Lista completa de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa que apresenta um fármaco que inibe seletivamente a COX-2.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
As crianças diferem dos adultos em relação aos aspectos psicossociais, comportamentais e fisiológicos. As mudanças no desenvolvimento afetam a resposta a fármacos, por isso a prescrição medicamentosa deve ser segura, precisa e eficaz. O cálculo da dose de medicamentos para a prescrição em crianças é baseado
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que uma paciente do sexo feminino, de sessenta e oito anos de idade, diabética, hipertensa e alérgica a penicilina tenha comparecido a um consultório para instalação de implante dentário no dente 46. Com relação a esse caso clínico, assinale a opção correta.
Como a paciente é alérgica a penicilina, deve ser-lhe indicado um antimicrobiano como a azitromicina, mas apenas no pósoperatório.
A dipirona sódica deveria se evitada no pós-operatório, pois elevaria a pressão arterial da paciente.
O ibuprofeno deverá ser evitado no pós-operatório imediato por dificultar a agregação plaquetária.
A paciente deve realizar o bochecho com clorexidina a 0,12 % antes da cirurgia e nas duas semanas posteriores ao procedimento com objetivo de reduzir a microbiota bucal.
Se, durante os exames complementares, for detectado que a glicemia em jejum da paciente é de 101 mg/dL, será necessário que para o médico, antes da realização do implante, substitua o hipoglicemiante por ela usado.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à utilização de fármacos por pacientes renais crônicos, assinale a opção correta.
Se o paciente faz uso de medicamento anticoagulante oral, como, por exemplo, o AAS, após liberação médica, tal droga deverá ser suspensa 48 horas antes do procedimento cirúrgico.
O uso da tetraciclina por esses pacientes deve ser evitado, porque tal droga promove aumento dos níveis de nitrogênio ureico do sangue. As penicilinas e a clindamicina, por sua vez, podem ser utilizadas, desde que o médico corrija a dosagem e(ou) o intervalo.
Deve-se evitar a prescrição, para esses pacientes, de qualquer anestésico que contenha vasoconstritor, especialmente a felipressina.
Se o paciente estiver em terapia de diálise, será obrigatória a realização de profilaxia antibiótica, preferencialmente com 2 g de amoxicilina, via oral, uma hora antes da intervenção cirúrgica.
Havendo indicação cirúrgica, o paciente deve ser submetido à cirurgia o mais rapidamente possível, em sessão única, para evitar o uso demasiado de medicações, em várias sessões.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os produtos finais prostaglandinas e leucotrienos apresentam como efeitos importantes
hipotermia local e reparo de tecidos mineralizados, por aposição de células mesenquimais indiferenciadas.
macrocitose e aumento do pH local, devido à ativação do sistema de complemento.
constrição vascular e relaxamento muscular, em virtude da presença de óxido nítrico.
exsudação plasmática constante e dor, como consequência da potencialização das cininas.
leucopenia e diminuição do tempo de sangramento, devido a alteração na agregação plaquetária.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta com relação às drogas anti-inflamatórias esteroidais.
Dada sua função antiedemogênica, é sempre recomendada a utilização de esteroides no transoperatório, a partir do início do procedimento cirúrgico.
É completamente proibido o uso de esteroides em pacientes com doenças autoimunes, pois, isso prejudicaria ainda mais as defesas do organismo, devido à ação imunossupressora dessas drogas.
Esteroides, quando prescritos no pós-operatório, devem ser utilizados por longos períodos de tempo, de modo que os efeitos terapêuticos sejam maiores que os efeitos colaterais.
Os esteroides atuam diretamente nas vias cicloxigenase e lipoxigenase, evitando a formação de prostaglandinas e leucotrienos, produtos finais da inflamação.
Os esteroides inibem a mobilização de fosfolipídios e a formação do ácido araquidônico, o que reduz a exacerbação do processo inflamatório.
Atenção: Para resolução das questões de números 38 e 39, considere o enunciado a seguir:
A mãe de paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, relata que a criança apresenta mal-estar, irritabilidade e febre, com início dos sintomas dois dias antes da consulta. Durante este período, a mãe observou a presença de lesões na boca, contendo um líquido amarelo em seu interior, que se romperam. O exame clínico mostra úlceras nos lábios, língua e mucosa jugal e o paciente mostra sinais de disseminação da infecção. A história clínica da criança inclui a alergia à penicilina.
A terapêutica medicamentosa sistêmica preconizada consiste na prescrição de
estearato de eritromicina, com dose inicial de 25 mg/kg de peso corporal.
paracetamol, com dosagem de 2 gotas/kg de peso corporal.
amoxicilina, com doses de manutenção de 25 mg/kg de peso corporal.
cetoconazol, com dose inicial de 25 mg/kg de peso corporal.
cefalosporina, utilizando meio comprimido de 200 mg.
Atenção: Para resolução das questões de números 36 e 37, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, relata o uso recente de corticosteroide por via sistêmica. A história médica do paciente inclui a cirrose hepática. O exame clínico mostra placas brancas, espessas e puntiformes na língua, palato mole e mucosa jugal. Estas placas apresentam uma textura superficial rugosa e podem ser removidas por meio de pressão lateral, expondo a mucosa subjacente ulcerada. O paciente descreve uma sensação de queimação dolorosa.
A terapêutica medicamentosa tópica preconizada é
fluconazol.
anfotericina B.
aciclovir.
itraconazol.
nistatina.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Paciente de 75 anos relata episódios recorrentes de aumento de volume pronunciado, indolor e com leve prurido no lábio inferior. A hipótese diagnóstica e o tratamento adequado são, respectivamente,
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Paciente com 60 anos de idade, sexo feminino, portadora de próteses totais superior e inferior, com higiene oral deficiente. A paciente relata dor e ardência na região do palato. O diagnóstico é de candidíase oral. Após orientação de higiene, a medicação utilizada são bochechos com:
Aciclovir;
Nistatina;
Anfotericina B;
Clorexidina;
Rifamicina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...