Lista completa de Questões sobre Estomatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na ficha clínica do paciente, dentro da história odontológica atual e pregressa, com vistas ao diagnóstico e planejamento do tratamento dentário, devem ser feitas perguntas relacionadas à queixa principal,
às alterações comportamentais e ao uso de fluoretos.
ao tipo de cicatrização e aos problemas renais.
às cardiopatias, à escovação e ao uso de fio dental.
aos hábitos de higiene oral e ao uso de fluoretos.
às alterações hepáticas e ao uso de fluoretos.
Uma paciente de 13 anos de idade, com agenesia do dente 22 e espaço correspondente edêntulo, apresentou-se, com os responsáveis, no consultório, com queixa estética. A paciente possui oclusão normal de classe I de Angle com todos os dentes permanentes já irrompidos, com exceção dos terceiros molares.
Julgue os próximos itens, a respeito da conduta clínica mais adequada ao caso hipotético acima
A agenesia dentária tem maior prevalência em pacientes do sexo feminino.
Com relação a tuberculose, é correto afirmar que
o exame clínico faz o diagnóstico diferencial entre uma lesão ulcerada maligna e a lesão ulcerada por tuberculose.
o palato mole e as amígdalas raramente são afetados pela tuberculose.
o sítio mais comum de tuberculose na cavidade bucal é a base da língua.
No que se refere a doenças bucais em crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir.
As manifestações bucais características da rubéola são as lesões conhecidas como manchas de Koplik, as quais se desenvolvem precocemente durante o curso da infecção.
No que se refere a doenças bucais em crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir.
Mucoceles são lesões mucosas comuns em crianças e resultam da ruptura de ductos das glândulas salivares.
O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
A hiperdontia é uma anomalia dentária em que é observado o desenvolvimento de um número maior de dentes e se manifesta somente em síndromes ou seqüências.
Julgue os itens a seguir, que versam acerca de dentes inclusos.
O ameloblastoma pode-se originar do epitélio contido dentro do folículo dentário, que geralmente está presente nos dentes inclusos, principalmente em terceiros molares inferiores.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das lesões que apresentam células gigantes multinucleadas no exame histopatológico.
O tumor marrom do hiperparatireoidismo, também denominado osteíte fibrosa cística, é uma lesão monofocal, o que exige a avaliação dos níveis séricos do paratormônio e a realização, especificamente, de radiografias da face e do crânio, onde a ocorrência desse tumor é mais freqüente.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das lesões que apresentam células gigantes multinucleadas no exame histopatológico.
Granuloma central de células gigantes, granuloma periférico de células gigantes, cisto aneurismático e tumor marrom do hiperparatireoidismo são lesões difíceis de se distinguirem no exame histológico. Suas características clínicas são fundamentais para a realização do diagnóstico diferencial.
Paciente com 7 anos de idade, sexo masculino, não apresenta o dente 75 erupcionado. O exame radiográfico de rotina mostra margens bem delimitadas circundando uma área unilocular e homogênea próxima à região deste dente. Este achado sugere o diagnóstico de
cisto ósseo.
amelobastoma.
queratocisto odontogênico.
mixoma odontogênico.
fibroma ameloblástico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...