Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fato de o sistema pulpar e o periodontal apresentarem origem embrionária endodérmica comum não corrobora com a etiopatogenia da patologia endoperiodontal.
Independentemente de as lesões endodôntica e periodontal serem primária ou secundária, a cura periapical pode ser alcançada após tratamento endodôntico eficaz, enquanto a cura periodontal pode ou não acontecer, de acordo com a severidade do envolvimento e do grau da perda do ligamento periodontal.
Os microrganismos responsáveis pela doença endodôntica e periodontal são de origem polimicrobiana mista com características aeróbicas, sendo a microbiota da infecção endodôntica mais complexa que a das infecções periodontais.
O tratamento de lesões endoperiodontais verdadeiras deve ser iniciado de forma concomitante, o tratamento periodontal inicial deve preceder ao endodôntico e a obturação radicular independe do término do tratamento periodontal.
A polpa necrótica pode desenvolver fístula com trajeto do ápice até a área de furca e a fistulização distante do ápice, formando uma reabsorção óssea, sugere uma bolsa intraóssea, indicando o envolvimento tipicamente periodontal.
A forma hiperplástica de exposição da polpa, determinada pelo crescimento de tecido de granulação ou epitélio, ocorre quando a polpa preenche ou ultrapassa toda a cavidade da cárie.
Em pacientes jovens cujos dentes apresentem raízes com forame incompleto, havendo exposição pulpar ao meio externo, ocorre modificação dos tecidos pulpares, o que favorece uma reação inflamatória aguda de etapas evolutivas rápidas.
A sensação dolorosa traduz o distúrbio funcional da polpa como resposta instantânea a um estímulo, tipo de lesão em que sempre se observa inter-relação entre a gravidade da lesão pulpar e a intensidade da dor.
A exposição da polpa permite a epitelização do pólipo, havendo predominância de fenômenos destrutivos sobre os proliferativos, dominando as reações celulares com fibroprodução.
Histopatologicamente, as camadas mais profundas do pólipo são constituídas por tecido conjuntivo vascularizado, alterações degenerativas, células e exsudato tipicamente inflamatórios.
A presença de três canais radiculares pode ser observada radiograficamente em
canino inferior.
segundo pré-molar superior.
primeiro molar superior.
primeiro pré-molar superior.
primeiro pré-molar inferior.
Um paciente chega à Unidade Básica de Saúde apresentando um quadro de dor espontânea no dente 24. Marque a alternativa que indica a melhor conduta nesse caso, após avaliação da condição pulpar.
A polpa está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, logo está indicada a realização de um tratamento expectante utilizando Hidróxido de Cálcio para proteção indireta.
A cavidade é profunda e apresenta tecido de aspecto amolecido; a polpa não está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa logo a melhor indicação de tratamento é a pulpotomia.
A polpa não está exposta, mas a cavidade apresenta tecido amolecido; o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa. O tratamento mais adequado é a completa remoção do tecido cariado e proteção indireta da polpa e restauração temporária do dente até remissão da dor.
A polpa não está exposta e o dente não responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, sendo a pulpotomia o tratamento mais indicado.
A polpa está exposta e o dente responde aos testes de sensibilidade térmica e dolorosa, dessa forma indica-se a biopulpectomia.
Uma paciente foi atendida no serviço de odontologia, queixando-se de dor na região do incisivo lateral superior direito. Na história clínica, referiu que, desde os nove anos de idade, realizava cirurgias para a remoção de um cisto na região. No exame intrabucal, foram constatadas a ausência do referido dente e uma fístula no local. Por meio da radiografia periapical, foi possível observar uma zona radiolúcida circunscrita que provocava afastamento dos dentes vizinhos e se estendia até o rebordo alveolar. Diante desse quadro, foram realizados o tratamento endodôntico dos dentes vizinhos e a enucleação da lesão. Nos pósoperatórios de um e de três anos, foi constatado que a lesão persistiu.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
O teste de vitalidade pulpar é positivo em dentes cujas lesões apicais apresentam o diagnóstico sugestivo de cisto radicular.
Uma paciente de quatorze anos de idade procurou atendimento médico após sofrer fratura na face mesiolingual do dente 36, tendo o resultado do exame clínico e radiográfico evidenciado o seguinte quadro: lesão de cárie mesioclusal profunda, com limite cervical na altura da crista óssea alveolar; teste de vitalidade pulpar positivo.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os próximos itens.
Podem ser necessários o capeamento pulpar indireto e a restauração provisória com cimento ionomérico.
A respeito de displasia cemento óssea periapical, julgue os itens a seguir.
O tratamento endodôntico deve ser priorizado antes da realização da biópsia incisional com trefina.
A respeito de displasia cemento óssea periapical, julgue os itens a seguir.
O cementoblastoma é uma neoplasia benigna intimamente ligada a um dente vital e pode causar dor intermitente de baixa intensidade.
Julgue os itens a seguir, acerca de diagnóstico clínico, imaginológico e histopatologico das afecções bucais, etiopatogenia e tratamento.
Focos radiopacos podem se desenvolver na região periapical de dentes com polpas desvitalizadas ou inflamadas como resposta a estímulos inflamatóríos de alta intensidade.
A respeito de nódulos pulpares, julgue os itens subsequentes,
Os nódulos pulpares estão presentes na displasia dentinaria do tipo II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...