM é a ressonância magnética.
Nas cirurgias de recaptura de disco das ATM, o acesso cirúrgico retromandibular é o mais indicado, por permitir boa visualização dessas articulações.
A radiografia das ATM em máxima abertura bucal é útil para avaliar se a relação entre a cabeça da mandíbula e a eminência articular do osso zigomático é adequada.
A disfunção do músculo pterigoideo do lado direito provoca desvio para o lado oposto durante a abertura bucal.
A luxação bilateral recorrente das ATM é tratada cirurgicamente pela técnica da coronoidectomia bilateral.
Assinale a opção que apresenta o exame de imagem mais indicado para o estudo da hiperplasia condilar unilateral.
tomografia computadorizada da ATM
ultrassonografia da ATM
radiografia transcraniana para ATM
ressonância magnética da ATM
radiografia panorâmica digital
Com a erupção dos dentes, a composição da microbiota bucal sofre grandes alterações, destacando-se entre as principais bactérias que aderem à estrutura dental as seguintes:
I. Streptococcus mutans.
II. Streptococcus sobrinus.
III. Streptococcus sanguis.
IV. Algumas espécies de Actinomyces.
Quais estão corretas?
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Paciente de 15 anos de idade, gênero feminino, chega ao consultório odontológico relatando ausência de seu canino superior esquerdo (23). Ao realizar radiografia periapical da região, o cirurgião-dentista observa a imagem do canino não-irrompido, sobreposta à porção radicular do elemento 22. Ao realizar uma segunda tomada radiográfica desviando a angulação horizontal distorradialmente, observa-se que a imagem do canino acompanhou o referido desvio. De acordo com o exposto, pode-se afirmar que o método de localização radiográfica utilizado e a região da maxila onde o dente incluso se encontra em relação ao elemento 22 são, respectivamente:
Miller-Winter, vestibular.
Donovan, distal.
Clark, palatina.
Clark, mesial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...