Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente com 32 anos de idade, gênero feminino, apresenta dor espontânea e intensa no elemento 15. Ao examiná- la, observa uma extensa lesão de cárie com exposição pulpar, contudo, com ausência de vitalidade. A paciente relata que o dente cresceu, e que apresenta mobilidade e é sensível à mastigação. Contudo, não há presença de edema na região. O diagnóstico e a conduta clínica a serem adotados são
Uma terapia pulpar efetiva requer uma avaliação e interpretação correta de sinais e sintomas clínicos, levando a um diagnóstico preciso da condição pulpar. De acordo com Cameron e colaboradores (2012), dentre os sinais e sintomas agudos relacionados à condição pulpar, podem ser incluídos:
De acordo com Ranly, (1994) modificado por Primo e colaboradores in Maia e Primo (2012), dentre as ações esperadas e limitações dos medicamentos e técnicas utilizados nas pulpotomias de dentes decíduos, podemos destacar que:
Paciente de 3 três anos de idade, saudável, apresentou-se à clínica para tratamento. Durante a remoção de tecido cariado, sob isolamento absoluto, do elemento 85, ocorreu pequena exposição acidental da polpa, na região do corno pulpar mesial. Nas condições mencionadas, de acordo com Mc Donald e colaboradores (2011), a conduta indicada seria:
O papel principal de um material forrador é proteger a polpa, promovendo uma barreira contra as bactérias e impedindo o movimento do luido pelos túbulos dentinários. NÃO fazem parte dos principais grupos de materiais forradores:
A síndrome de Sjögren é uma condição que afeta as glândulas salivares, capaz de ocasionar a sensação de boca seca, conhecida como:
De acordo com Estrela (2004), o conceito atual do preparo do canal radicular apresenta uma associação positiva com o processo de sanificação do sistema de túbulos dentinários, em que se identificam dois momentos primordiais: o esvaziamento e o alargamento. Em relação aos passos para realização de um tratamento endodôntico, é correto afirmar que
Com relação ao correto diagnóstico e tratamento clínico de pacientes, julgue os itens a seguir.
O pólipo pulpar é decorrente de inflamação crônica hiperplásica e da grande capacidade de defesa da polpa de dentes de indivíduos de meia idade com ápice completamente formado.
Com relação ao correto diagnóstico e tratamento clínico de pacientes, julgue os itens a seguir.
O capeamento pulpar direto durante a restauração de um dente tem baixos índices de sucesso, mas, quando a exposição ocorre por cárie, o prognóstico é mais favorável, embora dependa do grau de inflamação e de contaminação do dente.
Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária.
Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.
Caso seja constatado que não houve fratura dentária nem óssea, a prescrição de terapia anti-inflamatória e acompanhamento clínico com testes de sensibilidade pulpar constitui a conduta correta para o caso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...