Questões de Odontologia do ano 2015

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Embora existam aspectos em comum entre as doenças periodontais e as demais doenças infecciosas que ocorrem em outras partes do corpo, as primeiras estão entre as infecções humanas mais peculiares, estando entre suas características:

  • A. A disposição anatômica do dente, estrutura mineralizada que passa através de tecidos, com uma parte no ambiente intrabucal e outra no interior do tecido conjuntivo, o fornecimento, por parte do dente de uma superfície de colonização bacteriana, a facilidade dessa colonização, em uma superfície relativamente estável, que não “descama”, a possibilidade de adesão bacteriana ao próprio dente, às superfícies epiteliais da gengiva ou bolsa periodontal ou a outras bactérias aí presentes.
  • B. A disposição anatômica do dente, estrutura mineralizada que passa através de tecidos, com uma parte no ambiente intrabucal e outra no interior do tecido conjuntivo, o fornecimento, por parte do dente de uma superfície de colonização bacteriana quando em presença de cáries ou restaurações, a possibilidade de adesão bacteriana às superfícies epiteliais ou bolsa periodontal ou a outras bactérias aí presentes.
  • C. O fornecimento, por parte do dente de uma superfície de colonização bacteriana, a facilidade dessa colonização, embora em uma superfície relativamente instável, a possibilidade de adesão bacteriana ao próprio dente, às superfícies epiteliais da gengiva ou bolsa periodontal ou a outras bactérias aí presentes.
  • D. O fornecimento, por parte do dente de uma superfície de colonização bacteriana, a facilidade dessa colonização, em uma superfície relativamente estável, quando em presença de restaurações, a possibilidade de adesão bacteriana ao próprio dente, às superfícies epiteliais da gengiva ou bolsa periodontal ou a outras bactérias aí presentes.
  • E. O fornecimento, por parte do dente de uma superfície de colonização bacteriana, através da presença do cemento, a facilidade dessa colonização, nessa superfície relativamente estável, que não se deposita com frequência, a possibilidade de adesão bacteriana a outras bactérias aí presentes.

O suprimento sanguíneo do periodonto é feito, principalmente, pela artéria dentária, ramo da artéria

  • A. O suprimento sanguíneo do periodonto é feito, principalmente, pela artéria dentária, ramo da artéria
  • B. maxilar superior ou inferior, que emite a artéria transeptal antes de penetrar no alvéolo dentário. Os ramos terminais da artéria trans-septal (perfurantes), penetram na lâmina dura em todos os níveis do alvéolo.
  • C. alveolar superior ou inferior, que emite a artéria intra-septal antes de penetrar no alvéolo dentário. Os ramos terminais da artéria intra-septal (perfurantes), penetram na lâmina dura em todos os níveis do alvéolo.
  • D. palatina superior ou inferior, que emite a artéria intra-septal antes de penetrar no alvéolo dentário. Os ramos terminais da artéria intra-septal (recorrentes), penetram na lâmina dura em todos os níveis do alvéolo.
  • E. maxilar superior ou inferior, que emite a artéria intra-septal antes de penetrar no alvéolo dentário. Os ramos terminais da artéria intra-septal (perfurantes), penetram na lâmina dura em todos os níveis do alvéolo.

O cemento radicular é um tecido calcificado especializado que tem características em comum com o tecido ósseo, apresentando como peculiaridades:

  • A. conter vasos sanguíneos ou linfáticos, não ter inervação, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
  • B. não conter vasos sanguíneos, mas apenas linfáticos, ter inervação por fibras de pequeno calibre, sofrer apenas reabsorção fisiológica e não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
  • C. não conter vasos linfáticos, mas apenas sanguíneos, não ter inervação, sofrer remodelação e reabsorção fisiológica apenas durante a juventude do paciente e não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
  • D. não conter vasos sanguíneos ou linfáticos, ter inervação por fibras de pequeno calibre, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
  • E. não conter vasos sanguíneos ou linfáticos, não ter inervação, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, mas apresentar deposição contínua ao longo da vida.

Os principais feixes de fibras colágenas do ligamento periodontal, que unem o dente ao osso alveolar são fibras

  • A. interdentárias, da crista alveolar, oblíquas e da crista alveolar.
  • B. da gengiva inserida, horizontais e apicais.
  • C. do sulco gengival, da gengiva inserida, horizontais e oblíquas.
  • D. da crista alveolar, horizontais, oblíquas e apicais.
  • E. interdentárias, inter-radiculares, oblíquas e apicais.

Um dos medicamentos de uso na Clínica Odontológica são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE’s). Em pacientes com alterações de pressão arterial, em uso de medicamentos inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina − ECA (Captopril, Enalapril, p.ex.) ou portadores de arritmias cardíacas, em uso de varfarina (Marevam, Coumadin), medicamento anticoagulante para prevenir eventos de trombose arterial ou venosa e o uso de AINE’s é correto afirmar:

  • A. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • B. Aumentam as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • C. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, diminuindo sua circulação livre, aumentando seu potencial coagulante e a possibilidade de quadros trombóticos.
  • D. Aumentam as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem reforçar a ligação da varfarina com as proteínas plasmáticas, diminuem o sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • E. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem reforçar a ligação da varfarina com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos

Alavanca, cunha e roda/eixo, são ações exercidas, em uma exodontia, pelo instrumento:

  • A. Cureta de Lucas.
  • B. Fórceps.
  • C. Elevador.
  • D. Afastador de Minesotta.
  • E. Porta agulhas de Mayo-Hegar.

Em relação ao uso de fármacos e a clínica odontológica é INCORRETO afirmar:

  • A. Existem várias estratégias de cunho farmacológico para o tratamento das AFTAS, por exemplo: o acetonido de triancinolona e carboximetilcelulose são bastante indicados, diminuindo a sintomatologia.
  • B. Para adultos ou crianças com peso corporal maior que 30 kg e em casos de abscessos apicais em fase inicial e com história de alergia, indica-se a Claritromicina 250 mg a cada 12 horas.
  • C. O aciclovir é um agente antiviral especifico contra os vírus-DNA, impedindo a duplicação viral, portanto indicado para a lesão do Herpes Tipo 1 em semimucosa labial, em forma de creme, mesmo sabendo que este tratamento é menos efetivo que por via oral.
  • D. No tratamento da disestesia e da hiperalgesia a indicação é não aumentar o uso de analgésicos ou de corticosteroide, pois pode provocar um distúrbio neurológico. A indicação nesse caso é o Tramadol.
  • E. Os fios de retração gengival impregnados de epinefrina não devem ser empregados em pacientes com risco cardiovascular. Quando a epinefrina estiver contraindicada o profissional tem a alternativa de empregar uma solução de prilocaína com felipressina.

Em relação às normas de prescrição de receita de medicamentos, é correto afirmar:

  • A. A receita de controle especial deve ser preenchida em duas vias, sendo a 2ª via − orientação ao paciente e é utilizada na prescrição de medicamentos sujeitos a conter sua base de substâncias capazes de produzir modificações nas funções gástricas e esofágicas.
  • B. A notificação de receita especial − de cor branca − que é usada para a dispensação de substâncias retinoicas, imunossupressoras ou anabolizantes, que constam nas listas C2, C3, e C5 respectivamente é de uso exclusivo da área médica.
  • C. Na prescrição de antibióticos, a receita deverá ser feita em duas vias, acompanhada de notificação de receita do tipo A, de cor branca, para a 1ª via ser de orientação ao paciente.
  • D. No caso de intervenções cirúrgicas que exigem cuidados pós-operatórios do paciente, as informações deverão estar contidas da receita e a 2ª via ser retida na farmácia.
  • E. As prescrições deverão conter o nome do medicamento, que pode ser o nome genérico ou o do fármaco de referência e só poderão ser feitas para uso odontológico.

Em relação aos cimentos de ionômero de vidro, é correto afirmar:

  • A. A contração dos cimentos de ionômero de vidro modificados por resina é mais rápida que a dos cimentos de ionômero de vidro convencionais.
  • B. Os cimentos de ionômero de vidro modificados por resina têm suas propriedades mecânicas melhoradas, porém a estética é prejudicada.
  • C. Os cimentos de ionômero de vidro modificados por resina apresentam resistência mecânica inferior à das resinas compostas.
  • D. O cimento de ionômero de vidro, além de liberar flúor, também é capaz de incorporá-lo.
  • E. Para que ocorra a adesão dos cimentos de ionômero de vidro modificados por resina utilizados como base sobrestaurações de resina composta, há necessidade de se aplicar o condicionamento ácido sobre o cemento, previamente a aplicação do adesivo.

O tratamento do abscesso periapical em paciente com bom estado geral, consiste em

  • A. drenagem por incisão, anti-inflamatórios e antibioticoterapia.
  • B. drenagem e antibioticoterapia.
  • C. eliminação do foco de infecção e antibioticoterapia.
  • D. uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibioticoterapia.
  • E. drenagem e na eliminação do foco de infecção.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...