Lista completa de Questões sobre Trauma para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luis Cláudio, hoje com 35 anos de idade, sofreu um traumatismo dental durante um jogo de futebol há 10 anos.
Como conseqüência desse trauma, o incisivo central superior direito foi submetido a tratamento endodôntico. Com o passar do tempo, esse dente sofreu alteração de cor e não respondeu favoravelmente às técnicas convencionais de clareamento.
Diante desse fato, a opção de tratamento foi a confecção de uma faceta estética. Essa resolução para o caso acima descrito seria inviável, caso Luis Cláudio não apresentasse uma das seguintes condições clínicas:
I. mordida anterior topo a topo.
II. bruxismo.
III. ausência de esmalte suficiente para um adequado selamento marginal.
Segundo Andreasen, o período de tempo recomendado para estabilização de dentes anteriores permanentes avulsionados e imediatamente reimplantados é de:
7 dias;
14 dias;
21 dias;
30 dias;
90 dias.
Com referência às lesões traumáticas dos dentes, que constituem parte das urgências na clínica odontológica, julgue os itens a seguir.
Entre os fatores predisponentes ao traumatismo dentário, incluem-se a protusão dos incisivos superiores e a falta de selamento labial.
Com referência às lesões traumáticas dos dentes, que constituem parte das urgências na clínica odontológica, julgue os itens a seguir.
A imobilização dos dentes com fraturas radiculares é alcançada com uma contenção flexível, como, por exemplo, uma contenção com condicionamento ácido/resina composta.
Com referência às lesões traumáticas dos dentes, que constituem parte das urgências na clínica odontológica, julgue os itens a seguir.
O tratamento de dentes permanentes extruídos de paciente atendido logo após o trauma consiste no reposicionamento cuidadoso, seguido de contenção rígida.
Após ter sofrido um acidente automobilístico, um jovem de 25 anos de idade chegou ao pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: dor, lacerações na face, diplopia, má oclusão com mordida aberta anterior, epistaxe unilateral (lado direito), enoftalmia e avulsão dentária. Foi medicado com dipirona (500 mg/mL), 40 gotas por via oral de 6 em 6 horas, cefalotina (1 g), por via endovenosa de 6 em 6 horas, hidrocortisona (100 mg), por via endovenosa de 6 em 6 horas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nos primeiros socorros, deve-se, imediatamente, estancar o sangramento das lacerações faciais e epistaxe e, em seguida, verificar as vias aéreas.
Atenção: Para responder às questões de números 45 e 46, considere os dados abaixo.
Paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 11 e 12 comprometidos após uma queda ao andar de patins. O acidente ocorreu cerca de 40 minutos antes da chegada ao consultório odontológico. Há um intenso quadro hemorrágico, sem a ruptura da pele ou mucosa, com sintomatologia dolorosa e presença de edema. Observa-se avulsão dos dentes 11 e 12, que foram acondicionados em meio de armazenamento adequado até o momento do atendimento clínico.
A lesão verificada nos tecidos moles do paciente é:
hemangioma.
laceração.
contusão.
abrasão.
erosão.
As questões de números 46 a 51 referem-se ao enunciado abaixo.
Paciente com 8 anos de idade, sexo masculino, chega ao consultório odontológico após sofrer queda de bicicleta. Observa-se avulsão do dente 11, luxação lateral do dente 12 e fratura radicular do dente 21.
Diante da avulsão do dente 11, considere os procedimentos para reimplante deste órgão:
I. reposicionar o dente e realizar contenção aos dentes vizinhos.
II. examinar as condições do alvéolo.
III. colocar o dente em solução salina.
IV. lavar o dente e o alvéolo com solução salina.
V. avaliar as condições do ligamento periodontal.
A seqüência correta de procedimentos é:
Em relação ao tratamento imediato de fratura coronária, sem exposição pulpar do dente 11, é correto realizar:
aprofundamento da cavidade e restauração com resina.
retenções adicionais com alta rotação, restauração de resina e polimento na mesma sessão.
proteção com ionômero de vidro e colagem do fragmento.
colagem do fragmento com adesivo e resina composta.
acompanhamento clínico e radiográfico e colagem posteriormente.
Durante uma partida de futebol, um paciente com 20 anos de idade sofreu avulsão do dente 21. Após 8 horas, ele se dirigiu ao consultório odontológico, levando o dente avulsionado num frasco com leite. Nesse caso, o reimplante:
não é aconselhável, pois o tempo decorrido é prejudicial ao prognóstico.
é aconselhável associado à contenção rígida e prescrição de antibiótico.
é aconselhável associado à contenção semi-rígida e prescrição de analgésico.
não é aconselhável, pois o meio de transporte do dente foi incorreto.
é aconselhável associado à contenção rígida e prescrição de antiinflamatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...