Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder às questões de números 25 a 29, considere as informações abaixo.
Paciente com 33 anos de idade, sexo masculino, apresenta restauração de amálgama no dente 15 com evidências de cárie secundária e indicação para a substituição desta restauração. O cirurgião-dentista destro adotou a posição de 11 horas e realizou a sequência de procedimentos restauradores com visão direta.
No decorrer da rotina da prática odontológica, a adoção desta postura de trabalho pode, a longo prazo, acarretar ao cirurgião-dentistaNo plano de tratamento de pacientes que requerem cuidados especiais, um assunto que ainda causa muita controvérsia é o emprego de soluções anestésicas locais que contenham vasoconstrictores. Uma situação da prática odontológica em que o uso de anestésicos locais com vasoconstrictores está totalmente contraindicada é:
A anestesia local é o procedimento que antecede muitos tratamentos praticados em Odontologia. Um dos princípios básicos de anestesia local na prática odontológica é:
Os anestésicos locais utilizados na prática odontológica apresentam algum grau de vasodilatação. Sendo assim, a associação de vasoconstrictores aos anestésicos locais traz benefícios, tais como:
Os anestésicos locais do tipo amida formam a principal classe de medicamentos utilizada durante os procedimentos odontológicos. Eles sofrem biotransformação (metabolismo) no fígado e, portanto, devem ser utilizados com muita restrição em pacientes com função hepática deficiente (decorrente de câncer ou cirrose, por exemplo) ou em pacientes com fluxo sanguíneo hepático abaixo do normal.
Em pacientes com insuficiência hepática, o tipo de anestésico local mais indicado, correspondendo a um medicamento híbrido (éster-amida), é a:
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 24, considere as informações abaixo.
Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta diabetes mellitus Tipo 2 e tem indicação para pulpectomia do dente 36.
O procedimento endodôntico do dente 36 requer a realização de anestesiaAtenção: Para responder às questões de números 21 a 24, considere as informações abaixo.
Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta diabetes mellitus Tipo 2 e tem indicação para pulpectomia do dente 36.
A escolha do anestésico deve recair sobre a solução deAtenção: Para responder às questões de números 21 a 24, considere as informações abaixo.
Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta diabetes mellitus Tipo 2 e tem indicação para pulpectomia do dente 36.
Na realização da manobra anestésica, o posicionamento do paciente e do cirurgião-dentista destro, respectivamente, sãoOdontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos básicos de periodontia. Embora o uso de fio dental para a limpeza dos espaços interdentais seja eficiente, o palito de dentes pode substituir o fio dental na limpeza interproximal de dentes com papilas interdentais retraídas.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação à figura acima, que mostra o desenho esquemático do envoltório de duas bactérias, em que P e M correspondem, respectivamente, a parede bacteriana e membrana citoplasmática, julgue os itens a seguir.
O periplasma, espaço situado entre a membrana citoplasmática e a membrana externa, representado na figura pela letra d, é responsável pela hidrólise de substâncias tóxicas e pelo auxílio no transporte de nutrientes em bactérias gram-negativas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...