Questões sobre Legislação Profissional de Odontologia

Lista completa de Questões sobre Legislação Profissional de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o código de ética odontológico, constitui infração ética, exceto:

    A) Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado.

    B) Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.

    C) Delegar a profissionais técnicos ou auxiliares atos ou atribuições exclusivas da profissão de cirurgião-dentista.

    D) Esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento.

    E) Exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica afim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

De acordo com o código de ética odontológica, constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética, exceto:

    A) Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.

    B) Diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional.

    C) Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação.

    D) Promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado.

    E) Comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento.

Assinale a alternativa que se constitui em uma INFRAÇÃO ética prevista no Código de Ética Odontológica.

    A) Executar procedimentos como técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal e auxiliar em prótese dentária, além daqueles discriminados na Lei que regulamenta a profissão e nas resoluções do Conselho Federal.

    B) Guardar sigilo a respeito das informações adquiridas no desempenho de suas funções.

    C) Contratar serviços de outros profissionais da Odontologia, por escrito, de acordo com os preceitos deste Código e demais legislações em vigor.

    D) Recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, compete ao auxiliar em saúde bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal:

    A) Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.

    B) Participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos na função de examinador.

    C) Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista.

    D) Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista.

No âmbito da Ética Odontológica, como se denomina a ação temerária oriunda de excessiva confiança e audácia na conduta e atitude não justificadas nem reconhecidas pela experiência?

    A) Imperícia.

    B) Teste.

    C) Experiência.

    D) Negligência.

    E) Imprudência.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Assegurar as condições adequadas para o desempenho ético e profissional da Odontologia, quando investido em função de direção ou responsável técnico, é um dever fundamental dos profissionais e entidades de Odontologia.


II. O desenvolvimento de capacidades do indivíduo para que possa pertencer a uma comunidade política é uma das bases da moral e da ética, desde a antiguidade, na Grécia, pois é no interior das relações comunitárias que a sociedade se desenvolve e seus membros aprendem a ser morais.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Constituem deveres fundamentais dos profissionais e entidades de odontologia, EXCETO:

    A) Comunicar o Conselho Federal de Odontologia sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da odontologia e que sejam de seu conhecimento.

    B) Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno exercício profissional.

    C) Não manter vínculo com entidade, empresas ou outros desígnios que os caracterizem como empregado, quando as mesmas se encontram em situação ilegal, irregular ou inidônea.

    D) Promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado.

Assinale a INCORRETA. O prontuário deve ser legível, podendo ser manuscrito, datilografado ou digitado; além disso, deve conter:

    A) Identificação do paciente: nome completo, naturalidade, estado civil, sexo, local e data do nascimento, profissão, endereço comercial e residencial.

    B) Nome completo de todos os técnicos em higiene bucal que atenderam o paciente, com o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e endereço comercial.

    C) Orçamento do tratamento: deve ser fornecido ao paciente e ter uma cópia arquivada.

    D) Plano de tratamento: descrição dos procedimentos propostos, relatando os materiais a serem utilizados, os dentes e as áreas envolvidas. Deve ser fornecido ao paciente e ter uma cópia arquivada.

Segundo o Parecer CFO nº. 125/92, a posse do prontuário é do paciente e sua guarda é do profissional, devendo ser arquivado, por no mínimo:

    A) 10 (dez) anos após o primeiro atendimento.

    B) 10 (dez) anos após o último atendimento.

    C) 20 (vinte) anos após o primeiro atendimento.

    D) 20 (vinte) anos após o último atendimento.

São penalidades prevista no Código de Ética Odontológica, EXCETO:

    A) Advertência Confidencial, em Aviso Reservado.

    B) Cassação do exercício profissional ad referendum do Conselho Federal.

    C) Censura Pública, em Publicação Oficial.

    D) Suspensão do exercício profissional até noventa dias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...