Lista completa de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança com oito meses de idade é levada à clínica odontológica, apresentando vesículas, úlceras e crostas na região labial. Na anamnese, a mãe relata ser a primeira vez em que constatou a presença destas lesões. Admitida a hipótese diagnóstica de herpes labial, em primo-infecção, o cirurgião-dentista deverá preconizar o seguinte plano de tratamento:
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Uma mulher de vinte e seis anos de idade foi submetida à cirurgia bucal. Inadvertidamente, não utilizou o medicamento prescrito pelo profissional no pós-cirúrgico, tendo optado por utilizar um analgésico que já tinha em casa. Após dois dias da intervenção, a paciente entrou em contato com o profissional, relatando que, embora não estivesse sentindo dor, havia percebido um sangramento constante na região onde havia sido feita a cirurgia.
Considerando os efeitos adversos provocados na paciente do caso clínico, assinale a opção que apresenta um medicamento contraindicado para o controle da dor no pós-operatório de cirurgia bucal.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às contraindicações de substâncias destinadas ao controle da ansiedade na prática odontológica, julgue os itens a seguir.
I Os benzodiazepínicos não devem ser administrados em grávidas, pois esse fármaco ultrapassa a placenta e pode deprimir o sistema nervoso central do feto.
II O óxido nitroso não deve ser administrado em portadores de porfiria intermitente aguda, devido ao risco de aumento da síntese de porfiria.
III O hidrato de cloral não deve ser administrado em pacientes que possuam restrição à inalação de gases administrados.
IV Opioides não devem ser administrados em portadores de asma, devido ao potencial de liberação de histamina.
Estão certos apenas os itens
Sobre os corticoides, que são utilizados em odontologia principalmente para prevenção e tratamento de dor e edema em procedimentos cirúrgicos, é correto afirmar que
Os fármacos penetram na circulação sanguínea por administração direta (via intravenosa) ou indireta, após absorção a partir do local de aplicação.
(Andrade, 2014.)
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O teor e a rapidez de distribuição de um fármaco dependem, principalmente, de suas ligações a proteínas plasmáticas e teciduais.
II. A lidocaína e o ácido acetilsalicílico têm um significativo metabolismo de primeira passagem.
III. A fração livre do fármaco é responsável pelo seu efeito.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em pacientes gestantes, a solução de prilocaína a 3% com felipressina deve ser empregada com cuidado devido ao risco de metemoglobinemia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
O conhecimento das drogas que controlam a dor é imprescindível para alcançar o controle dos quadros álgicos que podem estar associados à terapia endodôntica. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O mais frequente efeito colateral dos anti-inflamatórios não esteroides é o alérgico.
( ) Não há melhora no controle da dor quando se faz a combinação de um anti-inflamatório não esteroide com um grama (1 g) de paracetamol. Tal associação só contribui para o aumento dos efeitos colaterais.
( ) Estudos têm demonstrado que a administração concomitante de um anti-inflamatório não esteroide e uma combinação de paracetamol-opioide fornece uma analgesia bem maior do que o anti-inflamatório não esteroide isolado.
( ) Nos analgésicos opioides a cada aumento da dose há aumento da resposta analgésica, de modo que o aparecimento de reações adversas não toleradas é o fator limitante da prescrição. Já com anti-inflamatórios não esteroides há uma dose teto para o efeito analgésico, mas não para os efeitos adversos.
A sequência está correta em
As formas farmacêuticas sólidas empregadas por via oral são à base de pós. Os pós são definidos pela Farmacopeia Brasileira como preparações oriundas de substâncias vegetais ou animais ou, ainda, químicas, que são submetidas a um grau de divisão eficiente para garantir a homogeneidade e facilitar a administração. Conforme o grau de aglomeração dos pós, eles podem assumir diferentes formas farmacêuticas.
(Andrade, 2014.)
De acordo com o exposto, é correto afirmar que
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Algumas vezes, a resposta do organismo a um fármaco é diferente daquela desejável. Como se chama a reação qualitativamente diferente da esperada, na maioria dos indivíduos, com mecanismo ainda não bem compreendido, que talvez possa estar relacionada com características genéticas?
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Ainda com relação às imagens do paciente de quatorze anos de idade apresentadas anteriormente, assinale a opção correta no que se refere ao tratamento imediato mais indicado para esse paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...