Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, apresenta, no exame clínico, oclusão normal, ausência dos incisivos laterais superiores, sem história de perda dentária, dentes permanentes sem cavitações aparentes, mas com presença de lesões de mancha branca nas vertentes das fissuras dos segundos molares inferiores. Apresenta, ainda, áreas de desgaste nas superfícies vestibulares dos incisivos centrais, sem exposição dentinária. O exame radiográfico mostrou ausência dos incisivos laterais superiores e, nos segundos molares, áreas radiolúcidas na altura da fossa central, comprometendo o terço externo da dentina.
Com referência a esse quadro clínico, bem como ao diagnóstico e às possibilidades de tratamento mais adequado, julgue os itens que se seguem.As manchas brancas das fissuras oclusais são decorrentes de fluorose leve.
A amamentação noturna pode ser associada à elevada prevalência de cárie, porque:
A presença de lactobacilos no leite promove o aumento do ph do meio bucal e favorece a atividade cariogênica.
A presença de lactobacilos no leite incrementa o processo infeccioso e favorece a atividade cariogênica.
A presença de lactobacilos no leite promove a diminuição do ph do meio bucal e favorece a atividade cariogênica.
O aumento da salivação e a presença abundante de líquidos na cavidade oral prejudicam a ação do sistema tampão da saliva.
Durante a noite existe uma diminuição da salivação e do reflexo de deglutição que favorece a retenção do alimento junto ao dente.
Em relação à cárie de mamadeira, analise as afirmativas a seguir:
I - Pacientes acometidos pela cárie de mamadeira devem ser tratados primeiramente com o emprego de resinas compostas.
II - Uma das principais características observadas no quadro clínico da cárie de mamadeira, é a presença de lesões cariosas nos incisivos inferiores decíduos.
III - O sucesso do tratamento da cárie de mamadeira depende da cooperação dos pais.
Assinale:
se apenas a afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativa II e III estão corretas;
se apenas as afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa III está correta;
se todas as afirmativas estão corretas.
Em relação a progressão da lesão de cárie dentária em esmalte, analise as afirmativas a seguir:
I- O primeiro sinal clínico da cárie caracteriza-se pela perda de translucidez do esmalte que adquire o aspecto de uma mancha branca.
II- Clinicamente não se evidencia cavitação nas manchas brancas ativas, sendo que o maior grau de desmineralização ocorre em um nível sub-superficial.
III- Microscopicamente a lesão de esmalte apresenta-se dividida em quatro zonas distintas. De fora para dentro podem ser observadas, em seqüência: (1) zona superficial, (2) corpo da lesão, (3) zona escura e (4) zona transparente.
Assinale:
se apenas a afirmativas II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas I e III estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
De acordo com a escala de referência internacional da Organização Mundial de Saúde, uma criança de 12 anos de idade que apresente um índice CPOD igual a 6,0 apresenta uma prevalência de cárie dental considerada:
baixa;
muito baixa;
moderada;
alta;
muito alta.
Os estreptococus mutans representam um grupo de microrganismos altamente cariogênico pelas seguintes características, exceto:
ser altamente acidogênico e acidúrico, com capacidade de produzir ácidos em grande quantidade em pH 5,0, enquanto a maioria dos microorganismos da placa é inoperante neste pH;
produzir polissacarídeo intracelular;
produzir polissacarídeo extracelular a partir da sacarose;
metabolizar várias glicoproteínas salivares;
apresentar-se na cavidade oral de bebês de forma predominante em relação às demais bactérias, previamente à erupção dos dentes, colonizando-os imediatamente durante a erupção, quando a higiene é deficiente.
Acerca da radiologia odontológica, julgue os itens subseqüentes.
A forma e a extensão da lesão de cárie influenciam na aparência radiográfica. Uma lesão superficial com grande extensão ao longo da superfície proximal pode ser visualizada, em direção aos raios X, como mais profunda e escura que uma lesão menor, embora esta, na verdade, seja mais profunda.
As situações clínicas enfrentadas no dia-a-dia do atendimento clínico são bastante diversas, no entanto alguns parâmetros norteiam a atenção à saúde bucal. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Mesmo com a utilização de medidas terapêuticas para o controle da doença cárie, tais como controle de placa bacteriana, orientação dietética e uso racional de fluoretos, pode levar meses ou anos até a atividade da doença ser considerada sob controle.
Os conhecimentos acumulados nas últimas décadas permitiram compreender melhor os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da doença cárie e no aparecimento de lesões cariosas. Com relação a esses conhecimentos, julgue os itens a seguir.
O controle da lesão cariosa in vivo independe da remoção do biofilme cariogênico.
Os conhecimentos acumulados nas últimas décadas permitiram compreender melhor os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da doença cárie e no aparecimento de lesões cariosas. Com relação a esses conhecimentos, julgue os itens a seguir.
No caso de um desafio cariogênico alto e constante, haverá dissolução gradual do esmalte subsuperficial dos dentes. Essa será mais pronunciada profundamente no interior do esmalte que na superfície, difundindo-se por entre o esmalte e seguindo a direção dos prismas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...