Lista completa de Questões sobre Trauma para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. Se não for devidamente tratada, uma fratura subgengival oblíqua de esmalte-dentina, com envolvimento do espaço biológico periodontal, pode desencadear um processo inflamatório, com reabsorção de tecido ósseo supra-alveolar e formação de bolsa periodontal na região afetada.
Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. Em caso de fratura coronária em dente tratado endodonticamente, a análise do trespasse vertical é fator fundamental na decisão da utilização ou não de pinos intrarradiculares de fibra de carbono, fibra de vidro com resina composta ou outros materiais a serem unidos adesivamente à estrutura dental.
Uma jovem de dezesseis anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo na região da face. Diante do quadro de urgência, o cirurgião-dentista, para melhor se orientar, solicitou alguns exames radiográficos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Havendo suspeita de fratura do processo coronoide, o profissional poderá obter imagens satisfatórias por meio da projeção de Waters.Uma jovem de dezesseis anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo na região da face. Diante do quadro de urgência, o cirurgião-dentista, para melhor se orientar, solicitou alguns exames radiográficos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Ocorrendo suspeita de fratura do corpo da mandíbula, o profissional poderá optar pelas imagens conseguidas por meio da projeção cefalométrica lateral.O prognóstico do traumatismo dentário depende de diversos fatores que vão desde como o elemento dentário foi acometido pelo trauma até o tempo que durou para que tivesse o atendimento pelo cirurgião dentista. Assinale a alternativa correta em relação ao traumatismo dentário.
Odontologia - Trauma - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Uma lesão traumática no dente provoca danos a muitas estruturas dentárias e perirradiculares, tornando o tratamento e as consequências dessas lesões multidisciplinares. Em relação ao traumatismo dentário, analise as afirmativas a seguir.
I. Segundo Stephen Cohen, em seu livro Caminhos da Polpa, 10ª edição, o tratamento para uma fratura radicular horizontal, em terço médio ou apical, consiste de uma contenção semirrígida aos dentes adjacentes por duas a quatro semanas, após reposicionamento dos segmentos.
II. A necrose pulpar sempre ocorre após uma lesão de avulsão em dentes com ápices completamente formados. O tecido necrótico é suscetível à contaminação bacteriana. A infecção do canal é responsável pela instalação da reabsorção por substituição que ocorre na superfície externa da raiz.
III. Os antibióticos sistêmicos administrados no momento do reimplante e antes do tratamento endodôntico de dentes com ápices completamente formados não são eficazes na prevenção da invasão bacteriana à polpa necrosada.
IV. A doxiciclina é o antibiótico de escolha em casos de reimplantes, em pacientes não alérgicos à tetraciclina, segundo Stephen Cohen, em seu livro Caminhos da Polpa, 10ª edição.
Estão corretas apenas as afirmativas
Embora os traumatismos dentoalveolares possam ocorrer em qualquer idade, a faixa etária mais comum em que elas afetam os dentes permanentes varia de oito a doze anos de idade, principalmente como resultado de acidentes em áreas de recreação ou durante atividades esportivas. No que se refere a essa abordagem, julgue os itens subsequentes. As chances de reparação tecidual em casos de fraturas coronorradiculares em que a fratura dentária ocorrer ao nível da crista óssea alveolar são superiores se comparadas às chances de reparação tecidual em casos de fraturas radiculares ocorridas nos terços médio ou apical.
Embora os traumatismos dentoalveolares possam ocorrer em qualquer idade, a faixa etária mais comum em que elas afetam os dentes permanentes varia de oito a doze anos de idade, principalmente como resultado de acidentes em áreas de recreação ou durante atividades esportivas. No que se refere a essa abordagem, julgue os itens subsequentes. Quando não é possível, no local do acidente, o reimplante imediato de um dente que sofreu avulsão, deve-se armazená-lo em um meio apropriado até a chegada do paciente ao consultório odontológico. São meios adequados: leite; saliva; e solução isotônica de cloreto de sódio.
Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Recomenda-se avaliação na primeira semana, e após 30, 60 e 120 dias após o trauma.
Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Trata-se de luxação intrusiva dos dentes 51 e 61 e está indicada a extração imediata desses dentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...