Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, referentes aos instrumentos utilizados na prática clínica odontológica. Para a realização do exame clínico dentário, a sonda exploradora deverá estar sempre com a ponta afiada para permitir a detecção de lesões cariosas nos sulcos e fissuras dentários.
O fluoreto de cálcio é um mineral que se forma na superfície dos dentes após o contato destes com formas de aplicação tópica de fluoretos. Sobre o mecanismo de ação tópica do fluoreto e suas implicações clínicas, é correto afirmar que:
Cerca de 10% dos tumores malignos que acometem os seres humanos ocorrem na boca. Desses, o de maior frequência é o carcinoma espinocelular, com cerca de 95% de incidência em pessoas que apresentam câncer bucal. Sobre os tumores malignos que afetam a cavidade bucal, é correto afirmar que:
De acordo com a OMS, considera-se idoso, nos países desenvolvidos, aquele indivíduo que possui 65 anos ou mais e, nos países em desenvolvimento, aquele que já alcançou 60 anos. No Brasil, o aumento da população idosa será da ordem de 15 vezes até 2025, o que colocará o Brasil como sexto país com maior número de idosos no mundo. Uma das alterações bucais mais frequentes em pessoas idosas é a hipossalivação, cujas causas podem ser sistêmicas, medicamentosas ou por irradiação advinda de terapias oncológicas de cabeça e pescoço. É uma condição bucal frequentemente associada à hipossalivação a presença:
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. A remoção química da cárie mediante o uso de gel à base de papaína, cloramina e azul de toluidina promove o amolecimento da dentina cariada, facilitando sua remoção mecânica sem estímulos cortantes e, consequentemente, sem o uso de anestesia.
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. Os primeiros molares permanentes são os dentes mais susceptíveis às lesões de cárie devido à sua anatomia oclusal marcada por fóssulas e fissuras. Por isso, o tratamento restaurador atraumático preconiza, como estratégia preventiva, a aplicação de selantes à base de ionômero de vidro em todos estes dentes, logo após a sua erupção total.
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. A filosofia da mínima intervenção odontológica envolve procedimentos educativos e preventivos relacionados com a detecção precoce da cárie e seu tratamento micromolecular como, por exemplo, o reparo das sequelas sem intervenção invasiva.
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. Apesar de não ser o único microrganismo presente na cavidade bucal que participa do desenvolvimento da lesão de cárie, a presença do Streptococcus mutans na placa dentária determina o alto grau de susceptibilidade do indivíduo à cárie.
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. A lesão inicial da cárie pode ser considerada de natureza essencialmente química, pois se inicia pela ação desmineralizante de ácidos orgânicos, principalmente ácido láctico, sobre a camada superficial do esmalte dental, cujo complexo mineral de cálcio e fosfato torna-se mais susceptível aos ácidos por apresentar impurezas como carbonatos.
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue os itens subsequentes. Todo dente pode se tornar suficientemente resistente à cárie mediante a realização de tratamentos químicos e mecânicos, pois o desafio cariogênico no qual o indivíduo deverá ser frequentemente submetido , não encontrará o fator de suscetibilidade, que é imprescindível para a formação da lesão de cárie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...